terça-feira, 29 de setembro de 2009

Rescaldo


E por falar em estado da nação, ontem António Vitorino (o homem que faz os programas do PS, o homem que traça o nosso destino), numa entrevista muito inteligente, insinuou que o país não se encontra em má situação. Há gente que vive noutro mundo!

Estão a decorrer buscas no âmbito da investigação sobre a aquisição de 2 submarinos há uns anos quando Paulo Portas era ministro da Defesa. Alguém tinha o dossier na prateleira guardado, o PP cresceu nas eleições, o PS ficou assustado e toca de mexer os cordelinhos para meter o Paulo Portas na linha, não vá ele levantar muitas ondas.

Houve quem me confrontasse (anonimamente claro), com o facto de à boca das urnas eu não saber se votava no PP ou no BE. Disseram-me que na posição em que me encontro é uma vergonha estar indeciso entre estes partidos de natureza distinta.
Eu não me encontro em posição nenhuma. Sou um cidadão normal (com os olhos abertos), nem mais nem menos que os outros. Não me ando a empoleirar para aceder a cargos. Esses é que estao em certas posições. Não se queiram é apoiar às minhas "cavalitas" para se empoleirarem. É por querer desconstruir o preconceito de que há donos de qualquer coisa é que eu não presto vassalagem a ninguém. Tenham paciência.

É tão legítimo (e ridículo) pôr em causa a qualidade do voto de quem está indeciso entre o BE e o PP como pôr em causa o voto de um miúdo de 18 anos que não sabe nada da vida, como o voto de um idoso que não sabe do que é que trata, como o voto daquelas ovelhas (andam em rebanhos) e daqueles robots que votam há 35 anos sempre no PS ou PSD independentemente do líder desses partidos ser uma cabeça de porco ou não! Não sejas ovelha, bebe quaquer coisa de groselha (é melhor não me pôr a rimar, ainda pensam que sou do Jornal da Caserna!). Ainda há quem acredite que o PS é um partido de esquerda socialista! Isso de ser de esquerda ou direita é uma conversa da treta para enganar papalvos e chico-espertos.. O que interessa é que seja um partido com homens de bem com ideias em prol da sociedade.

Rescaldo


Como é normal todos os 5 maiores partidos ganharam estas eleições. No entanto, o PSD foi o que ganhou menos. Apenas se pode regorjizar de ter eleito mais 6 deputados e de o PS não ter tido maioria absoluta (até que ponto o PSD teve responsabilidade nisso é que não sei!).

O maior vencedor, tirando o Sócrates, foi sem dúvida o PP de Paulo Portas. Com a campanha menos dispendiosa de todas, optando por não passar de Setúbal para baixo (o que é que lá ia fazer às terras vemelhas do alentejo?) e com as sondagens sempre desfavoráveis, Paulo Portas com o seu discurso não popular (retirar o rendimento mínimo aos malandros), conseguiu 21 deputados.

Não se confirmou o cenário de coligação BE/PS. O Bloco de Esquerda é um partido jovem, tem que crescer mais e comer mais farinha Maizena para poder chegar ao poder!

Foram votar menos pessoas do que há 4 anos. (Enganei-me na mega sondagem seixomirense nesse aspecto, mas em outros aspectos a sondagem não andou longe). Agora votaram 5,65 milhões de pessoas, há 4 anos votaram 5,71 milhões. Com esta maior abstenção só fica demonstrado que o povo português tem o que merece.

2 milhões de portugueses votaram no PS. Significa que 1 em cada 5 portugueses decidiu o nosso destino. Ficam convencidos da legitimidade deste governo?

Não me repugna quando alguém que está bem na vida (mas continua inconformado com a reles situação do país) me diz pouco antes das eleições: "Já que o PS vai ganhar, que ganhe com maioria absoluta que é para acabar com o resto. Daqui a 4 anos não mexo uma palha para apanhar os cacos, já que o povo português não quer abrir os olhos."

sábado, 26 de setembro de 2009

Reflexões


Espero que tenham reflectido bem acerca dum tema bem importante para todos os portugueses, que é eleger o Primeiro Ministro para os próximos 4 anos. Aqui fica a mega sondagem seixomirense:
1º PS 34%
2º PSD 29%
3º Bloco de Esquerda 12%
4º PCP/CDU 10%
5º CDS-PP 10%
6º Brancos, nulos, outros partidos.

A abstenção de há 4 anos que foi de 34% vai baixar, devido à grave situação em que se encontra Portugal e que desperta o interesse pela política, devido à adesão aos debates (audiências) e também pelo programa do Gato Fedorento que pode ter trazido ao mundo das votações milhares de pessoas que não estavam interessadas.

Nas outras sondagens nota-se que o nível de indecisos é elevado. São esses que irão escolher o Primeiro Ministro. Não deixa de ser curioso que é a franja da populção menos informada, menos interessada na política que irá decidir o nosso destino!

Portanto o próximo Primeiro Ministro será o pseudo-Engenheiro José Sócrates que se verá aflito para governar em minoria, por isso já imagino o Francisco Louçã como ministro das finanças ou da economia, Luís Fazenda ou Miguel Portas como ministro da educação e Ana Drago ou Fernando Rosas como ministro da cultura!

E por falar em Miguel Portas, é de realçar que na Quinta-Feira ele viu-me em Coimbra. Ah, e vi o Pureza e a Marisa Matias que é bem atraente.

Pensem em ir votar, não se esqueçam que a dita maioria absoluta do PS, foi conseguida por 2,5 milhões de votos, Portugal tem 10 milhões! 1/4 da população decide por nós?

Nunca se sabe se o PS e o PSD (o centrão) não se irão coligar! Não me repugna quando alguém chegado a mim me diz que quem vota no PSD e PS devia ficar tolhido das mãos à maneira dos dedos ficarem "encurcolhados" e de não os poderem mexer. Quem vota nesses partidos não se interessa por este país, só quer saber do seu empregozito, das cunhas e de aceder a dinheiro do estado.

PSD? PSD é aquele partido em que nas votações internas pagam 30 euros aos militantes para poderem subir na hierarquia. Deixem-me "agomitar" e já volto!

Bloco de Esquerda? Eu sei que têm propostas não exequíveis, que a Ana Drago tem acções na EDP e querem nacionalizar a elctricidade, que são um bando de meninos ricos da classe média alta que são da direita ultra liberal e que gostam de fazer birra aos papás, mas ainda assim gosto um pouco deles. Assim como o PP também me diz algo. Nunca se sabe onde voto amanhã! CENTRÃO é que não!
Continuação de boas reflexões!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Feitios...anónimos...


