É um espaço onde se pede paciência às pessoas em geral e onde se pode expôr teorias sobre tudo o que está! Nada é tabu aqui nem há cá censuras, o que está é o que é. Melindrosos e redomas de vidro não são para aqui chamados. Também pode ter a ver com o Seixo de Mira.
terça-feira, 20 de julho de 2010
É mesmo 12º ano?
No exame de matemática de 12º ano perguntou-se aos alunos quantas bolas roxas podiam existir numa caixa, sabendo-se que nesta existem também 8 bolas azuis e que, extraindo-se ao acaso, uma bola da caixa, a probabilidade desta ser azul é igual a 1/2.
A Sociedade Portuguesa de Matemática diz que um aluno do 2º ciclo, ou seja do 6º ano, está habilitado a responder a uma perguntas destas.
Eu não diria tanto até porque o 6º ano de escolaridade deixa muito a desejar, e duvido que os meninos de 12 anos saibam português suficiente para compreender e responder a uma questão destas.
Já quando fiz o exame nacional de matemática há uns tempos, senti que o grau de exigência não era por aí além. Mas tinha os mínimos...
De então para cá, tem-se degradado ainda mais aquilo que já só era o mínimo dos mínimos.
E assim se obtêm diplomas. E assim se tem que ter respeito pelos adultos que optam por querer aprender mais.
É por isso que é delicado e não linear comparar o grau de habiltações de secundário de um jovem de 18 anos, com o mesmo grau de um adulto que frequentou outra oferta educativa/formativa.
Continuamos a liquidar uma geração de miúdos.
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