terça-feira, 5 de março de 2013

Vidas em Mira em Março e breves leituras "retrasadas" (jornais anteriores, vá) de Voz de Mira e Jornal Gandarez 1:


Jaquinzinhos - A ser verdade o que Damas D'Areia diz na Voz de Mira (14 de Fev), que ingleses, franceses e alemães pescam carapau para fazer farinha (tipo fidalgos) e nós pescamos porque o comemos, (com 2012 sendo um ano de abundância dele), há algo que não anda bem no ministério da Assunção Cristas...

Mar adentro - Não se trata do filme espanhol de de 2004. Realmente o mar está a ficar perto da duna ali no Norte da Praia de Mira. Vê-se pelas fotos... E o mar estava manso... E já que se fala em Assunção Cristas...

Centro de estudos do PSD de Mira 1 - Ui, aquilo é que fervilha de ideias. Parece uma garrafa de água do Vimeiro quando não é aberta devagarinho... O jornal do lado não publica nada dos homens? Andam os homens a estudar e só a Voz de Mira lhes deixa apresentar o trabalho.

Centro de estudos do PSD de Mira 2 - Fiquei a saber que em Vagos duas unidades industriais (Riablades e Plafesa) garantem perto de 1000 postos de trabalho. É obra.
Eh pá, deixem cair alguma coisita ali na zona industrial de Mira. Até fica a 500 metros do concelho de Vagos e tudo...

Escola "primária" dos Carapelhos - Uma confusão, mas já vejo se percebi a situação...

Feijoada do Entrudo - A ver se não me esqueço de apontar a receita da Voz de Mira, para fazer a minha.

Voz de Mira - À pergunta "Como avaliam a importância do movimento associativo na vida cultural, recreativa e desportiva do concelho de Mira?", qual era o objectivo da resposta? Dizer se a importância, relevância e contundência tem sido positiva, ou negativa? Se as associações têm sido bem apoiadas pela autarquia e se aproveitam bem os recursos?
É que a importância das associações já sabemos nós que é enorme por várias razões, blá blá blá.

idas em Mira em Março e breves leituras "retrasadas" (jornais anteriores, vá) de Voz de Mira e Jornal Gandarez 2:

Escola dos Carapelhos 2 - Portanto, a câmara necessita do apoio do QREN, mas não teve luz verde da DREC. No entanto têm verba para requalificar o pólo educativo. Qual pólo, o dos Carapelhos? Ou seja, podiam ter passado sem o QREN, porque até têm verba, mas não quiseram porque o governo não garante aquilo aberto durante 4 anos. E o governo garantiu que as outras escolitas do concelho que foram intervencionadas, estariam abertas mais 4 anos? Ah, devem ter tido luz verde do QREN e da DREC. Confuso? Ai e tal, quadros interactivos, internet móvel mas aquecimento da idade da pedra. Pronto, vá, isto são as novas correntes pedagógicas. Quem quer explicar o porquê da câmara pagar à junta dos Carapelhos para os meninos usarem o espaço para almoçar?? Tenho de ser eu?
Não vão estar a gastar 50/60 mil (3 vezes aquilo que pagam por ano ao advogado) em obras para aquilo fechar depois, né?

Scarface - O personagem do filme, escumalha oriunda de Cuba, fazia certos trabalhitos sujos, a soldo. E pronto, faça-se a ligação a Mira.

Está difícil - a explicação sociológica para praticamente não haver nos BVM, "voluntários" oriundos dos Carapelhos, Corticeiro de Baixo, Seixo, Cabeças Verdes e Marco Soalheiro. Alguém tem coragem de tecer a teoria ou tenho que falar com o Boaventura Sousa Santos ou até mesmo o António Barreto?

O camião novo - A Voz de Mira explica: 85% da verba do novo combatente de fogos, vem do QREN, o resto cabe à associação mas a câmara já se chegou à frente. Resta saber se depois devolvem parte desses 15%.

Avenças - Quem distribui delas de 2 mil por mês em part time, tem que usar muito Listerin para poder falar em políticas de apoio sociais. Está percebido?

Centro de estudos do PSD de Mira 3 - Apanhei estes números assustadores: há 776 mirenses inscritos nos centros de emprego, 20% da população activa. Desses, 116 inscreveram-se só em Janeiro de 2013. Para não contar com a malta que trabalha "ao negro" e que têm empregos precários. Isto é uma realidade duríssima...

Campo de tiro - Passei ali na estrada que liga Portomar à Praia de Mira (no meio da mata) e não consegui vislumbrar o futuro campo de tiro. É por ali?
Já agora, o piso está impecável, e aquela passagem por cima da vala, sem gradeamento lateral, é mundial.

Forças vivas - Adoro quando o Seixo escreve sobre forças vivas. A expressão é catita. E seção de futebol é giro. Mas pronto, o novo AO, assim o quis.

Parques infantis - São assim tão importantes e potencialmente usados? Pensava que era só para enfeitar e completar quadros de bombas de gasolinas. É que achava que só o russo Karyaka que jogou no Benfica, se importava com isso.
Cá para mim isso são modernices, a garotada quer-se é fechada em casa com uma tv ligada à cabeça.

Ofícios - Aqui não é sinónimo de profissões. São aquelas coisas que as Juntas do Seixo e Carapelhos se fartam de mandar para a câmara e que são tão respondidas e tidas em conta como o amor do muçulmano por carne de porco.

Actas - da assembleia municipal ou lá o que é? Há lá bronca, é?

Conversas com pessoas de fora

-Olha cá, não é um bocado perigoso não haver umas grades ao longo desta vala?
-Perigoso, como?
-Qualquer criança pode cair ali... Para não falar de cegos...
-Oh, anda cá ver a profundidade daquilo... Estás a ver? É baixinho...
-Está bem, mas daquele lado da margem, nem sequer tem nada. Daqui ainda tem uma fiada de 20 centímetros... Ali nada... Não ficava mal um gradeamento de 1 metro de altura.

Conversas seixenses, no centro do Seixo:

-Eh pá, porra, que cheiro é este?
-Deve ser das fossas... É o saneamento básico que tu tens...
-Ah...

Nota: não sei onde vão buscar estes guardanapos, mas não estão um bocado desactualizados? Ridiculamente infantis... Até uma pessoa de fora topa isso...
Bem, se for para festas de aniversário de crianças, tudo bem...