terça-feira, 2 de julho de 2013

Oferta de emprego para a Junta de Freguesia do Seixo

Comissões concelhias do PS e PSD e independentes precisam urgentemente de forte candidato à Junta de Freguesia do Seixo.

Requisitos:
-No mínimo o 12º ano. 
-Experiência de 3 anos em cargos de "mandar", no Seixo. Mandar no pessoal que monta o palco na festa tb conta.
-Ser do sexo masculino.
-Ter mais de 25 anos e menos de 60 (a partir daí chamam-te caduco).
-Viver no Seixo há mais de 15 anos. Se não se verificar esta situação, tem que estar "amantizado", casado, ou quase casado com uma filha dalgum "f´dalgo". Não é casado com a filha dum borra-botas qualquer da "Cabeça Verde" que não tem influência na sociedade. (Factor eliminatório).
-Ter acesso à chave do Salão Paroquial.
-Ter alguém na família ou no Lar de Idosos, ou na Creche, ou na CERCI.
-Ir à missa todos os Domingos, mesmo que nem seja católico. (Factor eliminatório).
-Levar o andor na festa e participar nas procissões de alguns funerais.
-Ir ao café ver a bola, e ver jogos ao vivo de equipas que envolvam o Seixo.
-Fazer parte da ACR ou já ter sido escuteiro.
-Já ter organizado uma festa do Seixo, não como carregador de piano, mas sim como "gestor/orientador", sempre de telemóvel ao ouvido a orientar o "trabalho".
-Tem que ter a sobranceria e a altivez de se achar "dono do Seixo".
-Convém ter ligações fortes ao "Padrinho da Máfia".
- Carta de tractor e de manobrador de alfaias diversas.
- Saber contar piadas inocentes formatadas de algibeira, como os políticos, e ter o poder de mesmo não tendo piada, obrigar as pessoas a rir-se para não o desapontarem.
- Não ter filhos sem estar casado, ser heterossexual e acreditar que o comunismo é obra do diabo. (Factor eliminatório).
- Ter algum padre na família ou ser amigo pessoal dum.
- Colocar-se em bicos dos pés para organizar todos os eventos mesmo quando já ninguém tem paciência para o aturar, e ter a capacidade de ser aceite para esses cargos, mesmo quando as pessoas nas costas já não o podem ver.
- Informática na óptica do utilizador, e uso de power point em campanha.
- Saber dar palmadinhas nas costas e utilizar o sorriso falso para resolver situações adversas, passando a falsa ideia da sensatez e da cordialidade.
- Forte espírito empreendedor, solidário e de trabalho em equipa.

Se reunires estes requisitos contacta a a comissão concelhia que te garanta a vitória.
Ou queres um desenho?

O cidadão exigente, ou o cidadão dormente?



Há ainda quem perde tempo com pessoas que, fundado num snobismo de bairrismo bacoco e ultrapassado, ou até mesmo juvenil (próprio das rivalidades entre terras do concelho, dos tempos da escola), confundem preocupação, exigência para quem elegemos, esclarecimento, direito à voz activa em cidadania, sinalização interventiva de pormenores que poderiam ser melhorados numa localidade, com querer mal, neste caso à Praia de Mira. Então, quando se trata de pessoas que não alcançam o conceito de que é moral e eticamente errado, fazer obras e inaugurações apenas quando se aproximam as campanhas eleitorais, é esquecer.
Ainda ontem ouvi na mesa ao lado, numa esplanada, uma rapariga dizer que a Praia de Mira é aquela que ela mais detesta. Não consegui ouvir se seria do forte vento que lá há.
Obviamente que com a potencialidade única que tem (suponho que a Praia de Mira seja uma das únicas duas praias de Portugal Continental, com uma lagoa a menos de 300 metros do mar), é do conhecimento geral, que está sub-aproveitada a nível turístico!!!
Mas com gente que não consegue eleger um candidato de dentro para fora e não um candidato impingido de fora para dentro, é um sinal alarmante de que algo lá está muito mal!!!!

Amizades e "amizades"

Quando às vezes saio à noite ou vou a algum evento de dia, dentro do concelho de Mira e nas suas proximidades, tenho um amigo de infância que, por ser uma pessoa acessível, sorridente, ter estudado em Calvão e ter jogado futebol em diversos locais, cumprimenta e é cumprimentado por dezenas e dezenas de pessoas.
Outro amigo de longa data costuma dizer quando isto acontece:
"Tu pareces o presidente da Câmara de Mira (seja ele qual for, claro), nem dás que fazer a tanto aperto de mão."
Acho que esse amigo de infância, por não ser autista, sabe reconhecer que nem todas essas pessoas são amigas, algumas são apenas conhecidos, com quem já privou em diversas situações.
Quando faço vida social em Coimbra, ou vou às compras, vou espreitar uma manifestação, vou ao teatro, vou a uma esplanada comer 3 tremoços, ou vou a uma feira qualquer, não me "consigo livrar" de ter que acenar a mão a alguém ou fazer um cumprimento cordial, sempre sem confundir amizade com popularidade.