Obrigado a todos aqueles que gostam de visitar este blog, concordando ou não com as opiniões, mas mantendo uma postura de pensamento reflexivo sem partirem para o esmiuçar de vidas pessoais como já aconteceram com a minha personalidade e com a de outros. Tenho o orgulho de só ter apagado 2 comentários anónimos. Um porque já se tratava dum caso de justiça e outro porque já estava perguntar pela enésima vez aquilo que eu já tinha explicado. Este é dos poucos blogs que se conhecem que possui um sistema de depósito de mensagem directo, que não passa pelo lápis azul da censura que outros blogs possuem, blogs esses que só expõem como se duma vitrina se tratasse, mensagem a dizer olá e comentários de elogios. Só chegando ao fim desta semana é que realmente vi o quanto um anónimo que falou do meu feitio, sofre de um problema do foro social.
Se não vejamos: no meu dia-a-a dia tenho que lidar com 2 patrões, 4 colegas de trabalho, centenas de clientes, 13 colegas de estágio (profissionais de RVC e formadores), mais de 20 adultos que ambicionam a qualificação do básico e do secundário, 3 professores orientadores e 14 colegas na reunião semanal do estágio de educação de adultos, 10 colegas numa aula de sexta à tarde que só vi hoje, além de 7 pessoas que vivem comigo há mais de 2 anos. Ninguém o atura. E o burro, perdão, e o mau feitio sou eu? Arranja "vide" oh anónimo, deixa de ser bicho anti-social.

Este balanço serve também para informar que é bem possível que actividade deste blog baixe drasticamente, o horário apertou de forma brutal. O que pode aumentar a qualidade! Boas reflexões para amanhã!

Desvaneios dulcíssimos amaríssimos


No outro dia um anónimo deu a ideia de fazer um levantamento, um pequeno estudo, uma reflexão sobre a influência e o impacto social e histórico que a Igreja tem exercido sobre o povo do Seixo. Prefiro deixar isso para quem queira depositar aqui opiniões válidas acerca disso. Não sou de Sociologia (apesar de lidar com ciências humanas) nem das Ciências Teológicas, e para já não tenho tido disponibilidade para conversar com pessoas mais velhas para fazer um levantamento das principais ideias acerca do tema. Deixo-vos umas achegas:
Sabiam que existem e/ou já existiram estas associações com cariz católico com actividades no Seixo:
Centro Social Paroquial do Seixo, Irmandade da Nossa Senhora do Carmo, Grupo Mensagem de Fátima, Comissão Fabriqueira da Igreja, Irmandade do Sagrado Coração de Jesus, Ministros da Comunhão, Corpo Nacional de Escutas, Acção Católica e Rural, etc. Daqui se pode tirar já o grau de inflûncia na sociedade. Metade nem sei de que é que tratam!

Ps: A mim ensinaram-me que Igreja não é aquela construção de pedra que se encontra em cada paróquia. A IGREJA é algo que está dentro de cada um de nós! Continua-se a marginalizar por exemplo quem não frequenta aquelas 4 paredes com a regularidade de certos pseudo-beatos. Há mais igrejas para além da do Seixo. Como por exemplo a igreja de Siza Vieira em Marco de Canaveses. Continua a haver aquela parolice sectarista, de por exemplo, haver pessoas que acham que não é intelectualmente chique frequentar o campo do Fojo, quer para torneios quer para o futebol distrital. Meu Deus, que retrógados!

Ps: Sabiam que morreu um miúdo durante a construção da Igreja do Seixo, nos anos 40 ou 50? Parece que estava a brincar nas obras e caíu duma zona alta da construção! Descobri no outro dia.

Ps: Amanhã saí aqui no seixomirense a grande sondagem sobre quem irá ganhar as eleições legislativas. A não perder!

Ps: A pedido de muitas famílias, volta-se a suplicar a quem de direito e a quem tem a responsabilidade disso, para que nos expliquem os factores que levaram a que tivessem havido trocas na Junta de Freguesia do Seixo durante o último mandato. Já só têm 1 dia para o fazerem.

Ps: Já estão feitas a listas de quem irá para as mesas de voto? Quais foram os desempregados, os que têm trabalho em condições precárias, as pessoas que têm a cargo famílias numerosas, os cidadãos social e economicamente mais desfavorecidos que escolheram? Estou disposto a dar-lhes gorjetas!! 5 euros no mínimo, são pessoas que precisam.

Ps: O Centro de Bem Estar Infantil do Seixo de Mira (Creche) recebe as crianças às 8h e 15m da manhã? Como fazem os jovens pais que têm que picar o cartão às 8h da manhã? Deixam os miúdos à porta por 15 minutos? Ah, os empregos de ministros começam só às 9h, quem trabalha no duro às 8h que se amanhe! Lobby anti-escola pré-primária? Tenham paciência!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Presidente, mas pouco!


Portanto, o Governo está a espiar a Presidência da República! Gravíssimo! Que fazer? Há várias alternativas para um presidente espiado. Denunciar o Governo espião e dar-lhe um ralhete exemplar em público (nunca no "Público") utilizando uma comunicação nacional na TV como o fez com irrepreensível dramatismo e inigualável teatralidade com o estatuto dos Açores. Desta vez, teria de incluir a demissão do Parlamento e a convocação de novas eleições. O caso não seria para menos. Um governo a usar serviços secretos do Estado para espiar outro órgão de soberania exige demissões e eleições. Mas não. O presidente da República, o mais alto magistrado da nação, o comandante em Chefe das Forças Armadas, sabe que está a ser espiado. Tem a certeza disso porque, da sua doutrina passada ficou o axioma de que "raramente se engana e nunca tem dúvidas". Estando a ser espiado qual é a actuação realmente presidencial para este caso? Exigir do procurador-geral da República uma investigação imediata? Convocar o Conselho de Estado (já com a respeitabilidade recuperada desde a saída de Dias Loureiro)? Fazer uma comunicação ao Parlamento como é seu privilégio e, neste caso, obrigação? Nada disso! A Presidência de Cavaco Silva, através da sua Casa Civil, decide encomendar (mandar fazer, in: Dicionário Porto Editora) uma reportagem a um jornal de um amigo.

Como os jornalistas são por vezes um bocado vagos e de compreensão lenta, a Casa Civil da Presidência da República achou por bem ser específica na encomenda dando um briefing claro a pessoa de confiança no jornal. "Vais falar com fulano e pergunta-lhe por sicrano, vais aqui, vais ali, fazes isto e aquilo e trazes a demasia de volta". O homem ainda tentou cumprir com a incumbência, mas a coisa não tinha pés nem cabeça e parece que lhe disseram isso repetidamente.

Cavaco Silva deve ter tido uma birra monumental com a sua Casa Civil e mandou perguntar ao amigo do jornal: "Sócrates está quase a ser reeleito e essa notícia não sai"? Como o que tem de ser tem muita força, a história lá saiu. Mal-amanhada, mas era o que se podia arranjar. Lá se meteu a Madeira no meio porque, como ninguém gosta do Jardim, gera-se logo um capital de boa vontade. Depois, como tinha pouca substância, puseram na mesma página duas colunas ao lado a dizer que, há uns anos, o procurador-geral da República tinha dito que também estava a ser escutado, e a encomenda ficou mais composta. Que interessa que tudo isto seja bizarramente inverosímil? Nos média, o que parece, é. Cavaco Silva julga que está a ser escutado, portanto, está a ser escutado, tanto mais que o seu recente depoimento presidencial é que "não é ingénuo". Com tudo isto, fica-me uma certeza. O trabalho de reportagem do "Diário de Notícias" é das mais notáveis e consequentes peças jornalísticas na história da Imprensa em Portugal. O e-mail com registos claros da encomenda feita por Fernando Lima não é "correspondência privada" que se deixe passar pudicamente ao lado. É uma infâmia pública de gravidade nacional que exige denúncia.

