sexta-feira, 30 de abril de 2010

Queima de Coimbra 2010


Aí está o cartaz da Queima das Fitas 2010 em Coimbra. Os destaques vão para Guano Apes numa Sexta em que o importante é facturar no Académico, um Sábado de noite solidária (?!) com Tony Carreira, onde se avizinha uma noite com elevadas taxas de concentração de mulheres.
Na noite dedicada aos finalistas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, está previsto Amália Hoje num concerto em que será curioso constatar se as suas músicas se adequam à festa de estudantes. Festa essa que de estudantes tem cada vez menos, com a exurbitância do preço dos bilhetes, a tenda reservada para VIPs (há estudantes VIPs e outros que não são?), a degradação do espírito crítico, assertivo, irreverente e de não acomodação de academias de outros tempos.
A Queima é cada vez mais um festival de música de pré-Verão onde os propósitos consumistas são cada vez mais fomentados, e onde os lucros são cada vez mais astronómicos, sempre bem camuflados com operações de cosmética que compreendem pseudo-campanhas solidárias. Muito dinheiro corre pelas mãos daqueles organizadores! Organizadores esses, que são capazes de se demitir da direcção da AAC para irem a correr candidatarem-se para gerir a Queima das Fitas. Darão por lá rebuçados?
Dar dinheiro a pançudos? Talvez uma noite ou outra, se os trabalhos o proporcionarem.

Quanto a Franz Ferdinand? Só na Queima do Porto, com bilhetes seguramente mais baratos.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Gente do Seixo



No dia 24 de Abril, o edifício Chiado, na baixa de Coimbra, comemorou 100 anos de história. A data foi assinalada (não só, mas também) durante todo o dia com um desfile da época. Ou seja, figurantes vestidos com roupas de outros tempos, tentaram recriar momentos com 100 anos. E quem estava lá no meio?
Um ilustre senhor do Seixo, Daniel (pode ser Neves, depois averiguarei o apelido), que tão bem representou o Seixo de Mira, entre outros figurantes, alguns vindos curiosamente das Ciências da Educação.
Tudo documentado no jornal A Cabra, um periódico com 4 mil exemplares de tiragem.

Aqui fica o registo e o link do jornal na internet. Porque o Seixo e os seixenses não se circunscrevem no Largo da Igreja Velha e nos arredores da Igreja Nova. Porque o Seixo não se esgota nas artérias principais, nem em pastéis e pataniscas de bacalhau. Porque o Seixo é de TODOS os seixenses. Porque TODOS têm o direito ao seu momento de antena. Porque, ao se incluir uns (oficialmente), se corre o risco de excluir outros. Porque ao dar-se relevo a uns, tem que se dar destaque também aos outros. Porque somos todos iguais.
Ah, falta dizer, se tiver importância, que Daniel é aluno de Antropologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
http://www.acabra.net/

Ps: Já está à disposição na internet, a acta da 2ª Assembleia de 19 de Dezembro de 2009 do Seixo, bem como o Regimento da Assembleia aprovado em 24 de Abril de 2010. Lidos por alto, ambos os documentos me parecem bem redigidos (atenção que não é a minha área nem tenho autoridade no tratamento da língua portuguesa, até porque também tenho desatenções ortográficas, não sou nenhum ministro). Mas, como sei que é uma desatenção (pois noutras ocasiões está bem escrito), no Regimento, na página 6, aparece a palavra "ás" quando deveria ser "às".
De resto, parece que temos gente mesmo empenhada a melhorar o Seixo, o que é algo que só pode agradar a qualquer seixense. Mais à frente se falará melhor desta acta.

Ufa, por pouco era o Seixo.



Não estou a sugerir que se leia a crónica toda de Miguel Góis um dos Gato Fedorento, no jornal Record do dia 22 de Abril de 2010, sobre Pedroto, promessas, corrupções e afins. O curioso está logo no primeiro parágrafo que aqui transcrevo. Como é que ele se lembrou de invocar o Febres, bem aqui ao lado do Seixo, no distrito de Coimbra? Será que ele tem lá familiares? Será pelo nome que para nós é normal, mas para alguém de fora pode ser peculiar? Ou terá ido aos resultados das distritais e colocado um dedo sobre um nome de um clube, de forma aleatória? O certo é que geograficamente, quase que calhava ao Seixo. Se calhar, felizmente, tal não aconteceu.

