quinta-feira, 29 de abril de 2010

Gente do Seixo



No dia 24 de Abril, o edifício Chiado, na baixa de Coimbra, comemorou 100 anos de história. A data foi assinalada (não só, mas também) durante todo o dia com um desfile da época. Ou seja, figurantes vestidos com roupas de outros tempos, tentaram recriar momentos com 100 anos. E quem estava lá no meio?
Um ilustre senhor do Seixo, Daniel (pode ser Neves, depois averiguarei o apelido), que tão bem representou o Seixo de Mira, entre outros figurantes, alguns vindos curiosamente das Ciências da Educação.
Tudo documentado no jornal A Cabra, um periódico com 4 mil exemplares de tiragem.

Aqui fica o registo e o link do jornal na internet. Porque o Seixo e os seixenses não se circunscrevem no Largo da Igreja Velha e nos arredores da Igreja Nova. Porque o Seixo não se esgota nas artérias principais, nem em pastéis e pataniscas de bacalhau. Porque o Seixo é de TODOS os seixenses. Porque TODOS têm o direito ao seu momento de antena. Porque, ao se incluir uns (oficialmente), se corre o risco de excluir outros. Porque ao dar-se relevo a uns, tem que se dar destaque também aos outros. Porque somos todos iguais.
Ah, falta dizer, se tiver importância, que Daniel é aluno de Antropologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
http://www.acabra.net/

Ps: Já está à disposição na internet, a acta da 2ª Assembleia de 19 de Dezembro de 2009 do Seixo, bem como o Regimento da Assembleia aprovado em 24 de Abril de 2010. Lidos por alto, ambos os documentos me parecem bem redigidos (atenção que não é a minha área nem tenho autoridade no tratamento da língua portuguesa, até porque também tenho desatenções ortográficas, não sou nenhum ministro). Mas, como sei que é uma desatenção (pois noutras ocasiões está bem escrito), no Regimento, na página 6, aparece a palavra "ás" quando deveria ser "às".
De resto, parece que temos gente mesmo empenhada a melhorar o Seixo, o que é algo que só pode agradar a qualquer seixense. Mais à frente se falará melhor desta acta.

3 comentários:

Anónimo disse...

O Maior!

Anónimo disse...

Quem fala assim não é...

Anónimo disse...

E quem é o director de "a cabra"?
Também é seixense?