segunda-feira, 24 de maio de 2010

A acta da 2º assembleia do Seixo



A reunião foi a 19 de Dezembro a um Sábado. Apesar de o seixomirense não ter podido estar presente, felizmente disponibilizam a acta para qualquer cidadão poder conferir do que se tratou.
E tratou-se de quê?
Um dos membros da assembleia propôs que o secretário e o tesoureiro da Junta se sentassem à mesa. Os restantes membros concordaram com o cordial convite feito. A razão? Talvez por uma questão de inclusão de todos na reunião. No entanto, os dois elementos da Junta não aceitaram plenamente a proposta e apenas se aproximaram das imediações da mesa. É como imaginar um grupo de amigos que está à mesa dum café e vendo que na mesa ao lado estão duas pessoas suas conhecidas, lhes perguntam se não se querem juntar a eles. Do outro lado a resposta é algo titubeante, nem sim nem não, apenas arrastam as cadeiras um pouco para não parecer que declinaram o convite. Ou então são aqueles sujeitos que ficam em pé, por trás das pessoas que estão sentadas a jogar à sueca. É uma forma de controlar a situação mas sem serem acusados de ingerência ou intrometimento. Deve ter sido qualquer coisa patusca, uma situação destas numa reunião.
Tudo bem que não têm direito a voto, mas ninguém os comia se tivessem aceitado o convite.

Foi sugerido que o site da Junta não devia ter publicado os resultados eleitorais. Compreendo em parte as razões. Mas, ainda assim, onde seria mais adequado a divulgação dos resultados oficiais das eleições da Junta, do que no site oficial da mesma? Não vejo onde. Aliás, se os horários das missas lá aparecem, bem como as farmácias de serviço, não faz sentido não estarem lá contemplados os resultados das votações.

Sobre a promoção das entidades comerciais e económicas da terra, concordo com o facto de ser algo melindroso porque corre-se o risco de deixar alguém de fora... Aliás, como tantas vezes acontece noutros sectores. No entanto, aos comerciantes e empresários que estejam interessados em promoverem-se no site, não se deve fechar totalmente a porta. É estudar as contrapartidas.

O facto de que alegadamente as actividades das comemorações dos 25 anos da Freguesia não estarem muito bem descritas, estar relacionado com o facto de que as actividades serão desenvolvidas em colaboração com o Conselho do Seixo é uma boa explicação. Se tivermos em conta que o Conselho do Seixo se assemelha a uma Maçonaria (destas duas organizações sabe-se pouco) pode-se perceber o porquê das actividades comemorativas não estarem bem especificadas.

O pormenor de alterar a frase "seis votos a favor e três contra a Lista A" para "seis votos a favor da Lista A e três a favor da Lista B" é delicioso. Pode não se gostar de Freud, mas se ele estivesse vivo, seríamos todos forçados a concordar que a primeira frase é um acto falhado, um lapso freudiano. Há ali manifestações recalcadas que já tiveram oportunidade de serem libertadas num processo de catarse noutros dias... Ou noites.

Sobre a preocupação ambiental, nada a dizer. Tudo muito positivo. Está bem vista a situação de que há muitos emigrantes que não podem proceder à limpeza de valas dos seus terrenos.

Sobre a ausência de referências ao saneamento básico no plano de actividades para 2010, não me sinto surpreendido. O Seixo não é nenhum meio urbano. Mas quando mais à frente leio que no Seixo há "esgotos deitados para a via pública", só me vem à cabeça que deve haver zonas no Seixo que vivem na Idade Média. Afinal não há só uma espécie de feudalismo. Há mesmo esgotos na rua. À boa maneira do século XIII. Será que as edificações nessas zonas também são do estilo gótico? Ou românico?
É chamar alguém da engenharia geotecnica e geoambiente para ver se é exequível o saneamento básico! Será mesmo necessário o saneamento básico?

Partilho das mesmas questões construtivas dos elementos do Movimento Mais em relação ao plano de actividades. Sobre a pertinência da realização duma Assembleia Magna, é ridículo o argumento de que é mais fácil auscultar a opinião de um representante de cada associação do Conselho do Seixo. Isso é a mesma coisa que dizer que o povo do Seixo não é cívico, não sabe exercer a cidadania, não sabe falar na sua vez. É dizer que o POVO não é em modo de estar numa Assembleia Magna, de intervir quando lhe dão a palavra e de ouvir quando lhe pedem para desenvolver uma escuta activa.

Quanto à marca Seixo, pouco a dizer até porque ela já circula por aí. Quem tiver olhos que veja.

De resto, as luzes de Natal estavam boas, os parques infantis são da competência da câmara de Mira, vai-se tentar falar com não sei quem a ver se se pode vender medicamentos no Seixo, tem que se fazer pressão à câmara para financiar devidamente a Junta para se poder implementar o plano de actividades, o piso do Poli-desportivo está fracote e o plano foi aprovado com 5 votos a favor e 3 abstenções. É só fazer a correspondência entre os votos e as cores. A declaração de voto não está mal argumentada. Ah, o PS também falou durante a sessão.
O saldo (não é o do telemóvel) ia em Novembro em 49500 euros para 39500 euros. Ou seja, restavam 10 mil euros.

O Regimento da Assembleia foi aprovado e daqui a uns meses há mais.

14 comentários:

Anónimo disse...