"Boa noite, Pedroto. Eu sei que lhe prometi, em janeiro, que este ano lhe ia dedicar a vitória no campeonato. Acontece que depois desta última jornada se tornou matematicamente impossível o FC Porto ser campeão esta época. Por isso, Míster, a minha pergunta é muito simples: dá para trocar pela Taça de Portugal? Não precisa de responder; já sei no que está a pensar - "E se o Desportivo das Chaves decide fazer uma gracinha no Jamor"? Bom, nesse caso, marca-se um triangular de pré-época com o Arrifanense e o Febres Sport Clube, e esse eu garanto que não nos foge."
Aqui fica o link do artigo
http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=0149384c-77eb-4e1c-a259-b4eade3adcc6&idCanal=00000124-0000-0000-0000-000000000124

Ps: Agora a época do futebol distrital do Seixo já acabou. Parabéns àqueles que, por carolice, fizeram parte do trabalho que é levar o nome do Seixo às outras terras. Mas, será que ninguém tinha 30 minutos por semana, para escrever a crónica dos jogos?
Há malta que é emigrante, e não só, que teria muito gosto em lê-las!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Não enganem quem passa

Tudo bem, não há Arte Xávega antiga para ninguém, mas não enganem os turistas. Olhem que alguns são exigentes e não gostam de ser burlados.

Frases da semana


O presidente do sindicato dos juízes, António Martins, pediu a extinção da Ordem dos Advogados (OA), pelo facto de Ricardo Sá Fernandes ter criticado um acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) que absolvera Domingos Névoa acusado de tentativa de corrupção.
Ricardo Sá Fernandes que apenas tinha sido testemunha no processo (e por isso não está obrigado a silêncio), manifestou que alguns juízes eram complacentes com a corrupção.

O presidente do sindicato dos juízes, partindo do princípio que o bastonário da ordem dos advogados (Marinho Pinto) não iria castigar o advogado Sá Fernandes pelas declarações, sugeriu a extinção da ordem dos advogados porque não trata de nada.

E é aí que entra Marinho Pinto que apesar de ultimamente estar muito conotado com o PS, continua em forma:

"É preciso meter-lhes na cabeça o conceito de liberdade de expressão, eles exercem um poder que não é escolhido pelo povo, que não é escrutinado democraticamente, eles nomeiam-se uns aos outros, avaliam-se uns aos outros, promovem-se uns aos outros, julgam-se e absolvem-se uns aos outros e agora nem sequer admitem a critica das pessoas que não concordam com as decisões deles".
"O que os juízes portugueses querem é o silêncio do Estado Novo, é o silêncio das ditaduras"
"Querem impor o silêncio à sociedade portuguesa, mas que cultura é essa? Isto revela a cultura dos juízes portugueses, é uma cultura ferozmente antidemocrática"

Até que enfim que alguém ousa pôr em questão essa classe puritana e pseudo-intocável, que também é interveniente e responsável pelo estado em que a justiça portuguesa está. A classe dos juízes.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Salgueiro Maia o capitão "con cojones"!

Para o que interessa basta ver o vídeo a partir de 1 minuto e 40 segundos.
Apesar do actor ser italiano (o papel assentou-lhe bem) e a dobragem para português estar algo desfasasada, e apesar de Joaquim de Almeida estar ali como uma invenção até um pouco ridícula, é bem provável que assim tenha acontecido naquele fim de dia de 24 de Abril de 1974.

O futuro



O futuro é aqui... Ou então não.
Na zona industrial já não falta tudo.

Tampitas. 109



Ainda que temporariamente, já chateia!

sábado, 24 de abril de 2010

Está quase

Às 22h 55m é hora de pôr a tocar "E depois do adeus" de Paulo Carvalho. Mas à meia noite e 20 minutos não esquecer de Grândola Vila Morena.
Foi pena o poder não ter caído realmente na rua. Foi pena uma cambada de burgueses terem estragado os propósitos da revolução. Paciência.

Para quem possa, apareça!

E já agora, para quem tenha disponibilidade e seja do Seixo realiza-se hoje uma Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia do Seixo.
Porque o Seixo é de todos.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Seria possível?

Rita Bonita

Fiquei surpreendido quando me mostram esta Rita da Figueira da Foz a contar piadas na TV. É que depois de me cruzar com ela na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e de a atender várias vezes na esplanada do Académico no seu low profile não estava à espera que fosse assim desinibida. Não vou dizer que bebida é que ela toma porque é sigilo profissional, mas admito, é gira a miúda.

É o que está...


Aquecedores halogéneos - Fracos. As lâmpadas fundem no espaço dum ano. Nunca mais.

Ourivesarias - O que está na moda é assaltar assim que elas abrem ao público. Quer dizer, o primeiro cliente é o gatuno.

