segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Agostices passadas - 1-



Cabeço - Li no jornal que a malta do Cabeço sente-se posta de parte pela autarquia, pq têm aqueles canos a descoberto há 10 anos e blá blá. Pudera, não têm a felicidade de serem geridos pela freguesia do Seixo e não têm o nível de fidalguia de Portomar. Mas querem imitá-los, que são meninos que não metem os pés na Praia do Seixo. Só vão pra Praia de Mira, para ser chique, como os de Portomar. (A não compreensão da generelização gratuita pode dar para o torto.)

Cabeço 2 - Como é que? Os gajos que puseram os cartazes a dizer "há 10 anos", nos canos, são "são sempre os mesmos, 2 ou 3, e toda a gente sabe quem são"! Toda a gente sabe? Mesmo? Lérias tinha a minha avó.

Cabeço 3 - Um lugar periférico condenado à ostracização. Nem são do Seixo, nem são elite.

Festa de Portomar - A frase não é minha: "não têm (não tiveram) capacidade logística para receber os TV5".

Festa de Portomar 2 - Ridículo é um gajo perguntar nas redes sociais se gostaram da noite A ou da actividade X? Como se estivesse a vender e a apresentar um serviço. Como se fosse um dono duma quinta a receber os seus hóspedes. Será um dono de Portomar?

Celebridades - No outro dia, na Presa estive ao lado dum concorrente do Big Brother, yeah! Trouxe uma litrada de azeite.

17 fotos em 26 páginas - Há jornais locais em Chongji que não são tão sabujos com Kim Jong-un.

Nem o Lenine - E estar numa inauguração fazer, parte duma equipa, a equipa aparecer numa foto no jornal e um gajo não aparecer na foto? Parece magia. Nem o Lenine fazia desaparecer assim o Trotsky!!!!!! Às tantas um poste ofuscou.

Agostices passadas - 2 -



Havia dúvidas? - Claro que o homem não foi à apresentação do candidato no Seixo! Quem não se sente não é filho de boa gente!!!! Se vos fizessem o mesmo, vocês iam?

Apresentação do candidato do Seixo... - Mas há outro concorrente?

Seixo - Um tipo dizer que o POVO do Seixo não queria o presidente para um 3º mandato, quando se sabe que 4 ou 5 da lista é que não o queriam, é um tipo que por definição se pode dizer que é "dono do Seixo".

Fica então definido - Um dono do Seixo é um gajo que pensa que a vontade dele e de 4 ou 5 "influentes" é a vontade dum povo (800 votantes).

Seixo - Então o povo votou nele em dois mandatos e agora não o queriam??? Mas concluíram isso a partir de quê?

Seixo 2 - Isso só tem um nome: traição. E da rasteira.

Um amigo de infância que infelizmente teve que ir trabalhar para fora do país pediu-me: "fala lá no estradão que vai do Seixo à Praia Poço da Cruz, aquilo tem 20 anos e não é melhorado..." - Não sei de quem é a responsabilidade, se da JAE, se da AFN ou do caraças, mas aqui fica o registo, amigo.

Dass - Mencionar numa entrevista, a Acuinova, como emprego de qualidade no município, é dum gajo que nunca trabalhou.

A anedota do mês - "Podemos orguharmo-nos que não aumentamos as taxas de água e saneamento". Algo parecido com água já vi a passar nas torneiras, agora saneamento?
Isto é o mesmo que dizer: Podemos orgulharmo-nos que não aumentei o número de efectivos da Polícia Municipal!!!!

É igual? - Um tipo que diz que não alienou património para abater a dívida, é um tipo que vendeu os terrenos do Miroásis e Miravillas?

terça-feira, 2 de julho de 2013

Oferta de emprego para a Junta de Freguesia do Seixo

Comissões concelhias do PS e PSD e independentes precisam urgentemente de forte candidato à Junta de Freguesia do Seixo.

