domingo, 14 de dezembro de 2008

O português honesto girassol




Carta aberta aos emigrantes:


Olá emigrantes portugueses, eu sou o Albano tenho 25 anos e transformo-me em vegetal de 3 em 3 meses, ou seja faço como um girassol, tenho clorofila, realizo a fotossíntese e vivo do ar e do sol, consigo estar 1 mês sem comer e beber. Ganho o ordenado mínimo, 426€, mas como bom português, com os descontos feitos recebo 376€. Trabalho 8h por dia numa fábrica de calçado em Felgueiras há 2 anos, mas acho que está a fechar, os sapatos são os melhores do mercado (temos alguns pedidos da Itália, mas os chineses estão conseguir vender calçado fraquinho mais barato). Tenho o 9º ano, sou uma pessoa culta e até ando num CNO (centro de novas oprtunidades) a ver se me dão o 12º para passar a ganhar mais e quem sabe subir na hierarquia da fábrica (o Sócrates é um génio e deu-nos essa possibilidade). Não fumo e não bebo, não uso brincos logo não sou drogado (as drogas são caras). Sou honesto, não vejo filmes nem saco música da internet, não gasto € em cafés nem cerveja, consumo pouco e espero sempre que algum amigo pague por mim, porque sou simpático e boa companhia. Nunca adoeço nem gasto € em medicamentos. Os meus pais são emigrantes e eu como amo Portugal fiquei cá, mas não temos casa própria, por isso gasto 100€ de renda por um T1. Não sou casado nem tenho filhos. Vou à missa todos as semanas e deixo 5€ nas ofertas. Gasto 30€ para a luz, 25€ para água e gás, 5€ para o telemóvel, ando a pagar um computador portátil 50€ por mês com internet incluída, sou amigo do ambiente, só transportes públicos 20€. Sou muito asseado, gasto 12€ em higiene pessoal, mas não compro papel higiénico, está caro, lavo-me no bidé. Mas não sou um bicho do mato, sou interessante e culturalmente eclético : de 3 em 3 meses compro um cd 15€ (este mês foi dos Deolinda, vale a pena), vou ao clube de vídeo 5€, compro uma peça de roupa 20€ (não é da feira dos ciganos), vou a um museu 5€, vou ao teatro 8€, compro todos os dias o jornal O Público 30€, vou ao cinema mas levo sempre uma cachopa diferente 10€, vejo um concerto ao vivo 8€, vou ao baile da matiné do Domingo e bebo 2 laranjadas 5€ (só de 3 em 3 meses), compro um livro 5€, compro uma garrafa de vinho de cada zona do país 8€ (para conhecer Portugal), vejo um jogo de futebol em casa do Felgueiras 10€ (já la jogou o Sérgio Conceição, e o Jorge Jesus a treinador). Às vezes faço um bolo mas a presidente da câmara, Fátima Felgueira, ofereceu-nos a todos uma batedora eléctrica, eu votei nela. Só faço amor 6 vezes por mês, mas como ja não tenho dinheiro peço 5€ emprestados a 1 amigo para os preservativos. Este mês não comi nem bebi mas ao menos amor tinha que fazer! Quando tenho um casamento não vou ao copo de água para não dar prenda e não tiro fotos para ninguém provar que lá estive. Já consegui até agora ter em meu nome uma bicicleta, uma tv e um telemóvel e um auto-rádio (só me falta o automóvel), a minha próxima aquisição além do portátil vai ser um micro-ondas. Ainda não decidi se voto PS ou PSD para o ano que vem, depende do que o Marcelo Rebelo de Sousa disser. Tenho um vida tão boa, emigrantes, de que estão à espera para voltar a Portugal?

6 comentários:

Anónimo disse...

gosto do mapa de portugal!!!

como defensor que és da extrema direita, não colocas a hipótese de votar no portas?!?! ou votar ainda mais à direita?? portugal não é só ps e psd!!!! esses sim... os abutres do nosso país!!!

seixomirense disse...

A vodka era da mais barata,mas era3.90€ as duas! Talvez votasse no PDN para varrer um certo lixo.

Anónimo disse...

a vodka era do mais fraco de todos os tempos!!
nunca mais...

seixomirense disse...

Enganei-me,afinal é PND. Mas atenção ao Manuel Alegre.

Anónimo disse...

sim.... o alegre anda mortinho para fazer um partido!!! se ele fizer... meto a hipótese de levar uma cruz minha...!!! isto tem k levar uma revolução. extrema direita sempre!!!

Anónimo disse...

e pk nao pôr uma foto do seixo???eu sei k a praia do seixo é nossa, e que akilo qualquer dia vai ser anexado ao seixo... mas ficava melhor uma foto do seixo!!! em vez de teres ai o borrachola do costa no meio dos pescadores..!!!