terça-feira, 9 de agosto de 2011

XIX Governo Constitucional

Passos Coelho - Com toda a conspurcação que um jotinha normalmente carrega parece que tem boas intenções para o país. Para já, diluiu-se na podridão política ao prometer antes das eleições que não mexia no 13º mês. Assim que foi para o poleiro, exactamente o contrário, escudado em "desvios colossais" anteriores. Mais do mesmo, depois "da pesada herança" e de o "país de tanga". As privatizações ao desbarato serão inevitáveis, mas aí ele sempre disse ao que ia.

Ministro de Estado e das Finanças - O homem é castiço a falar. E é um crânio. E é um Académico. Mas isso também o Teixeira dos Santos o era. As olheiras de Vítor Gaspar já se notam. Pode ser muito bom, mas é Passos Coelho quem vai determinar o quão bom poderá ser.
O facto de conhecer como a economia da Europa pensa e funciona, é uma mais valia.

Ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros - Quais negócios? Mais daqueles ruinosos, tipo submarinos? E não estou a dizer que sejam de responsabilidade de Paulo Portas. Este ministério deveria chamar-se Ministério da Relações Internacionais, porque negócios com estrangeiros, só compras.
Escolheu a pasta mais popular, menos sujeita à erosão da opinião pública. Aqui faltaram tomates a Paulo Portas.

Ministério da Defesa Nacional - Aguiar Branco tem uma pasta relativamente calma. Uma pasta de gestão. Basta ir dando de comer aos tubarões, que eles não sairão do aquário. É ir mantendo a malta da tropa satisfeita.

Ministro da Administração Interna - Já se previa que Miguel Macedo ficasse com uma pasta. A polícia não anda bem. O dinheiro não abunda. A ver vamos.

Ministra da Justiça - Paula Teixeira da Cruz tem um dos ministérios mais caóticos em mãos, (pior só o da educação). Ela promete e há muito para mexer e ela parece célere, diligente, determinada e inteligente. Pinto Monteiro e o seu marasmo já tremem.

Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares - Miguel Relvas será a argamassa que ligará todos os tijolos que são o resto dos ministros. Será um Pedro Silva Pereira, cão raivoso que ladrará assim que a oposição abrir o bico.
Espera-se que não seja tão Pedro Silva Pereira.

Ministro da Economia e do Emprego - O Sr. Álvaro Pereira poderá ter como vantagem, ter morado fora da nossa paróquia. Preparação académica não lhe falta. Não vai é ter tempo para andar a vender Magalhães e outros afins, tal é o tamanho do ministério que tem em mãos.

Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território - O exemplo job for de girls. Se me fizeres os trabalhos que te mandar, se aceitares tudo o que te disser, um dia serás ministra.
Oriunda da área de Direito, pouco há a dizer sobre a adequação da nomeação. Espero estar enganado, a bem da agricultura.

Ministro da Saúde - Sabendo que Paulo Macedo trabalhou nas finanças a recolher impostos implacavelmente, trabalhou numa seguradora de saúde e sabendo as intenções de Passos Coelho sobre a SNS, é bom começarmos a dizer a adeus ao sistema tal como o conhecíamos...
O Seixo vai ter que aguardar pelos dois médicos.

Ministro da Educação e Ciência - Parece que o Paulo Rangel tinha sido escolhido primeiro. Teve a hombridade de rejeitar pois sabia que que não percebia nada daquilo. Tirando as políticas das escolas público-privadas que vai ser obrigado a seguir, espera-se que Nuno Crato venha a ser o MVP do governo. Eu já me despedi do facilitismo nas escolas.

Ministro da Solidariedade e da Segurança Social - Pedro Mota Soares com a sua maneira peculiar de falar com expressões verbais intensas, terá que gerir uma pasta que sem dinheiro pouco há a fazer. Parece ser job for de boys (tinham que ser preenchidas as cotas do CDS-PP), mas neste acredito que haja qualidade.


Sem comentários: