sábado, 29 de maio de 2010

Direito ao contraditório





O Seixomirense certamente que se enganou na data de publicação da revista Sábado. Provavelmente, e tendo em atenção ao conteúdo, a revista em questão terá sido publicada em 27 de Maio de 1910 e não em 27 de Maio de 2010.

No entanto, a estar correcta a data registada no comentário (27MAI2010), resulta claro desta notícia de que estamos, de facto e mais uma vez, perante mais um triste caso de publicidade enganosa no que ao nosso concelho de Mira diz respeito.

A que fonte (só pode ser de águas inquinadas), vai esta gente “beber” a informação?

Peixe apanhado nas redes que os bois arrastam lentamente pela praia? …

Casas de madeira (serão os apoios de praia)? …

Palheiros sobre as dunas (serão os pavilhões de apoio à Xávega)? …

E por falar em palheiros, o Seixomirense certamente não levará a mal que aproveite a oportunidade para, em breves linhas e em jeito de direito de resposta, responder aos dois anónimos que “botaram” comentário ao artigo aqui publicado em 04 de Maio de 2010, “O Turismo… Ou então não”. Em quatro tempos:

Quanto ao primeiro Anónimo, o Quarta-feira 05 de Maio de 2010, devo esclarecer o seguinte:

1º. Tempo – A dada altura, escreve o Anónimo Quarta-feira 05 de Maio de 2010: “Pela lógica, creio que o problema não estará simplesmente na gestão camarária. E questiona, Para que servem as Juntas de Freguesia?

Meu caro Anónimo Quarta-feira 05 de Maio de 2010, nem lhe passa pela cabeça a quantidade de vezes que já dei comigo, em parceria com os meus botões, a pensar nessa questão: Para que serve a Junta de Freguesia da Praia de Mira?

O que lhe posso dizer meu caro Anónimo Quarta-feira 05 de Maio de 2010, é que nos termos da legislação que regulamenta esta matéria (mais exactamente nos termos do artº. 34º., nº.4, alínea c) da Lei nº. 169/99 de 18 de Setembro, com a nova redacção que lhe foi dada pela Lei nº. 5-A/2002 de 11 de Janeiro - Compete à junta de freguesia no âmbito dos equipamentos integrados no respectivo património) a Junta de Freguesia da Praia de Mira, serve, imagine o Anónimo Quarta-feira 05 de Maio de 2010, apenas e só para… Gerir, conservar e promover a limpeza do cemitério!!!

A Junta de Freguesia da Praia de Mira, não serve, valha-nos Deus Nosso Senhor, nem para mais um cisco… repito, apenas e só para Gerir, conservar e promover a limpeza do cemitério!!!

Se o Anónimo Quarta-feira 05 de Maio de 2010, quiser saber se a Junta de Freguesia da Praia de Mira gere bem, conserva bem e limpa bem tão nobre equipamento, basta-lhe por lá passar e tirar as (mais que óbvias) conclusões.

2º. Tempo – Quanto ao “reino” dos prazos da Videira Sul, mesmo ao lado da bela Barrinha, sugiro ao caro Anónimo Quarta-feira 05 de Maio de 2010 que (para ficar bem ciente daquilo que penso sobre esta matéria) dê uma vista de olhos, na parte que interessa, ao artigo publicado neste mesmo blogue em 22 de Fevereiro de 2010, Mirenselices.

3º. Tempo – Quanto ao convidar o presidente da RT centro… para tomar um “copo” no palheiro que aí ajudou a construir”, devo dizer-lhe o seguinte: Partindo do princípio que o caro Anónimo Quarta-feira 05 de Maio de 2010, está a insinuar/afirmar (para mim não está clara a sua intenção) que eu tenho alguma coisa a ver com o palheiro, leia, com toda a atenção, o que passo a escrever:

O meu nome é Milheiro… João Milheiro e nada, RIGOROSAMENTE NADA, tenho a ver com o dito palheiro (belíssimo por sinal). Deste modo, não estão nos meus princípios convidar seja quem for para uma propriedade que é privada e da qual não sou proprietário (mas, confesso, gostava de ser).

