terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Nicolae Ceauşescu


Nicolae Ceauşescu foi um ditador da Roménia entre 1965 e 1989. Foram 24 anos a ostracizar o povo romeno. Quando passou da presidência do Conselho de Estado para Presidente da Roménia em 1974, manteve uma posição independente em matéria de relações internacionais. Foi um dos poucos países comunistas a participar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984. Como era comunista, nos anos 70 visitou a China e a Coreia do Norte, implementando na Roménia políticas semelhantes. Teve naturalmente uma polícia secreta, a Securitate, que restringia liberdades de expressão e direitos de oposição. Esta polícia tinha milhares de membros e matou centenas de opositores, não é como a PIDE que matou 3 pessoas. Este ditador instituiu o culto da personalidade, com o título de Conducator, tendo possuido um ceptro como um rei e dando cargos políticos a familiares. Nos anos 80 começaram os problemas, a dívida externa era muita e para a pagar vendeu alimentos e medicamentos ao estrangeiro deixando o povo com fome e doente, enquanto ele vivia no Palácio do Parlamento, o maior palácio do mundo, com torneiras de ouro, o segundo maior edifício logo atrás do Pentágono e que acabou por não ser concluído tal não era o enorme custo da obra. Muitas pessoas morreram a construí-lo. (A nossa dívida externa não pára de aumentar, está tomar proporções alarmantes). Depois mandou matar mais uns protestantes anti-regime, mas a rapaziada do exército e da secreta achou que já chegava de tonterias e revoltou-se.
Em Dezembro de 1989 estava a dar à sola num helicóptero, mas apanharam-no, julgaram-no rapidamente de forma ad hoc e limparam-lhe o sebo a ele e à mulher com rajadas de metralhadora depois de os condenarem à morte. Enfim, ditaduras a sério, não eram cá democracias cristãs. Saíram só em 89 deste tipo de regime, mas a Roménia já está para nos ultrapassar em economia, acho que são mais trabalhadores, coitados.

4 comentários:

Montes de Cima City disse...

Está bem bom o seu blog.

Força.

Já agora dê uma olhadela no nosso:

montesdecima.blogspot.com

RJ disse...

A revolução romena foi orquestrada pelos serviços secretos, com o alegado apoio da CIA e KGB (nem Gorbatchev confiava nele). Começou em Timisoara (SW do país) e depressa alastrou a outras cidades.

Ceausescu na altura estava de visita ao Irão, quando chegou tentou acalmar o povo mas acabou preso com a mulher, sendo julgados e fuzilados com direito a transmissão televisiva posterior.

seixomirense disse...

O fuzilamento foi transmitido??? Nada melhor que alguém que está na Roménia para poder aprofundar estas coisas.

RJ disse...

Pior: O fuzilamento foi efectuado até acabarem as balas. Os gajos continuaram a disparar mesmo com os cadáveres no chão, inanimados, tal era a raiva acumulada.

E fala-se que a verdadeira pessoa "evil" do regime era a mulher de ceausescu...