Pelos vistos, há "jaquinzinhos" em Mira que não sabem distinguir amizades reais com amigos ou "desamigos virtuais" e, quais autistas, não sabem discernir que quando se entra num café, seja no Corticeiro de Baixo, seja na Ermida, seja nas Cabeças Verdes, e com pompa e circunstância se aperta a mão a toda a gente, seguido de palmadinhas nas costas, nem sempre significa que na vida real, essa pessoa seja aprovada e reconhecida. Não confundir a palmadinha nas costas por protocolo e cortesia, com a aceitação pura na sociedade, com 1 ou 2 desamigos no facebook.
Crescendo, vamos aprendendo estas "socialices"!

Políticas 3

PSD e PS 4 - Sou do tempo (enquanto adolescente) do desencanto ao asqueroso último governo de Cavaco Silva (1991/1995). Da covarde carga policial na Ponte 25 de Abril executada pelo inimputável Dias Loureiro, da monstruosa derrapagem do Centro Cultural de Belém, do "alcatroamento" do país e do já sabido abandono de sectores como pescas e agricultura a troco de subsídios.

PSD e PS 5 - Depois, Cavaco acaba o segundo mandato e faltam-lhe big balls para se lançar no terceiro, abandonando Fernando Nogueira à sua sorte contra Guterres e a sua sedutora música do Vangelis. Aí, ainda não votava, mas queria que o PS, ganhasse. O país estava esgotado de cavaquismo e eu não era excepção.

PSD e PS 6 - Guterres cheio de boas intenções, faz-se rodear duma corja de Armandos Varas, Sócrates, Jorge Coelhos e Vitorinos que o vão corrompendo e apodrecendo até não aguentar mais, aproveitando a deixa da derrota nas autárquicas e a triste morte da mulher, para se pôra andar.

PSD e PS 7 - Entretanto já eu votava e garantidamente não pus a cruz em Durão, Sócrates, Manuela Ferreira Leite (apesar desta, quando concorreu, se ter preocupado em não mentir na campanha e não prometer utopias).

Portanto, como um dos 3 administradores deste grupo, tendo votado em todas as eleições desde que posso, e não tendo colocado uma única cruz no PSD e PS (tirando uma ou outra eleição local), poderia dizer que não admito que se afirme que este grupo é a favor dum partido ou contra alguém. Com cerca de 1300 membros a poderem postar o que entendem acerca de Mira, logo, com a pluralidade de ideologias garantidas, apenas posso remeter essa afirmação para um atrasadorismo mental desgastado e tolhido por anos e anos de inércia de acções, quando teve a faca o queijo na mão para trabalhar e apenas consegue deixar uma imagem coma a desta fotografia.

Políticas 2

PSD e PS 2- Apesar de em eleições locais as directrizes do aparelho partidário serem relegadas apara segundo plano em detrimento das pessoas, dos lideres locais, custa-me sempre compreender como é que há gente em Mira que se revê neste governo de Passos Coelho e do seu lacaio Relvas (ou vice-versa?), assim como não acredito ser possível haver socratismo em Mira. E mesmo que fossem seguristas, onde estavam quando Sócrates ganhava eleições internas com mais de 90%?

PSD e PS 3 - Claro que não sou insensível à possível existência de uma grande figura mirense, com grandes qualidades humanas altruístas, que quer ajudar o concelho mas que para chegar ao poder, necessita do aparelho, necessita da máquina partidária, mesmo não subscrevendo nem metade de Coelhos e Sócrates/Seguros. Mas será que existe mesmo???
Ou se existe, não estará a vender a honra, quando se poderia candidatar de forma independente??

Políticas

PSD - Já aqui o disse, nunca votei em PSD nas legislativas e corto-os rentes ("céssios"), se algum dia voto em tal partido. O PSD de barões dos últimos 37 anos, não é o PSD da idosa de Bragança que cegamente vota laranja por admiração a Cavaco Silva, talvez num saudosismo de autoritarismo que cheira a mofo de outros tempos e que é revisitado sempre que tal partido não tem coragem de colocar cravos ao peito em Abril, ou sempre que verga perante a democracia do irmão Alberto João Jardim.

PSD 2 - Simpatizar por partidos não é como simpatizar por clubes de futebol. Qualquer pessoa que se afeiçoa a um clube desde a infância, ficará para sempre ligado a ele por toda a vida. É-se do Sporting porque sim, e, se ao longo da vida se muda de clube (tirando os casos de profissionais que vestiram camisolas que não as do seu clube), revela sempre algum desequilíbrio mental. Tirando as crianças, o único caso de alguém que conheço que mudou de clube, era deficiente.

PSD e PS - Portanto, ser do PSD porque sim, ou do PS porque rosa é a sua flor preferida, é de uma profundidade ideológica profunda (a ironia passa?), logo, perfeitamente natural, em pessoas pensantes, alterar a sua orientação partidária ao longo da sua vida, ou por desencanto com os lideres do partido, ou até mesmo por mudança da corrente ideológica, porque ninguém acredita que o PSD de Sá Carneiro e Mota Pinto é o mesmo PSD de Relvas e até mesmo Poiares Maduro.