4º. e ultimo Tempo - Quanto ao segundo Anónimo, o Anónimo Quinta-feira 06 de Maio de 2010, quando escreve “Boa Boa… Ò sr. Milheiro atão os pés de barro ainda sa partem homem de dus” (deve ser em linguagem parcialmente codificada com certeza), devo dizer-lhe o seguinte:

Tendo em atenção a todo o exposto, o caro Anónimo Quinta-feira 06 de Maio de 2010, certamente não levará a mal (e se levar, adivinhe lá de quem será o problema) que lhe responda do mesmo modo que o sr. Engenheiro nosso primeiro respondeu, vai para uns tempos e durante um debate parlamentar, ao deputado Francisco Louça do Bloco de Esquerda:

Pés de Barro… Tem a tua tia pá!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Afinal há bois!


Afinal há bois nos areais da Praia de Mira. Pelo menos é o que o suplemento da revista Sábado de 27 de Maio de 2010 nos diz.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

O que está é o que é...


Misturas na ACR Seixo - Neste momento apresenta em 1ª página do seu site a divulgação do Jantar da Secção de Futebol. Muito bem, é adequado, é uma secção da ACR. No outro dia aparecia na abertura do mesmo site a notícia de que o Bispo de Coimbra tinha estado na Igreja do Seixo a rezar pelas vocações. Estranho... Não vejo em que é que isso está relacionado com quaisquer das secções e actividades da ACR (que atenção, neste caso não é Acção Católica e Rural). E já não é a primeira vez que este tipo de misturas acontece. Temos de compreender, há que alimentar a pesporrência de alguns.

Jantar do futebol - E por falar em ACR, realiza-se este fim-de-semana no restaurante Lareira, o jantar da comemoração dos 30 anos da secção de futebol. Claro que a comemoração acaba por ser um pretexto para a angariação de fundos. Se fosse noutra terra, a malta poderia começar a ficar farta de tanto peditório, sobretudo num tempo em que grande austeridade económica se avizinha. Mas como estamos no Seixo, o pessoal entra na onda, com sorriso na cara e tudo, que ninguém quer ser excluído socialmente. Uma pseudo-exclusão, vá! Só na cabeça de jactantes.

Jantar de futebol 2 - Não dá, há quem tenha de trabalhar, e com a última notícia recebida de que tenho que pagar 25 euros às finanças (direcção geral de impostos) até à semana que vem, torna-se impossível. E ainda tenho de pagar as cotas da ACR (mais 10 euros).

Jantar de futebol 3 - Ganho bem mas não me posso engalanar em novo rico, até porque as despesas são muitas. E pensando bem, o marido, a mulher e o filho, são mesmo 60 euros? Dá para pagar a conta da EDP. Bom jantar.

Essa é boa - A colocação do NIB da ACR na internet para fazer o pagamento das cotas. Prometo que quando passar por um multibanco regularizarei a situação.

Papa - Sócrates chamou-o de "sua eminência". Será correcto?

Exames de aferição da 4ª classe - O extermínio da próxima geração. Não contam para nada, mas é uma forma de indicar às escolas e aos alunos, qual é o nível de exigência que se pretende.
http://www.min-edu.pt/np3content/?newsId=2079&fileName=pa_matematica_1ciclo.pdf

Bons tempos!

Mas que ainda não acabaram, a avaliar pelo último Porto-Benfica.
Grandes anos 90!

Um gestor de recursos humanos também é isto

Mourinho pode ter alguma jactância, mas não o impede de criar um ambiente de respeito e de admiração mútua dentro dum grupo de pessoas. A prova é esta despedida ao seu jogador Materazzi.

Portugal profundo

Atenção, isto passa-se mesmo em Portugal.
Podem ter uma opinião contra a interrupção voluntária da gravidez? Podem! Não podem (não deviam) é fundamentá-la nos actos do Hitler! É de atrasada mental. Envergonha todos os que querem preservar a vida humana. E envergonha-me enquanto católico.
Hitler não matou os filhos? É verdade! Mas tinha mesmo filhos?
A última frase da última entrevistada é de classe mundial.
Esta gente tem horário de trabalho?
Tenham paciência.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