Engraçado!
Por acaso foi-me posto á frente num destes dias, um periódico concelhio em que, na primeira página para além de publicidade, tinha, "em grandes parangonas", a fotohgrafia do nosso presidente!
Despertou-me a atenção a frase campainha! Abri e li a página 9 do dito "jornal". Depois da leitura, ficou-me uma pergunta a fazer mexer os neurónios: Quanto terá a Junta pago pela publicação de tal forma de publicidade (sim porque o sumo da entrevista foi nenhum e só se fez ressaltar o presidente e "os vinte da lista que se perdispôem a trabalhar durante os quatro anos"(!?)
Fiquei com a impressão que acusou os toques do entrevistador(terá havido?)mas fugiu sempre ao assunto como o diabo foge da cruz!
Quanto ao saldo transitado, bem, é melhor não falar: é sinal de ???gestão própria!

Anónimo disse...

saneamento básico... s no final do actual mandato do presidente da câmara... xau! era uma utopia. Falado com pessoas que percebem do assunto. Tractores e companhias tem o futuro assegurado e o cheiro na pastelaria tb!
Uma vergonha no século 21.

Anónimo disse...

Fico contente por as pessoas finalmente começarem a abrir os olhos para a malandrice e oportunismo existente naquela junta. A mesa não é para eles porque andam de consciência pesada e tem medo de serem confrontados com algumas coisas desagradáveis, já o presidente não tem escrúpulos para negar seja o que for.

Anónimo disse...

Qual a necessidade de uma niveladora para tapar buracos nas estradas do fojo?
Tem medo dos calos nas mãos!

A niveladora pertence ao patrão do senhor presidente?
Muito possível!

Quem irá pagar muito bem pago este serviço “supérfluo”?
O povo!

Quem irá ganhar com este serviço “supérfluo” para a além do dono da máquina? Estão apensar no mesmo que eu!

Não seria mais bem empregue a niveladora no campo de futebol para evitar lesões nos nossos jogadores? Claro que sim!

Anónimo disse...

"...devem haver zonas no Seixo..." = deve haver zonas no Seixo...

Perdispôem? (do verbo predispor?

seixomirense disse...

Estava a ver que ninguém reparava no pormenor do "devem haver". Agora já tenho a certeza que tenho abutres a pairar, prontos a cair em cima. Só que para estes lados não há grandes condições para saprobiontes.

Já agora, "Perdispôem? (do verbo predispor?" =
"Perdispôem? (do verbo predispor?)"

Anónimo disse...

Era uma vez...
Um Presidente duma Autarquia Local que trabalhava numa Firma prestadora de serviços na área da construção civil e obras públicas...
O Dito cujo adjudicava limpezas de caminhos e outros serviços a efectuar nos mesmos e via pública á Firma de que era empregado.
Era sempre muito pontual a pagar e, por incrível que pareça, a receber (!?).
Nunca se tinha sentido tão ùtil á sociedade que o elegeu e á Firma que o empregava.
Até que um dia...

Anónimo disse...

O Tesoureiro é um garoto e não vai nessa conversa porque não percebe nada disso nem dessas jogadas.

LOL

Também está metido até ao pescoço, é para isso que quer ser político?

Anónimo disse...

Até que um dia…

A função de Presidente de Autarquia Local acaba (já não falta muito) e vai receber o maior louvor da Firma.

Anónimo disse...

não m preocupa os caminhos que estão a ser arranjados. Preocupa-m sim com o saneamento e o cheiro que tá no largo da Igreja velha!

Anónimo disse...

Saprobiontes?!
"Médico, cura-te a ti mesmo!" Olha o "ás" da Queima.
Já agora, "Perdispôem? (do verbo predispor?" =
"Perdispôem? (do verbo predispor?)"
Também não!
Assim: Perdispôem?! (do verbo predispor). As aspas sairam, por lapso, em vez de um parêntese

Anónimo disse...

Reparação dos Caminhos Agrícolas

Depois das fortes chuvas que se fizeram sentir à bem pouco tempo, os nossos caminhos agrícolas (E AS VALAS TAMBÉM FICARAM CARREGADAS DE LIXO, LAMAS, ENTULHO, ECT…) ficaram em muito mau estado. (O CAMPO DE FUTEBOL TAMBÉM FICOU EM MUITO MAU ESTADO E NÃO TEVE DIREITO A UMA NIVELADORA!!!!) Tendo a nossa Freguesia uma forte actividade agrícola, (SEM ELES NÃO ESTARIAM NA JUNTA, NÃO É VERDADE!!!!) a utilização deste tipo de caminhos é muito frequente, (ATÉ PARA DESAPARECER PINHEIROS!!!!! COM O PRÓPRIO TRACTOR DA JUNTA, QUE NÃO SERVE PARA TAPAR BURACOS APENAS PARA CARREGAR PINHEIROS!!!!!) pelo que a Junta de Freguesia considerou prioridade a reparação dos mesmos. (PODEM VIR OUTRAS FORTES CHUVAS E OS CAMINHOS PRECISAM DE ESTAR BONS PARA CARREGAR OUTROS PINHEIROS!!!!!) Os agricultores podem agora circular com mais segurança e conforto pelos nossos caminhos agrícolas.(AINDA BEM PARA ELES E PARA VOCÊS, TAMBÉM!!!!)

SIMPLESMENTE INTOLERAVEL!!!

seixomirense disse...

Pronto, então se as aspas saíram por lapso em vez de parêntesis, acaba por ser um erro de teclado. E erros de teclado são os mais compreensíveis.
Sou tolerante aos erros de teclado, principalmente nos comentários feitos pelos anónimos que não têm tempo para ler duas vezes o que escreveram!
Quanto aos meus erros, tenho o peito aberto às balas. Já estava preparado há muito. Ainda não sou matéria orgãnica de animais mortos para os abutres comerem.

No entanto, não são os erros de escrita que são o objecto deste post.
Não desviar atenções.

Anónimo disse...

onde ha fumo, ha fogo...