quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Fossas sépticas e afins


Fossas negras são escavações sem revestimento que podem vir a ser responsáveis pela contaminação de poços e lençóis freáticos e pela proliferação de doenças como diarréia, cólera e hepatite. Talvez seja este o tipo de fossas mais comum nos meios rurais.


Fossas sépticas que são biodigestoras, eliminam parasitas e microorganismos causadores de doenças, não só resolvem os problemas sanitários como também garantem a conversão dos dejectos em adubo orgânico. Ao substituir as fossas negras pelas fossas sépticas, evita-se a contaminação das águas, uma vez que o processo de fermentação elimina os coliformes fecais, agentes causadores de doenças.

Esse tipo de fossa consiste num tanque enterrado, que recebe os esgotos (dejectos e água servidas), retém a parte sólida e inicia o processo biológico de purificação da parte líquida (efluente). Mas é preciso que esses efluentes sejam filtrados no solo para completar o processo biológico de purificação e eliminar o risco de contaminação.
As fossas sépticas não devem ficar muito perto das casas (para evitar mau cheiros) nem muito longe (para evitar tubulações muito longas). A distância recomendada é de cerca de 4 metros.
Saneamento básico é um conjunto de procedimentos adoptados numa zona que visa proporcionar uma situação higiénica saudável para os habitantes.
Entre os procedimentos do saneamento básico, pode-se citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, colecta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materias (através da reciclagem).
Com estas medidas de saneamento básico, é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.
Em que ponto se encontra esta questão por exemplo no Seixo? Não sei, e como já devem ter reparado, do que não domino não falo, e isso tem-se confirmado pela qualidade dos contra-argumentos que aqui surgem a contestar a veracidade do que aqui é apresentado.

3 comentários:

Anónimo disse...

... ahhhhhhhhhhh o que ele sabe

Anónimo disse...

uma boa fossa tem sido a boca de certo indeviduo que eu ca sei...
só sai merda

Quem é ele quem é?

Anónimo disse...

não é só uma, é mais do que um orador a parecer uma fossa. Já fazia falta um teclado que dissesse umas coisas de jeito. Continua