A acta da 2º assembleia do Seixo



A reunião foi a 19 de Dezembro a um Sábado. Apesar de o seixomirense não ter podido estar presente, felizmente disponibilizam a acta para qualquer cidadão poder conferir do que se tratou.
E tratou-se de quê?
Um dos membros da assembleia propôs que o secretário e o tesoureiro da Junta se sentassem à mesa. Os restantes membros concordaram com o cordial convite feito. A razão? Talvez por uma questão de inclusão de todos na reunião. No entanto, os dois elementos da Junta não aceitaram plenamente a proposta e apenas se aproximaram das imediações da mesa. É como imaginar um grupo de amigos que está à mesa dum café e vendo que na mesa ao lado estão duas pessoas suas conhecidas, lhes perguntam se não se querem juntar a eles. Do outro lado a resposta é algo titubeante, nem sim nem não, apenas arrastam as cadeiras um pouco para não parecer que declinaram o convite. Ou então são aqueles sujeitos que ficam em pé, por trás das pessoas que estão sentadas a jogar à sueca. É uma forma de controlar a situação mas sem serem acusados de ingerência ou intrometimento. Deve ter sido qualquer coisa patusca, uma situação destas numa reunião.
Tudo bem que não têm direito a voto, mas ninguém os comia se tivessem aceitado o convite.

Foi sugerido que o site da Junta não devia ter publicado os resultados eleitorais. Compreendo em parte as razões. Mas, ainda assim, onde seria mais adequado a divulgação dos resultados oficiais das eleições da Junta, do que no site oficial da mesma? Não vejo onde. Aliás, se os horários das missas lá aparecem, bem como as farmácias de serviço, não faz sentido não estarem lá contemplados os resultados das votações.

Sobre a promoção das entidades comerciais e económicas da terra, concordo com o facto de ser algo melindroso porque corre-se o risco de deixar alguém de fora... Aliás, como tantas vezes acontece noutros sectores. No entanto, aos comerciantes e empresários que estejam interessados em promoverem-se no site, não se deve fechar totalmente a porta. É estudar as contrapartidas.

O facto de que alegadamente as actividades das comemorações dos 25 anos da Freguesia não estarem muito bem descritas, estar relacionado com o facto de que as actividades serão desenvolvidas em colaboração com o Conselho do Seixo é uma boa explicação. Se tivermos em conta que o Conselho do Seixo se assemelha a uma Maçonaria (destas duas organizações sabe-se pouco) pode-se perceber o porquê das actividades comemorativas não estarem bem especificadas.

O pormenor de alterar a frase "seis votos a favor e três contra a Lista A" para "seis votos a favor da Lista A e três a favor da Lista B" é delicioso. Pode não se gostar de Freud, mas se ele estivesse vivo, seríamos todos forçados a concordar que a primeira frase é um acto falhado, um lapso freudiano. Há ali manifestações recalcadas que já tiveram oportunidade de serem libertadas num processo de catarse noutros dias... Ou noites.

Sobre a preocupação ambiental, nada a dizer. Tudo muito positivo. Está bem vista a situação de que há muitos emigrantes que não podem proceder à limpeza de valas dos seus terrenos.

Sobre a ausência de referências ao saneamento básico no plano de actividades para 2010, não me sinto surpreendido. O Seixo não é nenhum meio urbano. Mas quando mais à frente leio que no Seixo há "esgotos deitados para a via pública", só me vem à cabeça que deve haver zonas no Seixo que vivem na Idade Média. Afinal não há só uma espécie de feudalismo. Há mesmo esgotos na rua. À boa maneira do século XIII. Será que as edificações nessas zonas também são do estilo gótico? Ou românico?
É chamar alguém da engenharia geotecnica e geoambiente para ver se é exequível o saneamento básico! Será mesmo necessário o saneamento básico?

Partilho das mesmas questões construtivas dos elementos do Movimento Mais em relação ao plano de actividades. Sobre a pertinência da realização duma Assembleia Magna, é ridículo o argumento de que é mais fácil auscultar a opinião de um representante de cada associação do Conselho do Seixo. Isso é a mesma coisa que dizer que o povo do Seixo não é cívico, não sabe exercer a cidadania, não sabe falar na sua vez. É dizer que o POVO não é em modo de estar numa Assembleia Magna, de intervir quando lhe dão a palavra e de ouvir quando lhe pedem para desenvolver uma escuta activa.

Quanto à marca Seixo, pouco a dizer até porque ela já circula por aí. Quem tiver olhos que veja.

De resto, as luzes de Natal estavam boas, os parques infantis são da competência da câmara de Mira, vai-se tentar falar com não sei quem a ver se se pode vender medicamentos no Seixo, tem que se fazer pressão à câmara para financiar devidamente a Junta para se poder implementar o plano de actividades, o piso do Poli-desportivo está fracote e o plano foi aprovado com 5 votos a favor e 3 abstenções. É só fazer a correspondência entre os votos e as cores. A declaração de voto não está mal argumentada. Ah, o PS também falou durante a sessão.
O saldo (não é o do telemóvel) ia em Novembro em 49500 euros para 39500 euros. Ou seja, restavam 10 mil euros.