Invocar aqui delações, divulgação de fontes ou violação de correspondência é desonesto. Ao ver o presidente e a Casa Civil metidos nisto fica-me também uma inquietante dúvida. Aníbal Cavaco Silva, referência do PSD, ainda tem condições para continuar a ser o presidente de Portugal depois de causar uma trapalhada desta magnitude a dias das eleições?

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Mira é gira


Como fonte fidedigna de informação, não há melhor do que as actas (quer da Assembleia Municipal órgão deliberativo, quer da Câmara Municipal - órgão executivo) que estão publicadas no site da Câmara Municipal de Mira. Parece que no Seixo se irá pelo mesmo caminho (o da publicação na net!)

Será que Mário Maduro teve pouco tempo para fazer obra e teve que fazer contenção de despesas?
Quanto "às dividas do antigo executivo" (estão em causa os executivos do João Reigota entre os anos de 1993 a 2001), apenas me oferece esclarecer que a "herança" deixada pelo João Reigota ao Mário Maduro, cifrou-se num valor aproximado aos 7.5 milhões de € (página 10 da acta da Reunião Ordinária da Câmara Municipal, realizada no dia 14 de Maio de 2002 )
Passados quatro anos de governo Maduro, foi mais ou menos o mesmo valor que foi deixado em "herança" ao João Reigota aquando da sua reeleição nas eleições de Outubro de 2005.

Em meados de 2002 (estávamos com seis meses de governo Maduro), foi contraído um empréstimo (com o banco BPI) para saneamento financeiro (grosso modo... pagamento de dividas) no montante de 2.992.790€.

Sobre dividas, estamos (de uma forma mais ou menos sucinta) falados e, de uma forma totalmente equidistante,
sempre poderemos concluir:

Deixas-te-me a mim?!! E eu deixo-te a ti!!!

Por último, e para terminar este capítulo das dividas e afins, será importante sublinhar (para bem se aquilatar da"qualidade" desta malta) que durante a governação do João Reigota (1993 / 2001), a Câmara Municipal de Mira, obteve um encaixe financeiro, para além das normais fontes de financiamento, de mais de 6.5 milhões de € com a venda dos terrenos no "Miraoásis" (ainda hoje, este empreendimento, e apesar das mais valias proporcionadas, está naquela situação que se pode constatar).

2º
Quanto ao "Mário Maduro teve pouco tempo para fazer obra"... Se não fosse grave e ridículo, daria uma enorme vontade de rir. Senão vejamos:
Na opinião de Rocha de Almeida, candidato às proximas eleições e presidente do município, que o foi, entre os anos de 1985 a 1993 (e, por esse facto, o entendimento que se faz da gravidade da ), Mário Maduro, com QUATRO ANOS de governação, "teve pouco tempo para fazer obra".
Para Mário Maduro, apenas foram precisos meia dúzia de meses, decorridos desde o inicio da sua governação - que se iniciou em Janeiro 2002 -, para ver aprovado - quer pela Câmara, quer pela Assembleia, quer pelo Tribunal de Contas - um empréstimo para investimentos no valor de 4.489.200€ (atenção,é INVESTIMENTO, enquanto o que referido nas linhas acima - o tal de 2.992.790€ - era de SANEAMENTO FINANCEIRO) e para "dar vida" aos objectivos a este empréstimo associados...

1º. Novo edificio da Câmara Municipal = 1.496.400€.
2º. Parque Desportivo Municipal = 997.600€.

3º. Expropriações dos Prazos Velhos na Praia de Mira = 997.600€.

4º. Variante 2ª. fase - aquisição de terrenos = 997.600€

... o restante tempo do mandato (três anos e meio) não foi tempo suficiente para levar a bom porto NENHUM, repito NENHUM, daqueles propósitos!!!

Três anos e meio que "apenas" deram para pensar, obter financiamento, projectar e pagar projectos (só o projecto do novo edifício da câmara - que era para ter sido, mas acabou por não ser - custou a módica quantia de 25.000€) e quanto à sua execução, é aquilo que sabemos... nicles batatóides.

Dinheiro, próprio ou emprestado, não tem faltado, tem (sem qualquer margem para duvidas) é faltado capacidade para lhe dar bom trato:

As coisas, por cá, não são para se fazer!!! São para se ir fazendo...

Para terminar (e só para ficarmos pela rama), apenas dois exemplos reais, de
entre muitíssimos outros exemplos reais, daquilo que acabo de escrever:

O Largo da Feira de Portomar.

Já lá vai a terceira fase (Empreitada 9/2007 - Requalificação do Largo da Feira - 3.ª fase - Adjudicado: 107.149,29 € ), anos e anos passados, CENTENAS DE MILHARES DE EUROS GASTOS e é a "desgraçia" que todos podemos verificar.

Esta realidade, só por si, já seria triste o suficiente. Agora notem que junto daquele pequeno espaço (porque, de facto, trata-se de um espaço de pequenas dimensões), realiza-se um evento de craveira internacional e que, por isso mesmo, projecta a imagem do Concelho para o mundo: " O GRANDE PRÉMIO DAS POMBAS". E veja como os participantes (que vêm dos quatro cantos do planeta) são recebidos:

Num espaço inacabado, mal apresentado, mal preparado, em obras vai para tempo perdido, com rios de dinheiro gastos e que, por tudo isto, devia causar embaraços e vergonha a quem nos tem governado. Devia...

Para obras de Santa Engrácia, eis um belo exemplar e atrás de tempo, tempo vem e aquilo um dia... há-de vir a parecer bem.

O Parque de estacionamento junto ao campo do Touring, na Praia de Mira.

No ano passado (2008), antes do inicio do verão, a Câmara ali gastou qualquer coisa como 30.000€ (Empreitada 11/2008 - Beneficiação Estacionamento Campo do Touring - Preço Base: 30.000,00 €) com o propósito de proporcionar sombras - artificiais - aos visitantes/turistas que para ali se dirigem e para que, deste modo, tivessem a oportunidade de deixar os seus veículos ao abrigo das inclemências do astro rei: O Sol.

Para
tal, aquele espaço foi equipado com um conjunto de postes em madeira, colocados na vertical (à moda dos menires) e ligados entre si por um conjunto de cabos que deveriam suportar, pois com certeza, rede sombreira.

E o ano passado - 2008 - a coisa até que não correu mal. Apesar da pobreza franciscana do espaço (30.000€, apenas deu para madeira, aplicação da dita, cabos e redes), as sombras, objectivo ultimo daquele investimento, não faltaram.

Terminado o verão, e numa atitude lógica e sensata, a dita rede sombreira foi retirada e guardada(?) para, supunha-se este verão de 2009 voltar a ser aplicada e, deste modo, voltar a servir os seus propósitos.

Eis senão quando:
De rede sombreira, este verão... nem sombras!!!

Em nenhum, repito nenhum, dos dias deste verão, foi aplicada a dita rede. Deste modo, lá terá que surgir a "questã":
Se era para isto, para que raio ali foram gastos 30.000€?!!!

Está tudo em (www.cm-mira.pt / órgãos autárquicos / Câmara Municipal (ou) Assembleia Municipal / actas / ano 2002 / meses subsequentes).