Tudo legal - Mas o ministro da Administração Interna diz que a criminalidade baixou 0.6% este ano. É atirar foguetes, que está tudo bem.

Lei do arrendamento - Quem é que hoje em dia vai arrendar casa, quando está sujeito a que o inquilino pague os dois primeiros meses e depois perdure na casa durante anos sem pagar mais nada e sem poder ser despejado. Quando dão autoridade à polícia para despejar?

21 anos dos polícias secos e molhados - Fez ontem 21 anos que os polícias entraram em confronto para reivindicar direitos sindicais e melhores condições. Uma agente esclareceu à imprensa: "o que mudou de então para cá foi a cor da farda, dantes cinzenta, hoje em dia azul." Lapidar.

Bandeiras espanholas em Valença - Um índice chocante do estado a que chegou a degradação do país.

Quando estoirar - Nos anos 20, o peso do estado na economia era 5%. Em plena guerra de Ultramar o peso do estado era de 15%. Hoje em dia, 50% do PIB passa pelas mãos do estado. Quando isto estoirar há muita pensão e reforma que morre.

Desnorte - É o acto da ministra da saúde dizer na SIC que a questão da unidose dos medicamentos ser impossível de implementar e no dia a seguir o governo dizer que está no programa eleitoral e para cumprir.

É fazer as contas - O Instituto do Emprego e Formação Profissional vai adquirir 400 carros para renovar a frota para a malta trabalhar em condições. O Partido Popular diz que serão gastos 1.5 milhões de euros. Segundo as contas dá 750 contos por cada carro. Que raio de carro são esses? Há lá mais donde esses vêm?

1001 noites - O processo Casa Pia tem mais de 1000 testemunhas. Um legislador que cria leis em que são permitidas arrolar tantas testemunhas não deve ser alguém que deseja ver casos a chegar ao fim. A prescrição é o objectivo final.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Vai... Vai


Javier Escalante - Morreu há dias esse grande professor boliviano de matemática que tanto fez pelos mais desfavorecidos ao prepará-los categoricamente para exames de acesso à universidade, nos EUA. Esse seu altruísmo foi contado no filme de 1988 "Stand an Deliver". Claro que essa qualidade de ensino, só foi possível à custa de disciplina. Atenção, disciplina não é bater em canhotos para só escreverem à direita.

Sem alternativa
- O Estado chegou a acordo com as vítimas de cegueira no Hospital de Santa Maria quanto às verbas das indemnizações. E o Estado disse: É melhor aceitar esta verba porque se formos para tribunal vão receber menos e vai demorar muito tempo para receberem o dinheiro.
Quando nem o Estado confia na justiça, em que é que há-de acreditar o cidadão?

Pelo menos avisam - Está agora previsto na lei que um "man" pode vir a sair da prisão a partir do momento em que cumpre 1/4 da pena. Quer dizer que um camarada que matou alguém e que levou 20 anos, pode vir a sair aos 6 anos se o director da prisão o permitir. A palhaçada é que o ofendido (pode ser familiar da vítima) é avisado de que o criminoso vai andar por aí à solta. Ora, se avisam é porque partem do princípio que é perigoso, ou não? Qualquer dia o ofendido é que se vai refugiar na cadeia.

Vale a pena - Até pode dar jeito o refúgio na cadeia porque segundo a lei portuguesa: São assegurados ao recluso um banho diário, a uma temperatura adequada à estação do ano, e os artigos e utensílios necessários à manutenção da sua higiene pessoal e da do seu alojamento, nos termos e condições definidos pelo Regulamento Geral.
Ando eu há meses a tentar convencer um "arranja-tudo" para me dar uma vista de olhos no esquentedor. Agora já não é preciso, com o adeus ao Inverno, a minha água já não está tão fria. Podia ter ido ao xadrez tomar banho. Era aqui ao lado...

Teixeira dos Santos - Bom académico, bom técnico, mas já se deixou engolir por aquela podridão. Tanto gasto supérfluo que ele tem que assinar por baixo de forma contrariada...

Argentina - Se isto não levar meia volta não vamos parar à Grécia, vamos parar isso sim, à Argentina 2001/2002.

Arte Xávega em Mira - Seria possível ver juntas de bois pelas areias das praias de Mira a puxar redes de barcos e a auxiliar a Arte Xávega? A ideia não é minha mas parece-me exequível. Será que a câmara de Mira tem noção da dimensão turística em que Mira entraria, se juntas de bois andassem por lá no Verão? O turismo, o mediatismo da comunicação social, milhares de veraneantes...