O Regimento da Assembleia foi aprovado e daqui a uns meses há mais.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Deolinda em Coimbra

Hoje no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra. Às tantas os bilhetes já esgotaram.
A música nova "Um contra o outro" não fica atrás das anteriores do antigo albúm, e a Ana Bacalhau além de ter boa voz, está cada vez mais bonita.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Bateu-se no fundo.

Quando em 1994 um grupo de estudantes mostrou o rabo à ministra da educação Manuela Ferreira Leite, para reivindicar o fim da Prova Geral de Acesso ao ensino superior (PGA), temia-se que a juventude portuguesa tinha batido no fundo. Foi denominada a geração rasca. Hoje, aqueles jovens são adultos que trabalham a recibos verdes e pensam em ter filhos quase aos 40 anos.
Parece que nos anos 90 não se tinha batido no fundo.
Que esta garota não goste de raparigas que deixam que se veja o fio dental, nada contra. Agora gostar de "gajos" que usam calças no fundo do rabo, a ver-se os boxers, é de um pensamento coerente a toda a prova.
Continua assim a reflectir sobre a marca das sapatilhas.
Esta é a filha que nenhum pai deseja ter!
Tenham paciência, mas os professores não podem fazer tudo!
Deprimente.
Mais um falhanço do Sistema Educativo.

Engraçado, mas deprimente!

Porque será que este actor não arranja trabalho? Compreende-se que não há mercado de trabalho para tantos actores em Portugal, mas com a bagagem que este senhor traz, é complicado. Não conheço nem conhecia muito bem este actor, mas mesmo assim não me custou muito ver estes 25 minutos de uma mistura entre algo engraçado com algo deprimente. Será que o senhor está muito perturbado psicologicamente, ou será mesmo falta de formação (o que já não será culpa dele)?
A questão não é porque é que não consegue arranjar trabalho, é como é que já teve trabalho enquanto actor?
E confundir entrevistas de trabalho com entrevistas à Tv7dias, ou Nova Gente, tem paciência.
"Em numero 1".
"Derivado da situação."
"Coitadinha."
"Com todo o respeitinho."
"Fazer umas coisinhas."
"Acabar com a situaçãozinha".

Na semana em que o Papa cá veio...

Se são casados, não é pecado mas é crime. Aliás, é pecado porque acaba por ser luxúria fazer amor à vista dos outros.
Esta pode ser uma prova de que fazer sexo (ou amor), é uma das necessidades básicas do ser humano.
Mas assim como é crime defecar (necessidade básica) ao ar livre, também é crime fazer amor em público.
Não havia necessidade... Ainda se fosse atrás duns arbustos....

terça-feira, 18 de maio de 2010

Duro...


Carlos Queiroz – Tem algo a favor, à excepção de Quim, não se lhe pode acusar que tenha deixado de fora dos 23 ou 24 (ou 30, que confusão) ninguém que faria parte do onze titular de caras. E aí ele deixa de poder assumir culpas de ser a pior selecção (em termos de qualidade individual), dos últimos 10 anos.

Novos mestres em Ciências da Educação - Depois de passearem as suas cartolas laranjas, espera-se que sejam cidadãos úteis na sociedade e possam utilizar pertinentemente os conhecimentos adquiridos. Mas sem abusar do "eduquês", essa ideologia do laxismo e da degradação do ensino, que tanto mal tem feito ao Sistema Educativo Português.

Passos Coelho - Pedir desculpas? Tem Paciência.

Seixense – Será que no programa da Maria Elisa “Serviço de saúde” de hoje, irá aparecer um seixense?

Lar de Idosos – Qual? Obviamente, claramente!

Queima das Fitas – E o carro vencedor do cortejo da Queima das Fitas é nada mais e nada menos que o carro de Ciências da Educação. Tendo em conta que ganham sempre os carros alegóricos de medicina, é caso para perguntar, com o que é que terão enganado o Júri? Com a promessa de que vão esquecer o eduquês?

Face Oculta – Começou com a polícia a desconfiar que empresários fugiam ao fisco. Colocaram-nos sob escuta. Veio-se a descobrir que também havia corrupção. No seguimento descobriu-se a novela da compra da TVI. E tudo começou por tão pouco. Nem vale a pena pensar no que vai por esse país fora.