Ps: a ser verdade que o orçamento duma campanha à Câmara de Mira é superior ao orçamento que a junta de freguesia do Seixo gasta para fazer o que pode, e eu sei que é legal, vem da lei do financiamento dos partidos, pergunto-me se esta é a democracia partidária que nós queremos! Segunto o PTP, há outdoors que custam 6 mil Euros! Espero que não se faça como o Isaltino Morais que depositava os restos das campanhas na sua conta bancária, dizendo que é normal isso acontecer entre os políticos!


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Saldos de conta



Ainda a propósito da entrevista ao Diário das Beiras dos dois candidatos à Câmara de Mira, sobre a questão de fazer ou não fazer obra condicionado ou não por antigas dívidas há que dizer o seguinte:

Quanto "às dividas do antigo executivo" (estão em causa os executivos do João Reigota - Partido Socialista - entre os anos de 1993 / 2001), há que esclarecer que a "herança" deixada pelo João Reigota ao Mário Maduro, cifrou-se num valor aproximado aos 7.5 milhões de € (passados quatro anos de governo Maduro, foi mais ou menos o mesmo valor que foi deixado em "herança" ao João Reigota aquando da sua - dele - vitória nas eleições de 2005).

Convém ainda referir que em meados de 2002 (estávamos com seis meses de governo Maduro), foi contraído um empréstimo (com o banco BPI) para saneamento financeiro (grosso modo... pagamento de dividas) no montante de 2.992.790€.

Pode-se concluir que as dívidas mais ou menos no mesmo montante, de forma mútua.

Ps: no outro dia tive que defender a Praia de Mira em comparação com a Praia da Tocha perante alguém de Cantanhede. Fui à Praia da Tocha noutra semana e constatei que as ruas estão imaculadamente limpas, têm biblioteca de praia, parque de estacionamento com protecção para os carros não apanharem sol e os palheiros impecavelmente requalificados, arranjadinhos que dão um óptimo aspecto à localidade. No outro dia passei pela Vagueira e vi e ouvi música ambiente em colunas na via pública (dando um ar de local para férias), e funcionários de manhã (11h) a limparem cuidadosamente as ruas. Não está em causa o facto de a Praia de Mira albergar um número muito superior de veraneantes, sendo muito mais difícil conseguir uma boa manutenção da limpeza e qualidade do aspecto da vila. Nem estou a dizer que a Praia de Mira está no mau caminho. É só para alertar que existem outras boas praias bem perto, que têm crescido com sustentabilidade e que constituem uma forte concorrência à belíssima (todos concordam) Praia de Mira.

Ps: Já agora, fiquem com alguns pormenores do programa que este executivo planeou para 2005/2009.

domingo, 20 de setembro de 2009

Gandarês


Já tive situações em que pessoas que lidam no dia-a-dia comigo me perguntaram porque é que chamo péla a uma sertã de fritar uns bifes ou uns ovos. Isto entre outros termos e palavras que só nós do Seixo, de Mira ou da região da Gândara sabemos.

Isto a propósito da palavra "amargiar" um terreno para cultivar pasto. Não acredito que o anónimo não soubesse mesmo o que quer dizer "amargear" ou "amargiar". Certamente estaria a ser irónico. Vejam o discurso deste outro anónimo:
"Toda aquela conversa de “amargiar.. côdeas … arados… semear pasto…”, deixou-me cheio de fome. Já comia uma “marenda”!
Talvez uns “óbos” fritos numa “péla”, metidos dentro de um “bico” daqueles que vendia o “Bértolino”. E para acompanhar um “binho” servido numa “pecheira”. Talvez também umas batatas “cozhidas cum pele e tudo” numa panela com “testo”. E no fim, uma “málga” de café “do bô” (daquele vendido às 100 gramas na “Ti Rosja do Ferreiro, dentro do papel pardo de fazer as contas)."

Ps: Não sei quem é a Ti Rosja do Ferreiro! Se já faleceu, posso falar dela na mesma não posso?

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Desvaneios dulcíssimos amaríssimos




Ainda a extensão de saúde do Seixo. Não me manifestei se era contra ou a favor da sua transferência para antiga escola primária do Seixo. Ainda que fosse contra, será que se justificam tantos ataques pessoais. Parece-me que estão muito longe de me asfixiar. Há tangerinas que ainda não perceberam isso. Paciência, já era tempo de encaixar esse facto.
Vejamos: pelos vistos é muito difícil a abertura de uma escola pré-primária na escola do Seixo. O lobby Creche não o permite.
(Já agora, conheço uma menina de 23 anos licenciada num curso que lhe permite trabalhar como professora de pré-primária. Encaminho-a para o concurso público da Creche? Ou pergunto ao primo do sobrinho de alguém?).

Passando à frente, não é má ideia as instalações da junta passarem para a escola, abrindo assim a oportunidade para que o posto médico ocupe todo o edifício onde está agora (o edifício da Junta), atraindo assim um ou mais médicos de famílias. No entanto, vejamos mais uma vez:

Não há um terreno vago ao lado do lar de idosos? Não pode ser esse terreno utilizado para fazer um posto médico (ou extensão de saúde, serão a mesma coisa?) de raiz?

É caro? Talvez, mas já que no Seixo se faz peditórios para tudo e mais alguma coisa, não custa nada dar a volta à populção para construir um posto de raiz! Esperem, mas ele ficaria onde? Não me digam que...sim ficaria ao lado do lar de idosos!!!!! Haverá um local mais funcional, pragmático e eficiente para construir um posto médico do que ao lado do lar de idosos? E já agora a farmácia seria agregada ao posto médico, obviamente.

Ps: Boa ideia, porreiro pá!

Ps: Que ideia mais idiota, ainda se saísse da cabeça dum dos donos do Seixo, dos oradores, dos supra-organizadores, do filho dalgum ministro, dalgum parasita político, dalgum dono da chave, a ideia teria pés e cabeça, agora de ti, tem paciência!
Uma farmácia e um posto médico ao lado dum lar de idosos. Onde é que já se viu? Que ridículo.

A reunião privada

Está aqui o desvendar do segredo de como o Jornal Nacional de Moura Guedes foi por água abaixo. Para os que têm mais pudor, a tradução só tem um palavrão. Ficam já avisados.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

O Bloco Central




As duas grandes forças políticas parecem ter um Portugal só para eles, em que a missão é convencer os portugueses da inevitabilidade fatal de eleger um deles.

Nestas eleições, até aqui, tudo se está a passar como se PS e PSD tivessem feito um pacto formal de não trazer à discussão pública questões do carácter de quem nos governa, tem governado e quer governar.

É um contrato simples: se o PS não falar do BPN, o PSD não fala do Freeport. Se o PSD não falar de Lopes da Mota, o PS não fala de António Preto. Num país onde a justiça é o mais desacreditado e ineficaz sector do Estado, Manuela Ferreira Leite resguarda-se num suposto código de valores judiciais que a obriga a não falar de casos em investigação ou entregues aos tribunais. Esta matriz inflexível de conduta, repetida vezes sem conta, tem tido o efeito de escamotear do debate público os mais graves episódios da história da democracia em Portugal dos últimos anos.