Vai... Vai


Adeus FarmVille 3 - A Câmara de Coimbra cortou o acesso dos computadores da autarquia ao Facebook. Já há uns anos tinha suprimido o acesso dos funcionários aos blogs. Oh Carlos Encarnação, será que estas coisas não se resolvem conversando e com pedagogia? Então os funcionários da Câmara de Coimbra são alguns meninos? Será que passavam todo o horário de trabalho a cuidar da quinta?

Adeus FarmVille 4 - A notícia está no Jornal I em http://www.ionline.pt/conteudo/56081-camara-coimbra-corta-acesso-dos-funcionarios-ao-facebook.
Mas de que é que trata o FarmVille do Facebook? Ao que parece, é uma quinta virtual em que se cria gado e gere agricultura. O que me faz confusão é que nem sequer dá para jogar uns contra os outros. Então, qual é o interesse em acordar o vizinho às tantas da noite para o avisar que tem que regar as couves na internet. O país chegou ao ponto de que agricultura só na internet. Volta tamagotchi, estás perdoado.

Volta também - E por falar em volta que estás perdoado, está à porta o 25 de Abril.

Figo - Jogava bem, mas em questões de dinheiro, ninguém o bate. O pequeno almoço dos campeões. E ainda lhe pagam, com o nosso dinheiro. O incrível é haver políticos que acham que pagar ao Figo para estar com Sócrates gera muitos votos para o PS.

João Cravinho - É o paladino do combate à corrupção mas o que é certo é que não fez finca pé para ficar em Portugal a fazer parte do exército que trava essa batalha. Limita-se a dar umas ideias, principescamente em Londres.

São papoilas saltitantes, Académica - Benfica


Não há que lamentar a derrota da Académica frente ao Benfica. Nos três jogos que faltam, a Académica só precisa de ganhar um para se manter na Primeira Divisão. E o Benfica... está quase.
Pena que Vilas Boas não deva ficar por Coimbra.
O Quim... Bem o que é preocupante é que mesmo assim, é ele o melhor guarda-redes de Portugal.
E a cidade encheu.
E Viva a Fan-Farra.
"Da Lapa e do Choupal
Coimbra, tu és ainda
O coração de Portugal"

Ps- Não se leve a mal o Jesus estar assim vestido, assim como os milhares de portugueses ateus que querem trabalhar não podem levar a mal haver tolerância de ponte na visita do Papa.
E o estado dito laico investe tanto...

A espuma do dia-a-dia


À campeão - Há um município em Portugal que em 2009 obteve de receitas 28 milhões de euros e gastou 69 milhões. Entre os gastos contabilizam-se 500 mil contos em jantares, almoços e afins. Haverá por aí mais municípios assim?

Para rir - No outro dia o Primeiro Ministro de Portugal anunciou que Portugal fará parte do grupo de países que irá ajudar a Grécia. Isto não será uma anedota?

Adeus FarmVille - Eu sei que há gente que gosta de jogar poker, há gente que gosta de jogar Championship Manager, há malta que gosta de cultivar blogs, há gente que gosta de uma série de jogos que eu nem quero conhecer (com medo de me perder e alienar da realidade circundante). Posto isto, do que é que trata a FarmVille do Facebook?

Adeus FarmVille 2 - Não sou tão radical como Miguel Sousa Tavares que diz que o Facebook é a maior ameaça do século XXI, pois parece-me que tudo o que é tido com bom senso e na dose certa não é prejudicial, mas do que é que trata o FarmVille do Facebook?

António Mexia, administrador da EDP 5 - Não está em causa que a EDP lhe tenha que pagar os valores que foram acordados. O que está em causa são as pessoas que estiveram na origem desses contratos.

António Mexia 6 - A electricidade em Portugal é mais cara por exemplo do que em França. Este contrato com o administrador da EDP é uma forma legalizada de se poder roubar por cá. Portugal está a saque. E os idosos não têm dinheiro suficiente para ligar os aquecedores de Inverno. Quantos morrem devido complicações derivadas do frio?

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Grandes mistérios do Seixo - Jornal da Caserna