Chaves – Parabéns por terem chegado à final da Taça. Gosto dos meus clientes flavienses. Parabéns ao Porto e parabéns também ao Portimonense. Não faz mal nenhum 2 equipas do Algarve na 1ª Liga. Portugal não é só até Setúbal. Já agora, parabéns também ao Beira-Mar.

Casamento homossexual – Cavaco não está numa de criar ondas, para ganhar as próximas eleições há que dar pouco nas vistas. Pelo menos poupou o país ao desvio das atenções, evitou que a Lei fosse uma bola de Ping-Pong entre Belém e o Parlamento. Mas deve ter-se roído toda na sua homofobia. É casamento? É! Igual ao de todos os cidadãos? Não, porque não podem adoptar filhos. Estranho.

Vai... Vai



Professora da Playboy - A prestar serviço à escola (ou autarquia) poucas horas por semana, a recibo verde, na precaridade laboral, tal como muitos professores, quem a pode censurar de ganhar dinheiro a tirar umas fotos artísticas? Ficámos a saber que de Mirandela vêm as alheiras, o Jesualdo Ferreira e resquícios de um país parado no tempo. Já agora, quanto custa um exemplar da Playboy?

Escutismo americano - Escuteiros dos EUA querem manter secretas provas de abusos de menores. O movimento de Escuteiros da América está a batalhar em tribunal para manter em segredo um extenso arquivo de casos de pedofilia cometidos dentro da organização, segundo o jornal britânico “The Guardian”, o blog Ponte Europa e o jornal “O Público” http://www.publico.pt/Mundo/escuteiros-dos-eua-querem-manter-secretas-provas-de-abusos-de-menores_1434822. Resta saber se esses escuteiros são católicos tal como o CNE.

Estrada Nacional 109 – Está melhor. Tal como se previa, as tampas não são para ficar assim. Mas não deixa de ser penoso passar por lá. 50% da vida daquela estrada em Mira é passada no martírio (ou deteriorada ou em obras). É de louvar terem raspado as camadas de pavimento antigas.

Benfica Campeão Europeu de Futsal – Parece que não foi nada de especial, mas tem o seu quê de feito histórico.

Moção de Censura – O PCP vai tentá-la, mas será para mostrar que existem ou para alertar o país, dando um cartão amarelo ao Governo mostrando que as medidas de austeridade são um ataque à classe trabalhadora que ganha menos de 1000 euros por mês? Não passará de cócegas feitas ao Governo, já que conta actualmente com o aliado Passos Coelho que posteriormente pedirá desculpas por votar contra a Moção de Censura.

Droga em Mira – No outro dia a droga chegou a Mira, pois foi descoberta na Praia de Mira, nos arredores duma festa de música Rave. Claro que é ironia, quase de certeza que até era gente de fora, no entanto a droga não chegou a Mira apenas no outro dia.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Nunca é menos de 20 Euros



Num café do Seixo (pode estar em mais cafés), encontra-se afixado um cartaz na esperança que o dono encontre o seu estimado canídeo. Até aqui tudo bem, já agora boa sorte.
Não dá é para perceber qual será a quantia da recompensa no caso de alguém encontrar o cão, mas tudo leva a crer que nunca será menos do que uma nota de 20 Euros... Mais ou menos. Dependerá depois do estado do cão, ou do humor dos donos.

sábado, 15 de maio de 2010

à, á, às, há, ás, as



Posso compreender que no nível básico de escolaridade não se consiga distinguir estas palavras. Já no nível secundário, acho aberrante não se saber que a palavra "á" não existe. O que já não compreendo são estudantes de nível superior, escreverem a palavra "á". É sinal de estupidez, de pouco polimento no trato da língua portuguesa. É laxismo, é o eduquês, é o produto de todo um sistema de ensino que claramente falhou nos últimos 36 anos. Admite-se que no Estado Novo, poucos eram os que tinham acesso a ofertas educativas, mas os que tinham, saíam extremamente preparados. Escola inclusiva? Democrática? Para todos?
Definitivamente, sim!!!! Mas com qualidade, rigor e disciplina. Nivelada por cima.
Basta dum sistema educativo que produz uma cambada de analfabetos. Para bem de Portugal.