Com esta atitude pactuante, Manuela Ferreira Leite passou ela a ser, também, parte da "asfixia democrática" que diagnosticou no regime de Sócrates. Uma asfixia que está a conseguir sufocar em poucos dias o gritante acto de censura socialista na TVI, porque é impossível falar de Manuela Moura Guedes e do seu defunto Jornal Nacional sem falar de Freeport e de Sócrates. Isso faria despoletar imediatamente uma série infindável de represálias socialistas que começariam no indiciado António Preto e acabariam no arguido Dias Loureiro (foi ele queordenou a carga policial nos protestos da ponte 25 de Abril, lembram-se?) com todas as histórias mal contadas sobre a Sociedade Lusa de Negócios e os financiamentos partidários.

Provavelmente o PSD de Manuela Ferreira Leite encontra justificação para este pacto de silêncios no insuportável sentido táctico articulado por Paulo Rangel quando disse que a ética e a política eram compartimentos estanques na vida pública. Tudo somado, no actual PSD, encontra-se uma estranha e perturbante continuidade entre a tese da necessidade de suspensão temporária da democracia que Manuela Ferreira Leite articulou e a busca de justificações para o comportamento presente na doutrina de Nicolau Maquiavel que Rangel claramente fez na Universidade do PSD.

É altura de formular a eterna questão: - Será sensato comprar um carro em segunda mão a esta gente? Por outras palavras: - É este partido a alternativa? Só pode haver uma resposta lúcida. - Nem mais nem menos do que a gente do Freeport e da TVI. Tudo se está a passar como se os dois grandes blocos políticos tivessem um Estado-Maior conjunto cuja missão fosse convencer os portugueses da inevitabilidade fatal de eleger um deles. E não tem que ser necessariamente assim. Há ética para além do que Maquiavel diz, mais liberdade do que o politicamente correcto martelado à custa de censura e mais possibilidades do que escolher o voto meramente entre BPN e Freeport. A coligação de interesses do Bloco Central já nos fez chegar à grande crise mundial com desvios nos indicadores de desenvolvimento que prenunciam um futuro sombrio. Portugal precisa de revolucionar as escolhas políticas. Não é a votar repetida e clubisticamente que nos assumimos como povo e como Estado. Juntos, PS e PSD, estão a asfixiar o que nos resta de democracia e parece que já nem notamos que nos está a faltar o ar

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Programas Laranjas




Já foi apresentado o programa do PSD para o Seixo. Havia mesmo quem duvidasse que também se regiam por um plano, um referencial. Vejamos algumas ideias:

- Restruturação do espaço da extensão de saúde. (Não fizeram lá já obras de reparação da Extensão de Saúde? Que até foram publicitadas na Voz de Mira? Ah não, agora é diferente, é restruturação!!! Dêem-me mais palha!)

- Organizar fins-de-semana de saúde (devem ser uns workshops, umas actividades de enriquecimento, mas nós é que temos de adivinhar. Vago no mínimo.)

- Sobre uma possível farmácia nem uma palavra. Porque será? Para não copiar?

- Conceber e impulsionar a marca Seixo. (Esta estou curioso para saber como se faz, desulpem não ter estado na apresentação).

- Realizar um fim-de-semana gastronómico. (Ora, isto é que é falar, promoção da nossa cultura e a sua preservação.)

- Definir um circuito pedonal na freguesia - Requerer a ligação da pista ciclopedonal ao Seixo. (Estas duas só dão uma. Óbvio que é necessário um espaço para as pessoas caminharem, basta olhar para o fim da tarde no Seixo com as pessoas a praticar esse desporto, mas depois de requerer a ligação à pista ciclopedonal, fica feito, para quê outra pista?).

-Comemoração do Dia do Livro (uns querem entregar medalhas aos amigos, estou para ver os critérios do mérito. Este dia vai tratar de quê? Desculpem não ter estado na apresentação.)

- Impulsionar a criação de um Museu do Seixo. (É cultura, concordo, esperemos que não seja sempre para os mesmos protagonistas).

- Preservar e reforçar as relações entre as associações e as instituições da Junta. (Será difícil? Se for entre a ACR e a junta até em casa em família dá para reforçar! Se é mau ou é bom? Vocês é que sabem!)

- Publicação das actas da Assembleia. (Já ontem era tarde, agora se calhar já é mesmo tarde).

- Criação de uma zona ajardinada nas Cabeças Verdes. (O parque das merendas, São João é onde? Parece que vi lá jardim no outro dia.)

- Colocar bandas de controlo de velocidade. (Muito bem, claro que sim desde que muito bem sinalizadas).

Recuperação das fontes das freguesias. (Outra vez!!! Afinal dá para fazer isso quantas vezes? Não fizeram isso no anterior mandato. Já partiram as Barrocas outra vez? Palha.)

- Alargamento do posto médico. (Mau!! Então mas quantos postos médicos é que há afinal? Ah, existe um posto médico e uma extensão de saúde, é diferente!)

- Mudança de instalções da sede da Junta de Freguesia para a antiga escola do Seixo. (É aqui que reside a grande diferença entre votar no PS e no PSD. O Seixo é uma terra pequena, logo os programas têm que ser parecidos, mas é aqui que há uma clivagem acentuada entre as duas campanhas. O PS defende a criação de uma escola pré-primária na antiga escola do Seixo. O PSD defende a transferência da sede da Junta para lá. É só decidir entre as criancinhas e a prestação de serviços.)

Os debates nacionais

Obviamente Sócrates no geral saíu por cima da Manuela, mas Sócrates vai ao parlamento debater de 15 em 15 dias (porque ele quis assim), está rotinado. Se um jogador com um treino por semana chegar a Domingo e jogar melhor do que aquele que treinou 4 vezes algo vai mal. Claro que a Manuela é fraquinha na mesma, tão compremetida com a sua urbe de António Preto, Helena Lopes da Costa e João de Deus Pinheiro.

Faltavam 4 minutos para o fim do debate entre Sócrates e Manuela. Faltava o tema da Educação. Clara de Sousa pergunta ao Primeiro Ministro como vai lidar com a contestação dos professores. Sócrates sabe que tem 2 minutos tal como a Manuela. Tem de engonhar para gastá-los. Respira fundo, mete a cassete e arranca: " O que eu tenho a dizer é que fiz o meu melhor pelo país...Blá,blá ", foge logo do tema e passa o resto da cassete da propaganda:" introduzimos o inglês na escola primária, a educação física, o Magalhães, blá blá..." Já está, não teve que falar na avalição dos professores. Não é artista? Há quem goste! Ainda falam da cassete do Jerónimo de Sousa!

Sócrates para desculpar-se de que mentiu aos portugueses ao dizer que não iria aumentar os impostos, fazendo exactamente o contrário quando foi para o governo, utiliza sempre o mesmo argumento de que não sabia que o défice era tão grande. E a ideia vai passando pacificamente... MENTIRA. Pouco antes do PS ganhar as eleições, Jaime Gama na Assembleia da República disse claramente que o défice era de 6%, logo Sócrates sabia ao que ia e mentiu.

Sócrates passeou-se em todos os debates. Estudou bem os programas eleitorais dos outros partidos (pudera, são programas mais concisos e menos confusos que o seu), os acessores indicaram-lhe em que pontos ele devia malhar e assim foi. O que é procupante para o país, é que não se ouviu falar quase nada do programa que provavelmente irá governar o país, que é o do PS, escrito por António Vitorino.

