terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Estado da Nação, parte III




Justiça? Corrupção? Nunca se viu tanta gente a mudar de vida tão rapidamente como agora! Não há obra em Portugal que não custe no fim 3 ou 4 vezes mais do que estava inicialmente previsto! João Cravinho (Ministro do Equipamento, Planeamento e Administração do Território há uns anos pelo PS) criou um plano anti-corrupção que foi excluído pelo parlamento. E correram com ele. Sobre o combustíveis no Verão, se estávamos a perder € junto às fronteiras, porque não baixaram os preços? Foi melhor deixar o € ir para a Espanha? Falamos mal de quem vende, de quem refina, de quem transporta, de quem especula mas o Estado com o petróleo ganha mais do que esses agentes todos. O Estado fica com 70% do dinheiro do petróleo. O governo diz que a pobreza em Portugal em 2004 atingia 20% da população, em 2005 atingia 19%, em 2006 era de 18%. Alguém sabe a diferença de 1% ? Que é que isso significa? Como se consegue medir isso? Desde 1990 gastou-se 160 milhões de Euros, sem contar com os impostos. O que se vê? Umas auto-estradas, uns edifícios e mais? Nem contámos com o dinheiro dos impostos (estes 160 milhões eram provenientes da UE e de outras receitas). Tem sido um saque selvagem de dinheiros públicos, soube-se no outro dia que o governo manteve parado € da UE destinado ao mistério da Agricultura e Pescas. Não o utilizou porque queria usá-lo para combater o défice. Dos últimos 4 Primeiros-ministros, um acobardou-se e fugiu, outro deu à sola para tratar da sua vida, outro puseram-no a andar e este anda a tentar fazer alguma coisa mas não sabe, não é inteligente, é um esperto. Ninguém sabe onde isto vai parar. Isto está a empobrecer mas já não é silenciosamente, vamos empobrecer com barulho, as pessoas estão-se a aperceber.


Para não dizerem que só sei de Bota-abaixo, não percam nos próximos tempos quando tiver tempo, um plano de alternativa ao SALVAMENTO do país.

9 comentários:

Anónimo disse...

assim tá bem... começar a lançar as tuas bases na politica!!!
e nada melhor que uma alternativa ao que está....

já agora, na votação ali ao lado, referes-te aos emigrantes do seixo ou do país em geral?!?! e já agora, mulheres, homens ou não interessa??

seixomirense disse...

Eu não lanço bases políticas. Emigrantes portugueses em gerais, alguns sao bons, mas há alguns um pouco desfazados da realidade. Dani? isso parece uma Daniela...

seixomirense disse...

Mas a votação não tem interesse nenhum, é só para testar para futuras.

seixomirense disse...

EStá para sair um texto sobre o lar de idosos, brevemente...

Anónimo disse...

Eu gostava de poder juntar a minha voz à tua meu amigo, talvez os dois tivéssemos mais hipóteses de sermos ouvidos até porque eu tenho um vozeirão !! e sabes porque o não faço? Porque durante toda a minha vida que já vai longa encontrei jovens como tu inconformados com as politicas, eu sei que tens razão, mas tambem sei que isso é fogo que arde sem ter chama e que se extingue logo que melhores na vida como quase todos os contestatários que eu conheci . não leves a mal amigo, e continua na tua luta, ao menos até arranjares um emprego estável onde ganhes bem a tua vida e nessa altura outros virão para transportar a chama da contestação até que um dia justiça serà feita.
Contradição? Não. Simplesmente a maneira de reagir a circunstâncias aparentemente distintas, mas igualadas pela natureza das forças restritivas, que nelas actuaram ou actuam. Se antes, devido à Censura imposta pela Ditadura, a escrita ficcional se tornara o único espaço de resistência, após a Revolução, com os desencontros e desacertos sobrevindos e o fracasso da esperada Liberdade com Justiça Social, a escrita ficcional volta a ser o único espaço que resta à luta ou que permite o verdadeiro exercício da liberdade e da consciência histórica, por isso continua equanto puderes.
Zé da Acácia

Anónimo disse...

nao sou nenhuma gaja... sou um gajo!!!

eu sei k este blog não um culto da pessoa!!! para isso vamos ao outro blog.. ai sim.. cultiva-se o EU!!!!

Anónimo disse...

há quem diga que o que cultiva o eu, se vai candidatar!!!

Anónimo disse...

bolinha agradece o blog.
ta brutal

seixomirense disse...

Compreendo a suposição do fogo que arde sem chama mas vamos lá ver uma coisa : Tenho uma das 3 melhores vidas do mundo, a par com a do Vitor Constâncio (governador do banco de Portugal), e a do Cavaco Silva (corta fitas). Sou economicamente independente com um trabalho que parece uma brincadeira, não tenho preocupações c filhos, ainda arranjo tempo para fazer cadeiras duma noite para a outra (com exames, nada dessas tretas de entregar trabalhos). Sou solteiro, é pena não ter uma vida sexual activa(é pecado fazer sexo antes do casamento).Só tenho medo de perder a saúde, isso é que é importante. Se o país não tomar um rumo, não arranjando um emprego melhor que me vou conformar. não sou corporativista nem dependo de cunhas (para já) nem de interesses no Seixo. E inspiro-me em pessoas de idade que estão bem na vida mas que ainda se preocupam com o pântano deste país, quando podiam assobiar para o lado e ignorar a situação. Continua a haver censura mas mais discreta. E há ditadura, opressão, é a ditadura de pagar créditos que subiram, mas perde-se o emprego e leva às depressões, aos suicídios, aos AVCs. Posso vir a comer da mesma pia (para sobreviver) dessa corja da corrupção mas não irei comer e calar. A luta continua, o povo para a rua!