É desprestigiante um cartaz destes, à porta da Queima das Fitas de Coimbra.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Eu sofro bullying

Já não chegava aturar esta música em todos os jogos da selecção, agora a Orxestra Pitagóriga mudou-lhe a letra. E tem a sua piada.
Eu sofro bullying.

Guano Apes em Coimbra

Apesar da música "Open your eyes", já ter 13 anos, apesar desta banda alemã com nome científico duma espécie de morcego não produzir música há já algum tempo e dos seus membros já terem passado por vários desentendimentos entre si, aí estão eles em Coimbra com a frenética vocalista Sandra Nasic (descendente de croatas), com 34 anos a assumir o controlo do espectáculo. A não perder hoje, na Queima das Fitas de Coimbra.
Abre os teus olhos, abre a tua mente
Orgulha-te como um deus, não finjas ser cego
Preso em ti mesmo, liberta-te ao invés disso
vençe a maquina que trabalha na tua cabeça

Se há banda que tem alguma qualidade, só pode ser Guano Apes.
Entretanto tem que se ir trabalhar.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

O país anda aí...


Papa 1 - Portugal não sabe para onde se virar. E Coimbra especialmente. É muita informação em tão concentrado tempo. Ele é o Papa, a Queima das Fitas, o Benfica campeão e a convocatória de Carlos Queiroz e o IVA assim pode aumentar para 22% que ninguém repara.

Gasóleo - Ninguém repara mas cada vez que vamos às bombas de gasolina deparamo-nos com o preço do gasóleo a quase 1.20€ o litro. A seguir ao Verão de 2009 consegui gasóleo a menos de 1€. Está tudo bem.

Covilhã - Está tudo bem, mas assim é complicado pegar no carro e visitar por exemplo a Covilhã. Não é por causa da Selecção, mas aproveitava e conhecia a cidade. Isto de Mira-Cantanhede-Coimbra é um bocado limitado.

Passos Coelho 1 - Quer um corte de 2.9% nos salários dos políticos e dos gestores públicos como condição para se aumentar os impostos. Dos gestores públicos, compreendo, deviam sofrer cortes ainda maiores, agora dos políticos? Não me parece que um Primeiro-Ministro que ganha apenas 1000 contos por mês tenha que ver o seu salário diminuído. Se já assim é difícil atrair gente de qualidade para desempenhar esses cargos, mais complicado se tornará.

Passos Coelho 2 - Se o PSD não tem relações com o PS é mau, se tem, mau é. Não é que seja contra esta estreita ligação entre Sócrates e Passos Coelho, mas começa a cheirar a Bloco Central. E Bloco Central, de certeza que não é boa coisa.

Papa 2 - Muito já se tem discutido sobre a laicidade do Estado (não devemos menosprezar a grande maioria de católicos em Portugal), mas parar o país por tanto tempo por causa duma visita dum chefe de Estado, numa altura destas, é ignorar a nossa baixa produtividade.

Baixa produtividade - que admitimos que é mesmo fraca, provocando também grandes défices, mas tínhamos mesmo que ouvir o Presidente da República Checa a lembrar-nos disso, achincalhando Cavaco Silva?

Papa 3 - Papa já vi um, a 28 de Janeiro de 1985, na cidade de Mérida. Mas não foi em Espanha.

JS - Os paladinos da segurança rodoviária, muito preocupados com a sinistralidade. Operação charme na Praça da República em Coimbra. Quem paga o cartaz? És tu e eu, até quando compras papel higiénico.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

O video da motivação

Com as novas tecnologias da informação, faz todo o sentido utiliza-las em prol optimização dum plantel de futebol.
Nota: O Benfica ganhou a TODOS os 15 adversários do campeonato, pelo menos uma vez.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Era uma vez uma noite no Seixo de Mira

E foi assim que a faixa apareceu. Viva o Benfica.

O turismo... Ou então não.

Texto enviado em 27 de Maio de 2008.


