segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Eleições presidenciais 2011

Até ao fim da próxima semana vou tentar estimar qual será a percentagem de votos de Cavaco no Seixo, ou seja, tentar encontrar o número certo entre 50% e 85%. Nem sei como é que não fazem um colóquio no Salão Nobre sobre o endeusamento de Cavaco. Só para se certificarem que batem em ceguinhos.
Para já, uma análise bem parcial dos candidatos.

Cavaco Silva - A caveira dinossáurica. Descrito pela diplomacia americana como o político mais popular do país, mas no entanto vingativo. Não deixa de ser estranho, já que Cavaco nem se acha político, políticos são os outros. Surgem dúvidas acerca do seu sorriso caquético. Será senil? Parece que não, porque quando Defensor Moura o encostou às cordas, mostrou toda a sua faceta de camarada que nunca se sentiu à vontade de colocar um cravo à lapela, e a faceta do primeiro ministro que menos vezes foi ao parlamento discutir com a oposição.
Democracia é uma palavra que não o deixa muito confortável. 25 anos com cargos relevantes de responsabilidades em matéria de decisão para o país, e ainda assim se acha solução para o problema. Nunca se achou verdadeiramente parte do problema. Chamou-me 3 vezes em 5 anos às 20h para falar ao país sobre assuntos importantes: a) "Os Açores não sei quê, quer mandar mais que eu" (a Madeira não o preocupa). b) "Andam a ver os meus mails, e não sei se me andam a escutar". c) "Eu aprovo o casamento gay, mas contra a minha vontade". Se isto é o presidente dos portugueses, então os apoiantes devem ser atrasados mentais.
Sobre os dinheiros desperdiçados da UE nos anos 80 e 90, nem vale a pena falar, só não percebeu ainda quem não quis.


Defensor Moura - Ex presidente da câmara de Viana de Castelo e deputado do PS. É político. Não vale a pena esconder. Acabou com as touradas em Viana, mas ainda assim deve ter guardado os tomates dalgum touro porque foi o único que os teve, para pôr em cima da mesa o caso BPN no debate com Cavaco Silva.
Já foi autarca e incrivelmente, ainda não veio nenhum caso a lume sobre podridões nos seus mandatos. É obra. Pelo menos parece ser um homem sério. No Seixo poderá ter 2 a 4 votos.

Francisco Lopes- Obrigatório. O PCP sempre apresentou um candidato às eleições presidenciais e desta vez não abriu excepção. É pouco conhecido mas tem um discurso sério, sóbrio e seguro. É um bom treino para se tornar líder do partido. Mas não chega para ganhar votos num Seixo não secular e paroquiano em que os padres passaram a ideia durante anos de que os comunistas são maus e comem criancinhas ao pequeno almoço. Há mentalidades tacanhas difíceis de moldar. Às vezes esquecem-se que Jesus foi o primeiro "comunista" do mundo.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Nem sei como é que não fazem um colóquio no Salão Nobre sobre o endeusamento de Cavaco."
Por acaso até fizeram... Não viste os cartazes? Parece que foi ontem.

«Chamou-me 3 vezes em 5 anos às 20h para falar ao país sobre assuntos importantes: a) "Os Açores não sei quê, quer mandar mais que eu" (a Madeira não o preocupa). b) "Andam a ver os meus mails, e não sei se me andam a escutar". c) "Eu aprovo o casamento gay, mas contra a minha vontade".»
Esta está divinal resume 5 anos de mandato de forma excelente.
O meu problema é que nenhum dos outros é verdadeiramente alternativa...