terça-feira, 4 de maio de 2010

O turismo... Ou então não.

Texto enviado em 27 de Maio de 2008.


Exmo. Senhor Director da Região de Turismo do Centro, Dr. Pedro Machado:

A sua atenção para a matéria ora em apreciação e correspondentes anexos que dela fazem parte integrante.
Exmo. Senhor Director, o impresso de promoção turística que está na génese deste e-mail, encontra-se, à disposição do público visitante (nacionais e estrangeiros), no Museu Etnográfico da Praia de Mira (fotos em baixo).
Para além das "imprecisões" nele constantes (relativamente à Praia de Mira e como, infelizmente, os anexos mais que comprovam), é verdadeiramente lamentável que não esteja - ainda assim - traduzido para línguas estrangeiras, nomeadamente: espanhol, francês, inglês e alemão. Se assim fosse, e dado que estamos a tratar de gentes bem mais exigentes e por isso mesmo bem mais para a frente do que nós, as reacções seriam, estou absolutamente convicto, pouco abonatórias para quem faz promoção recorrendo ao embuste, ao engano, à não verdade.
Para que Vª.Exª. fique com uma ideia mais concreta da maneira como as coisas por aqui "rolam" (devagar, devarinho e paradas), permitir-me-á a ousadia de transcrever um pequeno trecho de um documento que redigi em Abril de 2004 e que dirigi, de entre outras personalidades, ao então presidente da Câmara Municipal de Mira (Sr. Dr. Mário Ribeiro Maduro - 2001/2005) e ao Sr. Dr. João Maria Ribeiro Reigota (na qualidade de ex-presidente da autarquia na altura). Como certamente saberá, o Sr. Dr. João Maria Ribeiro Reigota, governou durante oito anos consecutivos - 1993/2001 - este nosso município de Mira voltando a ser o "homem do leme" a partir de 2005.
Esse pequeno trecho referia-se, precisamente, à zona do Parque de Merendas junto à Barrinha. Zona essa a que o impresso de promoção turística faz alusão e no sentido de induzir a quem o frequentar de que não sofrerá de arrependimentos. Então era assim:
"2004ABRIL20, 17H00, data e hora a que escrevo estas linhas. Acabando de passar pelos parques de merendas aqui existentes (pelo que se situa entre o Parque Municipal de Campismo e a Barrinha e pelo que se situa a sul do Parque de Campismo da "Orbitur") e comparando com o que existe aqui tão perto (Casal de S. Tomé de Mira, Seixo de Mira, Porto sobreiro/Olhos da Fervença - Cantanhede -, só para mencionar alguns exemplos) pergunto-me: Isto são parques de merendas? Mato com metro de altura, mesas em adiantado "estado de decomposição", equipamento de apoio às crianças perfeitamente inutilizado, equipamento de apoio à confecção de refeições inexistente num caso e praticamente destruído noutro, equipamento destinado à higiene de quem os utiliza, a não existir num dos casos e a existir muito mal no outro, enfim uma perfeita e completa desolação. É revoltante constatar, comparando com os equipamentos similares antes apontados, como uns com tão pouco fazem tanto e como outros com tanto fazem praticamente nada. Verdadeiramente impressionante. Permitindo-me destacar um desses equipamentos e partindo do principio que Vª.Exª. dele não tem conhecimento (a ter conhecimento só iria agravar a situação) sugiro que faça visita ao Parque de Merendas e Praia Fluvial do Porto Sobreiro/Olhos da Fervença, aqui ao lado no cada vez mais atractivo, e bem cuidado, concelho de Cantanhede e (não) compare. É de ir às lágrimas... tal o sentimento de vergonha e tristeza."
Quatro anos volvidos Sr. Director e a situação (pese embora as obras de requalificação que ainda hoje - 2008MAIO26 - ocorrem) pouco se alterou. E isto apesar do pequeno recinto desportivo que ali está a ser instalado (gentilmente cedido pela Federação Portuguesa de Futebol) e dos novos sanitários que a Câmara Municipal de Mira, a "convite" da Autoridade Sanitária Concelhia, ali instalou em pleno mês de Agosto do ano de 2007, tal era a vergonha que os anteriores (entretanto demolidos) representavam.
Por tudo isto Sr. Director - e acredite que é uma pequena amostra do muito de mau que por aqui vai - e pela promoção turística a qualquer preço anunciada (Bois na arte xávega? Palheiros recuperados? Parque de Merendas e Praia Fluvial dignos de visita?) aqui fica, e tanto quanto ele vale, o meu mais sentido desagrado registado.
Promoção turística sim... mas com verdade e porque a Praia de Mira MERECE que dela se diga a verdade para assim por a nu a "atenção" que lhe tem sido dispensada por quem tem tido o dever (e muito, muito tempo) de a potenciar porque, certamente concordará, atributos são "coisas" que por cá não faltam.
Sem outro assunto de momento e ao inteiro dispor de Vª.Exª. para qualquer esclarecimento adicional,
Com os meus mais cordiais cumprimentos.
João Manuel de Jesus Milheiro

Nota: entretanto o impresso de promoção turística já foi corrigido.

2 comentários:

Anónimo disse...

bem...n percebo nada de promoção turística...mas creio que tanto o parque de merendas do seixo como o do casal de s. Tomé e os parques da Praia de Mira se situam todos no concelho de Mira...
Pela lógica, creio que o problema não estará simplesmente na gestão camarária. Para que servem as Juntas de Freguesia?
E o Sr. João Milheiro porque não convida o presidente da RT centro para visitar o "reino" dos prazos da videira sul, mesmo ao lado da bela Barrinha, para tomar um "copo" no palheiro que aí ajudou a construir...

Anónimo disse...

Boa Boa...
ò sr. Milheiro atão os pés de barro ainda sa partem homem de dus