Na nova rúbrica "Grandes mistérios do Seixo", vamos explorar o enigma que é o blog " Jornal da Caserna" do pseudónimo João Sousa.
Segundo a sondagem, pode concluir-se que João Sousa tem as mesmas probabilidades de ser um homem ou uma mulher, com mais de 30 anos (não é que estou ilibado automaticamente?), talvez alto, independente de partidos, algo parvo mas paradoxalmente fino, inteligente e casado. Muitas pessoas ficam ansiosas à espera de ler os seus novos poemas, talvez seja da área das letras e talvez não tenha mais nada que fazer.
Uma coisa não deixa dúvidas, os seus poemas não deixam indiferente muita gente do Seixo, e o número de visitas que a sua página recebe é a prova disso. Tem levantado algum celeuma é verdade, tocando em alguns assuntos sensíveis, mas mesmo tendo como subterfúgio o anonimato, acaba por tocar essas matérias apenas pela rama. Parece que mesmo não tendo que mostrar a cara, há sempre algo que ele gostaria de ter dito e que acaba por não dizer. Isto porque se nota ali alguma precaução em não levar as coisas longe de mais, isto porque o espectro do seu anonimato ser descoberto, paira sobre a sua cabeça. Talvez ainda não tenha conhecimento que mesmo o Miguel Sousa Tavares não conseguiu arrancar o nome do autor do blog que o acusava de plágio, à operadora de internet em causa, e que por isso, João da Caserna apenas se tem que preocupar com os comentários que lá deixam, que possam ser menos dignos.
Ou João da Caserna é alguém muito sensato, que tem uma visão priveligiada da realidade do Seixo pois parece estar colocado à distância certa dos factos e dos lobbys, que lhe permite opinar com certo grau de imparcialidade e independência, ou João Sousa é um Yes Man, que sempre viveu como o menino de bem, do sistema, alinhado, e que encontrou no anonimato do seu blog a maneira de se travestir em menino rico de esquerda que faz birra aos papás, ou seja, poderá ter encontrado no seu blog a sua válvula de escape para aquilo que sempre gostaria de ter dito toda a sua vida, mas que com medo de perder estatutos sociais e de ser colocado fora dos círculos decisores e de comando, nunca o conseguiu dizer.

Estou à vontade de dizer isto porque não sei quem é ele (suspeito), e como tenho a impressão de que ele não vai muito à bola comigo, sei que que ele não se me vai revelar, nem se vai importar muito com isto.
Dito isto, tenho que lhe reconhecer o mérito de pensar e escrever em verso o que é algo que nunca me seduziu (mesmo tendo que saber interpretar poemas nas aulas de português), apesar da poesia ser uma parte da cultura que eu respeito muito, e imagino o engenho e arte que será necessário possuir para escrever assim.
Será que ele compra tabaco no Café Amado?

A realidade circundante


António Mexia, presidente da EDP - Ganhar 3.1 milhões de euros em 2009 é obra. Claro que não foram só ordenados, foram prémios. Prémios, porque é um dos melhores CEO da Europa (chief executive officer) e a EDP trabalha bem. A prova de que um ex-ministro das Obras Públicas, quando sai do governo vai ganhar rios de dinheiro para empresas com a mão do Estado.

Grécia/Portugal - Tão bonitos que estavam na final do Euro 2004. Há tantos anos na cauda da Europa. E ao contrário do Fernando Rocha: "Nunca melhor".

António Mexia 2 - Atribuir prémios ao presidente da EDP é qualquer coisa como imaginar que o Café Académico era o único bar da Praça da República de Coimbra e arredores, e a Sagres oferecer prémios aos patrões do Café por vender tanta cerveja por ano.

António Mexia 3 - Isto de ser um bom empresário duma empresa que tem o monopólio do mercado não deve ser fácil.

António Mexia 4 - Se a EDP tivesse concorrência não seria mais emocionante?

Inês de Medeiros - Como é? Temos que lhe pagar as viagens semanais à sua residência em Paris ou não? Esta semana, podíamos poupar 500 euros, se a deputada ficasse impedida de ir a casa por causa das cinzas do vulcão. Que maçada!

Sócrates/Figo - Já atingimos um grau tal de indiferença, que não nos escandaliza nada sobre o Primeiro-Ministro.

sábado, 17 de abril de 2010

Porque não é soberba

Porque gosto de Iggy Pop. Porque fez parte da banda sonora de um filme sobre drogaditos (Trainsppoting). Porque é boa musica de 1977. Porque não passa na festa do Seixo. Porque tenho que voltar para o trabalho e apetece ouvir. Porque luxúria é um dos 7 pecados mortais (soberba, avareza, luxúria, ira, gula, preguiça, inveja). Porque São Tomás de Aquino considerava a soberba (a vaidade, o orgulho) um pecado mais grandioso, mais à parte, mais grave.

Lá vem Johnny Yen outra vez
com a buída e as drogas...

É claro que já levei nas orelhas antes
Por causa da luxúria pela vida
Pois eu tenho luxúria pela vida



Aí está ele

Aí está ele ou ela. A nova imagem que irá simbolizar a Junta de Freguesia do Seixo nos seus diversos serviços, documentos, produtos e merchandising.
Gostos não se discutem, mas na realidade, discutem-se sim senhor.
Quem quiser que diga o que lhe vai na alma acerca do novo logotipo.
Tudo em nome duma sociedade onde está difundida a pluralidade de opiniões. Talvez um dia manifeste a minha.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Será mansa?