Aqui fica uma conversa informal entre Louça, Sócrates e Judite de Sousa. Piadas de político by Sócrates. Já vi este estilo por aí...

Ps: E por falar em por aí há ou não há debate no Salão do Seixo? É preciso um pé-de-cabra para abrir a porta?

Os debates nacionais




Jerónimo de Sousa, uma pessoa afável, a quem apetece entregar o país, calmo e sereno nos debates, foi defensivo. Não é a sua arena. Mas quando discursa no Avante perante os seus, ninguém o pára.

Obrigado Francisco Louçã, por me fazer poupar 500 milhões de euros. A Mota Engil de Jorge Coelho queria fazer a Auto-Estrada Coimbra/Oliveira de Azeméis por 500 milhões de euros mas depois do concurso iria duplicar o valor da obra. Paga Zé Povinho. Caíram em cima de Louçã porque afinal já tinha sido anulado há dias. Segundo o PS, "já tinha sido enviada aos concorrentes uma proposta de anulação do concurso".Então mas uma coisa anulada, é uma coisa que iria acontecer. Logo, se não fosse Louçã a estragar o negócio desses vampiros, dando com a boca no trombone, estaríamos seguramente mais pobres.

As pessoas gozam com Louçã porque quer privatizar a energia, bancos etc. Gozam porque sabem (está provado) que uma empresa do Estado dá menos lucro que uma empresa privada. Eu sei, mas mesmo que esses lucros sejm menores, é dinheiro a entrar nos cofres de estado em vez de vez de irem para empresas privadas, é uma nova fonte de receitas além dos impostos! É difícil compreender?

É de mau gosto e parolo, de um provincianismo pacóvio a Manuela vir gabar-se que foi professora universitária e fez palestras, e faz congressos e que a seriedade lhe vem da vida académica. É óbvio que o Sócrates fica a milhas nisso, mas não vale apena estar a armar-se em não-política. Como se estivesse despida das artimanhas dos políticos. Nós sabemos que a vida dela é ser política há 30 anos, com um interregno pelo meio a trabalhar para os espanhóis do Santander. Tem um mérito, é do tempo da PGA (Prova Geral de Acesso ao Ensino Superior) que existiu no início da década de 1990 (com perguntas de cultura geral não trabalhadas nas aulas, era saber sobre o mundo em que se vivia) e que ainda hoje faria muita falta para obrigar a instruir esta geração morangos com açúcar.

Ficou tudo escandalizado mas a Manuela tem razão na questão do TGV. O motivo pelo qual a Espanha tem tanto interesse em fazer esta linha é pelo facto de que precisa que o comboio passe a fronteira para ter a categoria de transporte transfronteiriço e aí ter mais fundos comunitários do que aqueles que terá, se ele não passar a fronteira. Portugal não tem que fazer favores à Espanha, se não tem dinheiro para isso. Basta, já nos roubaram uma porção de terra, para não falar na ilha de Leila.

Para os alinhados, os lambe botas, os que gostam de manter uma boa postura (artificial) sem olhar ao conteúdo, os que medem todas as palavras que digo (a ver se sai algo para poder marrar), os que não deixam o país avançar por perderem tempo na
procura incessante por um político cortês, politicamente correcto e competente que nunca existirá! Todos os maiores estadistas mundiais tiveram os seus defeitos.. O Churchill, o Clinton, o Reagan, entre tantos outros.. O que interessa é a competência e a visão. Quero lá saber se aquele é elegante e não é agressivo se for um falso das palmadinhas nas costas. No debate, Louçã teve esta tirada: "O senhor (Sócrates) vendeu 1/3 da Galp aos José Eduardo dos Santos..." Sócrates responde: " Não diga isso do vendi, parece mal, é deselegante...". Que me interessa isso? Se é feio ou não? O que interessa é que o Governo vendeu essa parte (que era de nós todos) ao mafioso (que nunca vai a eleições de Angola) e José Eduardo dos Santos em 3 anos já lucrou mais do que o valor da compra. É obra!

Aqui ficam as palavras cordiais de Alberto João Jardim devido ao caso da Manuela andar no carro do Estado:

Os debates nacionais




Os debates entre os líderes dos princípais 5 partidos políticos estão a acabar e o balanço que se pode fazer é que as audiências têm sido muito boas. Mas porquê?
Por haver um entusiasmo do eleitorado em relação às eleições que aí vêm? Negativo.
Porque os portugueses não querem perder pitada da campanha ou porque se sentem mobilizados em torno dos partidos ou dos seus protagonistas? Incorrecto.
Porque não sabem ainda em quem votar e querem ficar esclarecidos? Zero!

Tirando os políticos de carreira, os indefectíveis militantes, os que já estão arregimentados, os analistas e estudiosos viciados na política, estas eleições legislativas não empolgam muita gente.
A crise bateu no bolso dos portugueses, sentindo-a na pele deixando-os colados em saber pelos debates na televisão quem será o mal menor para o país e para os interesses particulares de cada um. O tempo não é de festa nem de espectaculo nem de acreditar em discursos messiânicos e promessas vãs, daí o desinteresse pelas arruadas, pelos comícios e por outras acções forjadas montadas pelos aparehos partidários.

Não alinho pelos grupos de comentadores (cada estação de tv, cada jornal tem um painel) que sentenciam que Manuel ganhou a António e que Maria empatou tecnicamente com Francisco.
Cada cidadão tem que pensar pela sua cabeça e nestes debates dificilmente há vencedores e vencidos, isso é relativo e subjectivo. É claro que o Jerónimo de Sousa não ganhou a ninguém. Mas atenção, também não se deixou humilhar por ninguém. O eleitorado dele já está bem definido. Além disso cada canal ao apresentar uma peça de 2 minutos sobre o debate pode mostrar apenas a parte em que Sócrates deu um malha no Louçã ou vice-versa.

O que há a reter sobre estes debates?

Falou-se pouco ou nada em como desenvolver a economia. Falou-se pouco no que será necessário fazer no futuro. Quero lá saber das tretas que fizeram, se aquele é mais da esquerda radical ou não, quero é saber dos planos para o futuro!

Paulo Portas sente-se muito cómodo, sabe articular argumentos, mas pudera, está no parlamento desde os 5 anos. Portou-se bem em todos os debates, é esclarecido.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Estão vivos!



Está aí o blog da campanha da lista candidata pelo PS à Junta de Freguesia do Seixo. Afinal também não descuraram a parte das novas tecnologias. Tem que ser, hoje em dia é um meio quase incontornável para fazer passar a mensagem e as suas propostas. E que propostas! São a primeira lista a colocar as suas medidas e as acções específicas a desenvolver, na internet. É preciso coragem porque correm o risco de dar ideias às outras campanhas. Aqui fica o link http://psdoseixo.blogspot.com/. Por outro lado as outras campanhas já não poderão ter tanta originalidade, e muitas propostas que acredito que já as tivessem pensado há mais tempo, como são iguais, poderão passar sempre pela desconforto do plágio. Nota-se que fizeram um trabalho de fundo com um esmiuçado levantamento sobre algumas necessidades a satisfazer e algumas mais-valias (upgrades) a poderem ser implementadas.

