segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Ambientalices


Um leitor (anónimo, havia de ser o quê?) teceu considerações acerca da proximidade com a realidade do Seixo, do conteúdo deste blog. Este blog, tal como diz o cabeçalho, não se restringe ao espaço Seixo. Mas cada um tem a sua percepção da realidade. Tudo é relativo (que grande chavão).
Aludiu também à pretensa coragem que tenho ou não para falar da poluição no Seixo.
Coragem? Não me parece que eu tenha que possuir uma especial coragem para denunciar que se cometem atrocidades contra o ambiente no Seixo.
A questão é: eu até recebo correspondência do partido Os Verdes, mas nunca abri nenhum envelope. Não sou nenhum viciado em saúde ambiental, nem nenhum Al Gore. Faço a reciclagem que posso e quando há condições para isso. Portanto, em que é que prejudica a população do Seixo e a sua qualidade de vida, o facto de existir poluição na vala do fojo pelas poderosas batatas? É preciso dizer de onde vêm? E em que é que prejudica as pessoas se a lagoa dos palhais e outras valas têm a visita de cisternas de detritos (por tractoristas que nem são do seixo;)? E por haver à entrada do escuteiros, um tubo que vem directamente das batatas, sem tratamento?
Isso é importante? Não me digam que o cheiro é insuportável.
Tudo se trata da velha questão de saber equilibrar o desenvolvimento económico com a preservação do meio ambiente. As coisas têm que se processar duma maneira sustentada, para não prejudicar a natureza. Cabe ao povo escolher o que é que prefere: emprego ou acabar com o resto das valas?

10 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro Seixomirense tenho de lhe apresentar as minhas desculpas publicas e isto, porque me enganei em relação à sua pessoa; sempre pensei que o senhor dadas ás suas caraterísticas contrarias a tudo e todos seria também contra a poluição selvagem que está a acontecer no Seixo ( feita por gente que só vê o lucro fácil) e que estaria disponível para lançar um debate que sem crucificar ninguém podia tentar resolver esta suja questão; E não estando o senhor disponívelpara colaborar, dei comigo hoje de manhã na pastelaria do seixo a desabafar com um amigo dizendo-lhe a minha pena de o seixomirense não aderir, em boa hora o fiz pois fiquei elucidado sobre o desinteresse do senhor à questão ambiental, propriamente dita a vala do Fôjo; então nã é que o meu amigo me disse que o senhor seixomirense era primo duo poluidor; fiquei sem voz por isso não faço mais comentários , cada um tire a elação que entender...um abraço
MV

Anónimo disse...

Se houvesse saneamento as coisas iriam ser diferentes?

Não existem fundos para estes casos?

Existe interesse por parte dos donos das "fábricas" em colaborar na extinção desta poluição?

JAG

seixomirense disse...

Sou primo do poluidor? Assim já me baralharam, fiquei sem saber quem é o poluidor. Quanto às questões ambientais, estava a ser irónico!

Anónimo disse...

Quanto é que ficou o seixo??

Anónimo disse...

Tá bem abelha, pica aqui a ver se eu deixo...
este seixomirense é só bla bla bla

Anónimo disse...

"Go ahead, make my day"
O canário.

Anónimo disse...

É lamentável que tenha essa opinião acerca dos maus cheiros e de por em causa a saúde publica!!! única e exclusivamente por criar emprego.... Meu caro ficas indignado com a câmara de ter 4 ou 5 vereadores, a câmara tacho ou não como tu apelidas dá emprego a quantos funcionários?? relembra-me lá? que as obras do salão não foram a concurso publico, mas quem lá anda tem uma firma e deve dar emprego a ... x pessoas do Seixo; não te tira o mérito de levantares a questão, como as contas da festa de 2008 não foram apresentadas, como também que as contas da ACR não são clarificadas pelas suas secções... mas tornares publico que temos que viver com este tipo de situações, porque tem que ser... isto não é a selva nem a ordem da vida... lamentável que assim penses..
TAG

seixomirense disse...

Eu tornei público para que aquilatem qual é a gravidade da situação! Para saber se é compatível com um país desenvolvido, para que digam se é incomomodativo, e para que digam se imsuportável ou não!

Anónimo disse...

blé blé blé blá blá blá

Nova caseta(k7)... muda pro CD... dvd...

Quem ganha é vosmecê!

Anónimo disse...

Aquilatem...Porra que palavrão...eu ´só sei que está ai uma porcaria por essas valas fora e pelos caminhos tabem , inda hoje saiu mais uma cisterna, de aquilatagem.. se é assim que se chama .... eu não sabiaum homen anda sempre a apreder ...

O VIZINHO DA VALA