O Louçã é um bocado irritante, mas a tia dele será assim mansa? Os bois que labutavam na arte xávega é que eram mansos, digo eu.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Porque também sabe bem


Aí está mais uma que pode inspirar quem tem que se libertar da inércia e ir para o trabalho (sim, isto às vezes não é fácil de perceber, mas há gente que trabalha).
Porque gosto do nome da banda (inspirada no nome do arquiduque cuja morte deu origem à Primeira Guerra Mundial). Porque apesar de britânicos, são escoceses e não ingleses convencidos. Porque o vocalista é descendente de sábios gregos. Porque apesar de não ser viciado em concertos (não compreendo quem perde horas na fila e 70 euros para ver os U2), até era capaz de gastar 20 euros para ver os Franz Ferdinand, se actuassem por perto.
Porque apesar de não ser uma letra muito profunda, tem qualquer coisa de fábrica académica. E académica, só pode ter a ver a com Académico. Porque não se ouve na única semana de férias, na festa do Seixo. Paciência.

Câmaras e camarilhas


Segundo a Procuradoria Geral da República, 90% da corrupção participada envolve os órgãos de poder local.
68.9% dos crimes de corrupção passiva são cometidos nas câmaras municipais.
Apenas 3,6% dos processos chegaram ao fim com condenação de arguidos.
No entanto 91% dos juízes foram avaliados com Bom e Muito Bom.
O conjunto dos magistrados portugueses deve ser a melhor classe laboral do mundo. São todos corridos de Bons para cima.
Se calhar não há corrupção.
Se calhar ninguém jurou que ia incendiar a Câmara caso a filha não ficasse lá a trabalhar.
Gosto das Câmaras. São os grandes empregadores dos meios menos urbanos.
No entanto, são a pior podridão nascida do pós 25 de Abril.

Frases da semana, por Alberto Martins




Ao Jornal das Beiras de 10 de Abril de 2010:
"Note que o nosso destino estava traçado, íamos ser oficiais milicianos do exército em guerra".
Coitadinho, para quem já era aluno de Direito da Universidade de Coimbra em 1969, vindo de Guimarães, ser oficial do exército iria ser tão duro! Bem, pior, seriam os SOLDADOS RASOS que iam lutar mesmo, mas na guerra a sério, não é no gabinete.

Sobre a reacção dos pais, quando chegaram a Coimbra, depois de saberem que o filho tinha sido preso pela PIDE (uma noite):
"Foram falar com o Prof. Teixeira Ribeiro, havia um amigo deles que se dava bem com ele."
Já na altura tinha conhecimentos. Fino. Fidalgo

Hermano Saraiva deu uma entrevista em que diz que o 17 de Abril não passou de uma lenda.
Alberto Martins responde: "É normal que diga isso. É um homem com grande ignorância sobre a história, apesar de se dizer historiador. Ele não é um investigador de reputação sólida."

Isto é conversa entre o roto e o esfarrapado, um acha que não existiu ditadura nem guerra colonial, o outro pensa que o país até 1974 vivia na obscuridade, e agora vive num mar de rosas. O que é que mudaste para melhor no país, Alberto?

"Antes do 25 de Abril não havia telemóvel, mas falava com reservas ao telefone. Hoje falo com reservas ao telemóvel."
Então Alberto, afinal o que é que mudou nos últimos 35 anos? Uma frase dessas para um Ministro da Justiça é uma coisa esperta.

Nota: Hermano Saraiva era o ministro da educação no dia 17 de Abril de 1969, altura em que na inauguração do departamento de Matemática de Coimbra, o presidente da associação de estudantes, Alberto Martins, quis tomar da palavra perante Américo Tomás (presidente da república), quando não estava previsto que os estudantes o fizessem.

Seixo...e sua praia...



segunda-feira, 12 de abril de 2010

Bem Aparecida

Chamam-lhe Cidinha, mas o seu nome é Maria Aparecida.
Já que estamos em ABRIL, porque não reflectir que rumo levou o nosso Parlamento Português?
"O pai é ladrão, o tio também..." Onde é que já vi qualquer coisa do género em Portugal? E não estou a falar de ladroagem. Pode ser só tráfico de influências...
A corrupção está no DNA dos brasileiros, mas muito do seu património genético foi-lhes transferido por nós.
Não dá para importar uma deputada destas?
Ah, o pampa cínico do Jaime Gama, não permitiria tal deslumbre. Parece que não cumpriria os códigos pseudo-regimentais.