Destaco algumas porque as outras são óbvias:

- Começar, o mais urgentemente possivel, com as obras do saneamento básico; (isto não é acabar com as fossas? Obviamente seria muito bom, mas se calhar é trabalhoso!).

- Insistir na abertura de uma pré-escola para as nossas crianças com mais de três anos na antiga escola primária do Seixo; (Claro que sim, não esquecer que uma escola pública é gratuita, é óptimo para fomentar natalidade e fixar jovens casais à terra. Mas será que o lobby creche não se importa?)

- Sensibilizar a nossa Câmara para a atribuição de apoio financeiro ao nosso lar de idosos; (Então não? A Câmara faz pressão para inaugurar aquilo e contrubuir, nada??)

-Tentar a aquisição de auto-pullman de 27/30 lugares, para uso das instituições e da população em geral; (desconhecia esta necessidade, talvez seja mais um upgrade.)

-Colocação do tapete sintético no campo do Fôjo; (depende dos custos e de quem é que paga, obviamente é upgrade, não é uma necessidade.)

-Estudar a realização do alargamento da ponte da Barroca, em conjunto com a Junta de Freguesia de Mira; (pertinente no mínimo).

-Procura de nova captação de água para a fonte da Barroca; (não sabia que tinha falta de água.)

-Edificação, no Largo da Igreja Velha, de um pequeno lago com repuxos, iluminado e com um painel alusivo à antiga igreja ali existente; (até que enfim! Quando foi para encontrar os nomes de quem danificou a fonte das barrocas, andaram aí uns sujeitos a difamar tudo (menos os queridos filhos). Mas não se lembram que os seus antepassados que já mandavam, demoliram a Igreja Velha em 1964! Ainda ninguém pensava em conservar monumentos? Os americanos em 1945 fizeram questão de conservar o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Isso são desculpas para a azelhice. Muito boa a ideia dum painelzinho desde que seja barato, em alusão àquele monumento que hoje em dia seria uma relíquia).

-Proceder ao alargamento do Parque de São João, à montagem de mais estruturas de apoio e eventual concessão de um bar; (muito ambicioso, para particulares não parece muito lucrativo, mas se a própria Junta explorasse ali um barzinho aos fins de semanas de Verão, angariava mais alguns fundos.)

-Limpeza geral da freguesia durante todo ano e não apenas na altura do Verão; (a sério?)

-Alertar a CGD para as anomalias da caixa-multibanco, sempre que se verifiquem; (se for possível, porque não?).

-Tentar a abertura de uma delegação bancária, preferencialmente da CGD ou do Crédito Agricola; (não rejeito).

-Criação de uma área de habitação social na zona próxima da "Cerci" e "Centro de dia"; (para quem? Não percebi!)

Ps. Para quem dizia que Evangelista Jorge não conhece o Seixo, parece que ficou claro que conhece mais nomes de ruas e onde elas são do que alguns...

Ps: Fez no outro dia 70 anos que começou a II Guerra Mundial. Alguém pediu para falar disto, mas não há muito a dizer, porque toda a gente conhece a história. Apenas isto: fala-se muitos no sofrimento dos Judeus, mas às vezes esquecemo-nos da Polónia. A Polónia que se manteve católica entre protestantes Alemães e ortodoxos soviéticos. A Polónia que foi atacada pelo Oeste pela Alemanha e a Leste pela URSS. Totalmente invadida e achincalhada. Os russos mataram 21 mil oficiais e incómodos polacos a tiro, em poucos meses. Não esquecer que a extrema direita Nazi e a extrema esquerda de Estaline fizeram um pacto de não agressão a poucas semanas da guerra. (Os extremos tocam-se).

Ps: No outro dia tive que defender a Praia de Mira com a sua eterna bandeira azul perante um Cantenhedense. Teve que ser, quando ouvi que a vila da Praia de Mira é suja. Mas tive que concordar, comparado com a Praia da Tocha. Na Tocha requalificaram aquelas casinhas, na Praia de Mira há casa devolutas a cair, à beira do mar, lindo!

Ps: Paulo Portas disse: "Nós estamos a contruir um país em que na esmagadora dos concelhos, o maior empregador é Câmara!" E em Mira, como é?

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Prognósticos...deturpados.


PS
Chegou a hora de rodar 180º. O povo do Seixo enfastiou-se de conversas sobre tractores, de ver as comadres zangadas, sem se saberem as verdades. Há uma grande franja da população que sabe, que vê, que questiona, que não admite que haja trocas e saídas na junta sem as devidas explicações ao povo. Isso é fazer o povo de ignorante e estão cansados disso. Certamente algo estrá podre no Reino da Dinamarca (não é a selecção dinamarquesa). O povo genuíno também quer saber como se tomam as decisões em todos os quadrantes. Não basta a assembleia ser aberta às pessoas, é necessário colocar as actas na internet, como se passa noutros lados.

O Seixo finalmente será de todos. Deixará de ser pertencente a clãs e a meia dúzia de famílias que se baseiam na sua pretensa reputação para açambarcar o poder no Seixo nos últimos 150 anos. Consideram a igreja e a religião importante mas querem separar claramente as águas da freguesia das águas da paróquia. Querem liberta-se do poder da igreja desde os tempos em que uma família, só era bem vista se no interior dela possuisse um padre. Dos tempos em que muitas famílias abastadas mandavam os filhos para os seminários para estudarem e não gastarem dinheiro e depois chegavam ao "sim ou sopas" e estrategicamente desistiam. Quem pagou esses estudos? A comunidade. É um ciclo vicioso que faz lembrar aquelas obras que estão a emergir e que a comunidade paga duas vezes (por impostos e donativo directo).

O PS irá colocar em breve um blog com propostas ambiciosas e com a lista das pessoas que quase agradarão a gregos e a troianos. O povo acredita que uma vitória do PS combinada com a vitória de João Reigota, finalmente trará a Câmara ao Seixo e finalmente o Seixo irá à Câmara. Estão fartos da política da inércia, limitando-se a enviar ofícios à Câmara para depois ao fim de 4 anos poderem queixar-se que o PS de Mira não coopera. É necessário ir a Mira mais vezes reinvindicar, lutar. O Seixo acredita que uma junta não pode limitar-se a passar atestados e a colar-se às actividades que as outras instituições realizam, usando e abusando da palavra "apoiamos".

Pensam que o líder, reformado e experiente, é a pessoa indicada e conhecedora para resolver situações menos positivas no Seixo, poupando-se assim o salário de um funcionário a tempo inteiro. Trabalho na junta para pessoas desempregadas (já com idade) e com poucas perspectivas, sim, de resto tenham paciência, vão bater a outra porta! A parte das novas tecnologias será certamente bem conduzida por pessoas que sabem. O Seixo quer políticos que trabalham, que têm vida, que não sejam de plástico. Só a lista do PS se encontra impoluta e desprovida de manchas menos positivas oriundas de outras governações, pois os membros nunca estiveram no poder. O povo do Seixo está pronto para dar oportunidade a outras pessoas, a outras ideias, porque acredita na rotatividade no poder e acredita em pessoas que fizeram parte da Comissão de Melhoramentos do Seixo de Mira. Basta de gente que se quer empoleirar à força. A junta não é uma capoeira nem uma arena para andarem aos "coices" pelo poder.