Exmo. Senhor Director da Região de Turismo do Centro, Dr. Pedro Machado:

A sua atenção para a matéria ora em apreciação e correspondentes anexos que dela fazem parte integrante.
Exmo. Senhor Director, o impresso de promoção turística que está na génese deste e-mail, encontra-se, à disposição do público visitante (nacionais e estrangeiros), no Museu Etnográfico da Praia de Mira (fotos em baixo).
Para além das "imprecisões" nele constantes (relativamente à Praia de Mira e como, infelizmente, os anexos mais que comprovam), é verdadeiramente lamentável que não esteja - ainda assim - traduzido para línguas estrangeiras, nomeadamente: espanhol, francês, inglês e alemão. Se assim fosse, e dado que estamos a tratar de gentes bem mais exigentes e por isso mesmo bem mais para a frente do que nós, as reacções seriam, estou absolutamente convicto, pouco abonatórias para quem faz promoção recorrendo ao embuste, ao engano, à não verdade.
Para que Vª.Exª. fique com uma ideia mais concreta da maneira como as coisas por aqui "rolam" (devagar, devarinho e paradas), permitir-me-á a ousadia de transcrever um pequeno trecho de um documento que redigi em Abril de 2004 e que dirigi, de entre outras personalidades, ao então presidente da Câmara Municipal de Mira (Sr. Dr. Mário Ribeiro Maduro - 2001/2005) e ao Sr. Dr. João Maria Ribeiro Reigota (na qualidade de ex-presidente da autarquia na altura). Como certamente saberá, o Sr. Dr. João Maria Ribeiro Reigota, governou durante oito anos consecutivos - 1993/2001 - este nosso município de Mira voltando a ser o "homem do leme" a partir de 2005.
Esse pequeno trecho referia-se, precisamente, à zona do Parque de Merendas junto à Barrinha. Zona essa a que o impresso de promoção turística faz alusão e no sentido de induzir a quem o frequentar de que não sofrerá de arrependimentos. Então era assim:
"2004ABRIL20, 17H00, data e hora a que escrevo estas linhas. Acabando de passar pelos parques de merendas aqui existentes (pelo que se situa entre o Parque Municipal de Campismo e a Barrinha e pelo que se situa a sul do Parque de Campismo da "Orbitur") e comparando com o que existe aqui tão perto (Casal de S. Tomé de Mira, Seixo de Mira, Porto sobreiro/Olhos da Fervença - Cantanhede -, só para mencionar alguns exemplos) pergunto-me: Isto são parques de merendas? Mato com metro de altura, mesas em adiantado "estado de decomposição", equipamento de apoio às crianças perfeitamente inutilizado, equipamento de apoio à confecção de refeições inexistente num caso e praticamente destruído noutro, equipamento destinado à higiene de quem os utiliza, a não existir num dos casos e a existir muito mal no outro, enfim uma perfeita e completa desolação. É revoltante constatar, comparando com os equipamentos similares antes apontados, como uns com tão pouco fazem tanto e como outros com tanto fazem praticamente nada. Verdadeiramente impressionante. Permitindo-me destacar um desses equipamentos e partindo do principio que Vª.Exª. dele não tem conhecimento (a ter conhecimento só iria agravar a situação) sugiro que faça visita ao Parque de Merendas e Praia Fluvial do Porto Sobreiro/Olhos da Fervença, aqui ao lado no cada vez mais atractivo, e bem cuidado, concelho de Cantanhede e (não) compare. É de ir às lágrimas... tal o sentimento de vergonha e tristeza."
Quatro anos volvidos Sr. Director e a situação (pese embora as obras de requalificação que ainda hoje - 2008MAIO26 - ocorrem) pouco se alterou. E isto apesar do pequeno recinto desportivo que ali está a ser instalado (gentilmente cedido pela Federação Portuguesa de Futebol) e dos novos sanitários que a Câmara Municipal de Mira, a "convite" da Autoridade Sanitária Concelhia, ali instalou em pleno mês de Agosto do ano de 2007, tal era a vergonha que os anteriores (entretanto demolidos) representavam.
Por tudo isto Sr. Director - e acredite que é uma pequena amostra do muito de mau que por aqui vai - e pela promoção turística a qualquer preço anunciada (Bois na arte xávega? Palheiros recuperados? Parque de Merendas e Praia Fluvial dignos de visita?) aqui fica, e tanto quanto ele vale, o meu mais sentido desagrado registado.
Promoção turística sim... mas com verdade e porque a Praia de Mira MERECE que dela se diga a verdade para assim por a nu a "atenção" que lhe tem sido dispensada por quem tem tido o dever (e muito, muito tempo) de a potenciar porque, certamente concordará, atributos são "coisas" que por cá não faltam.
Sem outro assunto de momento e ao inteiro dispor de Vª.Exª. para qualquer esclarecimento adicional,
Com os meus mais cordiais cumprimentos.
João Manuel de Jesus Milheiro

Nota: entretanto o impresso de promoção turística já foi corrigido.