Por um Abril melhor...

Nascimento Rodrigues


Morreu Nascimento Rodrigues. Não ouvia falar dele há uns tempos.
Conclui-se portanto, que quando este ex-Provedor de Justiça denunciou que já há muito tempo deveriam ter encontrado um sucessor para o seu cargo, estava realmente muito doente.
O seu sucessor tomou posse em 15 de Julho de 2009.
Teve direito a uma vida descansada durante 9 meses, mas doente.
Tudo porque os mesquinhos partidos não se entendiam no Parlamento quanto à sua sucessão. Paz à sua alma, aos 69 anos.

Trata de quê?




Em que é que é estas imagens fazem pensar?
Depois digo qualquer coisa.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Que é que se trata?



Aquela toalha por trás da Fonte da Barroca só me faz lembrar uma coisa. Ou não...
Também pode ser para limpar as mãos do querozene do motor de rega...
Pode ser para limpar a rezina.

O Independente das Cabeças Verdes



Segundo a sondagem, este é o perfil que se pode traçar do Independente das Cabeças Verdes. Claro que só se chegou a isto após um exaustivo tratamento de dados através do SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Não confundir com IPSS. Isso é algo que pertence apenas a uma família do Seixo (só que 60% foi dado pela comunidade).
O Independente das Cabeças Verdes (ICV) é:
-Um homem alto.
-Amigo de João Sousa.
- Independente, ou do Movimento Independente (não ficou bem definido).
-É fino e tem mais de 35 anos.
-Tem umas ideias, por vezes parvas, talvez não tenha mais nada que fazer, é bem possível que seja casado e há uma parte significativa de pessoas que gostam de ver o que é que trata.

Claro que tenho algumas suspeitas de quem se trata, mas posso estar tão errado que se divulgasse o meu palpite, poderia prejudicar as pessoas.
Acaba por ser como as cartas anónimas, as pessoas suspeitam quem sejam (ou seja), mas sem provas, poderá-se cair em erros tão grandes que acabariam por lesar irreversivelmente pessoas inocentes.
Mas já agora, do que é que tratava a carta anónima recebida pelos escuteiros. A da ACR já sei mais ou menos o conteúdo (também era o que faltava, eu como sócio, não ter direito a saber o que é que ela continha). Mas não foi nenhum dirigente que me disse (nem outra coisa seria de esperar, não circulo pelos corredores do poder, nem nunca me introduzi lá à força através da promoção de eventos que acabam por ser realizados pela plebe.)

Ah, já agora, o ICV deve ter a mania de ser engraçadinho. Nunca se sabe se ele também não precisaria dum psiquiatra.

A pista ciclopedonal...ou não.


Será que existe tanto fluxo de peões que justifica passeios tão largos, tão espaçosos?
Ah, é por causa dos dias de feira, as pessoas vão com os sacos de plástico na mão e precisam de espaço para poderem passar umas pelas outras.
Ou será um troço da possível pista ciclopedonal que irá passar pelo Seixo?
Está bem visto.
Anda aí malta visionária.

O submarino...pode ser vermelho

Estamos no tempo deles. Vivam os submarinos e as garrafas de espumante Raposeira que se partem nas suas bençãos.
Sempre pensei que submarinos eram coisas que ficavam submergidas nas sanitas e retretes quando os respectivos autoclismos não eram devidamente accionados.
Não há que ficar escandalizado: apenas 2% do PIB é direccionado para o Ministério da Defesa.
Podiam era ter comprado a outro país. Em que filmes é que os submarinos alemães não acabam por ir ao fundo?
De resto, a música é proveniente de Liverpool. Carrega Benfica.

domingo, 4 de abril de 2010

É o que é


Será a casa da árvore de Tom Sawyer? Quem sabe se o Mark Twain não se terá inspirado no largo da Feira de Portomar?

O mármore


Só uma dúvida: não sou perito da petrologia nem da petrografia, por isso a questão é:

-Será o mármore de fraca qualidade e susceptível de se degradar ao longo dos anos, também com a ajuda da erosão a que é sujeito?

-Ou haverá vandalismo?

O sofisma é: apurar isto, não dá comida a ninguém.

A Maioridade


Está crescida, quase a fazer 18 anos. Já pode tomar decisões sozinha. Quem sabe se não poderá já contar quem é que a feriu. Terá sido vítima de violência doméstica? Próximo passo será tirar a carta de condução. O mistério continua... O mistério da Fonte da Barroca...

sábado, 3 de abril de 2010

Bem vindo ao paraíso

Porque mesmo parecendo música para drogaditos, a letra que esta banda construiu não deixa de ser uma letra interventiva e perturbadora. Além da boa letra, a música não é má. Bom grupo francês. Que se lixe, não sou drogadito mas gosto.