Com 970 votantes acontecerá o seguinte:
PS 337 votos, 34%.
PSD 309 votos, 31%.
Independente 290 votos, 30%.

Prognósticos...deturpados.


Movimento Autárquico Independente
As pesssoas do Seixo estão tocadas com a vontade e empenho demonstrado por esta equipa. Sabem que foram os primeiros a descruzarem os braços para abraçar a campanha e fazer algo de positivo pelo Seixo nos próximos 4 anos. Consideram relevante a inclusão de pessoas com altas qualificações, (aliás, pode ler-se no site da Junta acerca do povo do Seixo: " o elevado número de pessoas diplomadas com cursos universitários, contrastando com um elevado analfabetismo ( ainda de 16,9% contra 12,9% no concelho e 14% na Região Centro do país (1); - uma forte tradição nos domínios do teatro e da música, aqui quase considerados como aptidões inatas.").
O povo do Seixo sempre demonstrou um grande fervor católico cristão e vê com bons olhos a inclusão de pessoas activas da área eclesiástica. Demarcaram-se da ditadura partidária que aprovou por exemplo a despenalização do aborto. Têm a liberdade de movimentos que provém do seu afastamento dos rígidos aparelhos partidários. Logo, têm uma margem de manobra superior. O povo do Seixo admira a coragem em assumir uma lista independente tendo em conta alguns entraves que lhes são colocados por não terem uma cor política.
Têm em conta o facto de a lista conter sujeitos que já estiveram nos corredores da junta, portanto confiam neles como cidadãos conhecedores do funcionamento daquela instituição. Pensam que se há membros que deixaram a lista do PSD, certamente é porque algo não estava a funcionar bem e admiram essa coragem. Gostam das palavras de ordem positivas que se encontram no seu blog de campanha. Pensam que finalmente apareceu alguém sem ser laranja para poder ganhar as eleições, desiludidos que estão com as crónicas listas do PS. Sentem que é tempo de mudar de pessoas e estão dispostos em dar uma oportunidade ao Movimento Independente. A
A votação será assim:
Independente 427 votos, 44%
PSD 388 votos, 40%
PS 121 votos, 12%

Prognósticos...deturpados.


PSD
O povo do Seixo está satisfeito com o trabalho desenvolvido pelos membros da Junta de Freguesia nos últimos 4 anos. Gostam do novo figurino da equipa. Apreciam a inclusão de velhas glórias(?!). Sentem que o atendimento a que tiveram acesso para tratar de assuntos e preocupações foi de qualidade e altamente prestável. Acham importante o facto de haver estreitas relações entre a Junta e a ACR e dão valor à promoção da cultura do Seixo que tem sido feita. Confiam plenamente nas pessoas da lista e dão grande valor à reputação. Têm em consideração a inclusão na lista de pessoas oriunda de todos os estratos sociais e de todas as zonas do Seixo. Ou seja, uma lista englobante de forma horizontal. Não estão muito interessados se o presidente consegue fazer discursos de improviso ou não, o importante é a capacidade de sacrifício e de trabalho. Dão valor a todas as actividades desenvolvidas pela junta que estão enunciadas no seu blog da campanha. Estão confiantes numa requalificação do site da Junta nos próximos anos. Não estão muito sensibilizados para grandes mudanças e grandes piruetas, logo votarão laranja. Acreditam no PSD a nível nacional e no Rocha de Almeida a nível local. Acreditam que este conterrâneo poderá desenvolver ainda mais o concelho de Mira e com ele na câmara, o Seixo poderá ser mais vezes lembrado. Sentem que enquanto João Reigota estiver em Mira, o Seixo será olhado de lado e com ressentimento por não votarem muito nele.

Têm simpatia pelo Movimento Independente, mas apenas isso. Não os vêem com condições para gerir a Junta e servir convenientemente o Seixo. Sabem que a lista do PS serve apenas para o aparelho partidário de Mira não ficar coxo no Seixo, portanto tinham que lançar alguém às feras. Respeitam o líder da lista do PS mas não vêem a equipa com dinâmica e capacidade mobilizadora. Consideram até que foi feita um pouco em cima do joelho. Consideram desleixo esta campanha não possuir um blog.

É por estas e por outras que a votação será assim:
PSD 505 votos, 52%
Independente 261 votos, 26%
PS 170 votos, 17%

Lacracanhices

TVI
O PSD perdeu uma oportunidade de ganhar pontos no caso do Jornal Nacional da TVI. Em vez de apresentar serenidade, entrou a matar e precipitadamente lançando suspeições dizendo que era um dos maiores atentados à liberdade de informação de que há memória depois do 25 de Abril. Em vez de comedidamente pedir explicações à PRISA (se é que eles as têm que dar), afundou-se no discurso fácil. Quem ficou a ganhar foi Sócrates que de maneira esperta, em Coimbra, chegou ao cúmulo de ser ele a pedir explicações à administração da empresa (não deveria ser esse o papel do PSD?).

Não alinho nos que dizem que o PS saiu muito prejudicado. É a teoria do mal menor e a ideia do trade-off: resolve-se um problema mas nasce outro, neste caso, mais pequeno. Claro que isto abala a imagem do partido, mas de certeza que aqueles próximos 3 telejornais da tvi antes das eleições iriam acabar com o resto!

Aliás, não está em causa se o Jornal Nacional era de má qualidade ou não, se difamava ou não (para isso há a ERC e os tribunais), o que está em causa é saber porque é que se extinguiu um programa com elevadas audiências alegando que era necessário corte de despesas.

Hilariante é a Manuela já saber desde Segunda-Feira que ia ser afastada, e mostrar-se surpreendida na Quinta-Feira.

Bunker
Depois do descobrimento do bunker que Oliveira e Costa estava a construir na Vidigueira (terra de bom vinho), os investigadores do caso BPN descobriram uma porta secreta atrás da sanita da casa de Dias Loureiro. Encontraram lá nesse "esquecitório", documentos relevantes do BPN. Será que também tinha lá umas Playboys, umas Hustler e umas Gina?

Nelly Furtado
Nelly Furtado tem um albúm novo cantado em espanhol. Isso é que é amor a Portugal. Para quando um albúm de Alejandro Sanz em português?

Girassóis
O autarca de Lisboa, José Sá Fernandes há uns tempos estava com a ideia de querer criar "um terreno bonito para as pessoas poderem passear", a "custo zero" em Campolide. A ideia era fazer daquilo um projecto pedagógico. Semearam lá os girassóis mas o terreno manteve-se sempre vedado e as escolas não foram visitar aquilo. Além disso, o serviço de limpeza do terreno foi entregue a uma empresa privada, a Vibeiras, sem concurso público e já custou 50 mil euros à Câmara de Lisboa. Entretanto os girassóis já murcharam. Quem paga isto?

Caneira
Marco Caneira do Sporting é candidato à junta de freguesia de Almargem do Bispo do concelho de Sintra. Em princípio deve ser pelo PSD, porque foi o Fernando Seara que o convenceu. Se for como tão bom político como na sua vida fora do futebol, então boa sorte, porque merece.