quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Questões mirenses

Um anónimo (que pena estarmos num mundo em que as pessoas ainda não podem expressar a opinião) saiu-se com esta que eu vou indicar a seguir. Mas primeiro há que recordar um artigo da nossa Constituição, que nunca é de mais focar!

Artigo 37.º
Liberdade de expressão e informação

1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.

2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.

in Constituição da República Portuguesa.


Dizia então o anónimo:


«OS VIRA-CASACAS

Assembleia Municipal aprovou orçamento da Camara de Mira para 2012, com os votos contrários do PSD, com exceção do presidente da Junta de Freguesia do Seixo, Albano Lourenço, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal de Mira foram aprovados pela Assembleia Municipal que reuniu na sexta-feira dia 30 de Dezembro. 

Os vira-casacas são, na verdade, pessoas que desprezam os valores éticos, morais, políticos e culturais. Os preceitos por eles admitidos são os que lhes viabilizam vantagens pessoais, não importando os meios pelos quais colocam em prática, embora sabendo tratar-se de atitudes reprováveis.»


Resposta:
É pena, mas é verdade, na nossa democracia, quem está na oposição normalmente vota sempre contra! A questão da disciplina de voto é um dos maiores entraves à nossa democracia, mas é difícil de combater. A questão é, porque é que o representante em causa votou a favor (nem se absteve!)?
E se o homem realmente concordou em consciência com o Orçamento? Pode ter acontecido!
Até demonstra independência votar desalinhadamente. Mas, e se há razões pouco claras por trás? Não sei o contexto, nem conheço o tal Orçamento. O normal seria ter votado contra, mas não deveria ser normal, nós acharmos que votar contra é natural. Porque se a democracia funcionasse, às vezes, a oposição também votaria a favor!
Praia de São Torpes, Sines.
É uma questão de alguém aprofundar o porque da direcção deste voto!

4 comentários:

Joao Luis Pinho disse...

Talvez porque com esse voto conseguiu algo para a sua freguesia...
Fez assim pelos seus, por aqueles que nele votaram. Ou não!

Anónimo disse...

Conseguiu algo para a sua freguesia ou para ele?!

seixomirense disse...

Ahhahahaha. Que posso dizer?

Anónimo disse...

Não admira que os políticos hoje digam uma coisa e amanhã digam outra. Este é mais um que vai ao sabor do que lhe parece ser mais interessante. É bom que se perceba que estes senhores não são mais do que “vira-casacas”, dispostos a mudar de opinião como quem muda de casaco, com um único objetivo: não de ajudar aqueles que nele votaram, mas de manter o seu posto nos diversos órgãos da política. VIVA OS TACHOS!!