Mira e afins, em Junho de 2013:

Poiares Maduro - O mirense que dois meses antes de ser ministro, sobre o programa de Sócrates na RTP disse que era algo de "Berluscuniano", na sua página no facebook, confrontado com esta situação pela Judite de Sousa, foi evasivo e diplomaticamente não se arrepende do que disse enquanto cidadão, mas enquanto membro do governo, tendo a RTP sob tutela, não re-afirmou novamente aquilo que escreveu.
O que foi dito anteriormente, tem falta de vírgulas, ou podia ter algum ponto final???

Poiares Maduro 2 - Ou seja, "sim senhor, escrevi aquilo sobre o Sócrates no facebook, não vou lá apagar nem bloquear ninguém", mas é um bocado embaraçoso continuar a referir isso, enquanto ministro.

Poiares Maduro 3 - Acreditam que ele está a ser melhor governante do que o seu antecessor, Miguel Relvas? Não era fácil!!!!

Poiares Maduro 4 - Entre várias frases com algum sentido saiu-lhe a pérola «um dos grandes problemas em Portugal é que "tudo é contestado"». E não é que ele ao dizer isto, está a contestar???

Herman José - Vem cá ao São Tomé? E o José Cid?

Vem na Voz de Mira - Os produtos da feira dos grelos são oferecidos. Ora, numa associação sem fins lucrativos, para onde vai o lucro?
Já sei o celeuma que se vai criar aqui. Faz lembrar o Seixo, na cúpula todos sabem para onde vão os peditórios, eles é que andam com o maço de dinheiro no bolso, mas se alguém que ajuda a fazer as coisas, mas que está fora da elite das decisões, pergunta alguma coisa, "aqui d'el rei!!!" Parece que ficam com medo que alguém lhes chame estelionatários!!!
Não está em causa o prestígio que a feira dá a Mira, nem a boa divulgação que se faz do concelho, pá!!!! Sabemos bem que se tem que enaltecer quem faz estas coisas por carolice.

Carapelhos - Nem um candidato ainda é conhecido??? Está difícil.

Seixo - A questão é saber se a candidatura local laranja ganha com mais de 70%.
Se sim, a candidatura à câmara pode atingir os 550 votos, ultrapassando os 451 votos que Rocha de Almeida conseguiu no Seixo há 4 anos.

Mira e afins, em Junho de 2013 (2):

Jornais locais - Abre um bar, e sai na foto uma dupla. Coincidências. Como se diz em inglês "i was in the neighborhood". Nada contra. Há é que fazê-lo em todas as aberturas de estabelecimentos comerciais. Ou então estavam só na qualidade de cidadãos anónimos que gostam dumas "mines"!

Estradas em condições - Isto de "alcatroar" estradas é sempre um empurrar de responsabilidades. É como a luta entre jurisdições entre a CIA, FBI, CBI e a polícia local americana. No caso da estrada que liga Ourentã à Póvoa da Lomba, que foi pavimentada há dias, é da jurisdição da câmara de Cantanhede. No caso da estrada da floresta a sul da Praia de Mira, é da AFN... Mas só dentro do concelho de Mira.
Algo de bom: como nunca vejo a ninguém a queixar-se da qualidade do pavimentos das "milhares" de estradas do concelho, que antes não passavam de caminhos de azinhagas, imagino que tenham qualidade. Sem ironias.

Bombeiros de Mira - Como é que é? O presidente demitiu o comandante, ou o comandante demitiu-se devido ao presidente, isso é indiferente. Txiuu, não se pode falar destas coisas, é pagar as cotas e debater na assembleia geral, pá! Metam-se na vossa vida. Chatos que só falam do que não sabem. Mas são eles próprios que lançam os comunicados na imprensa.

Poiares Maduro 5 - Ele veio como ministro, ou como filho do ex-presidente da câmara, eis a questão???? Chega a Mira, não passa cartão à câmara, não vai visitar a Pescanova, não vai beber um portito ao salão nobre, mal educado, ninguém o tratou mal. No fundo ele veio com 3 identidades: como ministro que se está marimbando para a câmara rosa, como filho da terra que vai colocar flores a um busto, e como correlegionário do PSD que vai inaugurar sede de campanhas. O chefe de gabinete dele é que é algo inábil.

Carapelhos/Corticeiro de Baixo

Se há coisa que Paulo Rangel nunca poderia dizer dos Carapelhos, é que há asfixia democrática. Numa terra em que votaram 491 pessoas há 4 anos, haver 3 listas é uma pluralidade de ideias que é obra!!!! Aquilo, um gajo faz um jantar de apoio, com mais de
150 pessoas, e o outro faz o mesmo e a terceira lista faz o mesmo, há-de haver malta que vai a pelo menos dois jantares, só para fazer lastro!!! E é de censurar? Quando era puto também comi lombo no Ria (café Lareira) e dias depois fui "morfar" ao Luso-brasileiro. "A gente tem que saber comer daqui e dali e estar de bem com todos, senão, fazem-nos a vida negra"! 3 listas??? O poleiro daquilo deve ser bem bom!!!!!