Em Bagdad, não há democracia
Isto porque é um país americano

Em Fallujah, há muita calamidade
Este mundo está louco, isso é uma fatalidade

Avante Maasai, avante Maasai sereno, avante Maasai avante Maasai fechado

Hoje está a chover no paraíso

Em Jerusalém, em Monrovia, Guinea-Bissau, hoje está a chover

Bem-vindo ao paraíso, venha para o conto de fadas mentiroso
Bem-vindo ao paraíso
Hoje está a chover

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Trata de...


Voz de Mira - Aí estão as primeiras contas da festa de São Tomé de Mira do ano passado. 27 mil contos. Aqui há uns anos os TV5, o grupo musical da moda, levava mil contos por actuação e era caro. Parece que a Associação Sócio Cultural da Valeirinha deu suporte às festas do Concelho. Com tudo o que significa "dar suporte", para quando a ACR Seixo ter possibilidade de fazer o mesmo?
Fica-se a saber que ao cancelar o espectáculo da Rita Guerra (devido ao mau tempo), são necessários 5 mil contos e não são 5 mil contos para pagar à senhora! Chiça que cancelar espectáculos é caro. E pensava eu que os funcionários da câmara é que tinham dado o suporte à festa, tal era a quantidade de boys e girls que circulavam por trás dos balcões. Tanta caipirinha à borla que não se teve oportunidade de oferecer na noite da Rita... Paciência...

Voz de Mira - A Associação de Proprietários do Aldeamento do Miravillas interpôs uma acção em tribunal contra o Município de Mira... É caso para dizer (tal como o "5 para a meia-noite"): oh Nilton, paga o que deves!

Pinto da Costa - Entrevistado mansamente por uma portista casada com um benfiquista. Ridículo quando diz que no lugar de Ricardo Costa se teria demitido (ele que não se demitiu após as escutas terem saído na internet). Alías, após a confirmação do que realmente ele é, a credibilidade dele é pouco mais do que zero. Curioso o facto da Judite de Sousa não lhe perguntar se ele não vai de vez em quando ao youtube. Caricato colocar toda a responsabilidade da época em Hulk. Por exemplo: Saviola não irá jogar durante 3 semanas. Ui que medo.
A comparação com Messi e Ronaldo já é algo do campo da patologia mental.

Luís Filipe Vieira - Se um stewart é equiparado ao público, vão recrutar 5 ou 6 ao público para fazer o trabalho deles durante o jogo. Há espectadores que fazem isso voluntariamente. Era menos uma despesa em empresas de stewards ou seguranças.

Voz de Mira - De resto, os melhores textos são o do Paulo Gabriel e Raul Rocha. Paulo Gabriel continua com qualidade, interventivo, sarcástico, por vezes corrosivo. Desta vez alerta para o facto de não haver casas de banho públicas em Mira. Eu sou do tempo em que aquelas ao lado da pastelaria, funcionavam. Pelos vistos estão fechadas. Eu acrescento: para quando casas de banho em condições na Praia Poço da Cruz? É certo que deveria haver uma confraria das favas. Apelo também para a criação da Associação dos Amigos dos Pesunhos do Porco. É inacessível tornar-me membro da Associação dos Amigos do Espinhaço do Porco no Espeto.

Voz de Mira - Realmente é uma hipocrisia a feira dos 23 não ter casa de banho. Como é que os vendedores de comida fazem a sua higiene e a seguir manuseiam os produtos? O texto de Raul Rocha continua sério, rigoroso e bem fundamentado como sempre, abordando a Turquia como um país com grandes responsabilidades políticas.

Passos Coelho - Tirou o curso aos 36 anos e quê? Pronto está bem, foi numa universidade privada. Diz que nunca viveu da política... Quando saíu dela foi trabalhar para o Ângelo Correia! É ver se este último tem algo a ver com a política ou não.

Passos Coelho 2 - O problema dele será como se posicionar no espectro político português. O PS está no Centro-Direita. O PS roubou-lhes a ideologia. O PSD à esquerda não pode ir. Só se for mais para a direita, mas aí o filão é explorado pelo PP. Complicado.

Páscoa - Aí está ela. Altura para os Clero-terra-tenentes deambularem pelas ruas do Seixo e não só. Nunca ninguém se pergunta porque é que são sempre os mesmos? Olhem que são mais de 700 habitantes.