Requisitos:
-No mínimo o 12º ano. 
-Experiência de 3 anos em cargos de "mandar", no Seixo. Mandar no pessoal que monta o palco na festa tb conta.
-Ser do sexo masculino.
-Ter mais de 25 anos e menos de 60 (a partir daí chamam-te caduco).
-Viver no Seixo há mais de 15 anos. Se não se verificar esta situação, tem que estar "amantizado", casado, ou quase casado com uma filha dalgum "f´dalgo". Não é casado com a filha dum borra-botas qualquer da "Cabeça Verde" que não tem influência na sociedade. (Factor eliminatório).
-Ter acesso à chave do Salão Paroquial.
-Ter alguém na família ou no Lar de Idosos, ou na Creche, ou na CERCI.
-Ir à missa todos os Domingos, mesmo que nem seja católico. (Factor eliminatório).
-Levar o andor na festa e participar nas procissões de alguns funerais.
-Ir ao café ver a bola, e ver jogos ao vivo de equipas que envolvam o Seixo.
-Fazer parte da ACR ou já ter sido escuteiro.
-Já ter organizado uma festa do Seixo, não como carregador de piano, mas sim como "gestor/orientador", sempre de telemóvel ao ouvido a orientar o "trabalho".
-Tem que ter a sobranceria e a altivez de se achar "dono do Seixo".
-Convém ter ligações fortes ao "Padrinho da Máfia".
- Carta de tractor e de manobrador de alfaias diversas.
- Saber contar piadas inocentes formatadas de algibeira, como os políticos, e ter o poder de mesmo não tendo piada, obrigar as pessoas a rir-se para não o desapontarem.
- Não ter filhos sem estar casado, ser heterossexual e acreditar que o comunismo é obra do diabo. (Factor eliminatório).
- Ter algum padre na família ou ser amigo pessoal dum.
- Colocar-se em bicos dos pés para organizar todos os eventos mesmo quando já ninguém tem paciência para o aturar, e ter a capacidade de ser aceite para esses cargos, mesmo quando as pessoas nas costas já não o podem ver.
- Informática na óptica do utilizador, e uso de power point em campanha.
- Saber dar palmadinhas nas costas e utilizar o sorriso falso para resolver situações adversas, passando a falsa ideia da sensatez e da cordialidade.
- Forte espírito empreendedor, solidário e de trabalho em equipa.

Se reunires estes requisitos contacta a a comissão concelhia que te garanta a vitória.
Ou queres um desenho?

O cidadão exigente, ou o cidadão dormente?



Há ainda quem perde tempo com pessoas que, fundado num snobismo de bairrismo bacoco e ultrapassado, ou até mesmo juvenil (próprio das rivalidades entre terras do concelho, dos tempos da escola), confundem preocupação, exigência para quem elegemos, esclarecimento, direito à voz activa em cidadania, sinalização interventiva de pormenores que poderiam ser melhorados numa localidade, com querer mal, neste caso à Praia de Mira. Então, quando se trata de pessoas que não alcançam o conceito de que é moral e eticamente errado, fazer obras e inaugurações apenas quando se aproximam as campanhas eleitorais, é esquecer.
Ainda ontem ouvi na mesa ao lado, numa esplanada, uma rapariga dizer que a Praia de Mira é aquela que ela mais detesta. Não consegui ouvir se seria do forte vento que lá há.
Obviamente que com a potencialidade única que tem (suponho que a Praia de Mira seja uma das únicas duas praias de Portugal Continental, com uma lagoa a menos de 300 metros do mar), é do conhecimento geral, que está sub-aproveitada a nível turístico!!!
Mas com gente que não consegue eleger um candidato de dentro para fora e não um candidato impingido de fora para dentro, é um sinal alarmante de que algo lá está muito mal!!!!

Amizades e "amizades"

Quando às vezes saio à noite ou vou a algum evento de dia, dentro do concelho de Mira e nas suas proximidades, tenho um amigo de infância que, por ser uma pessoa acessível, sorridente, ter estudado em Calvão e ter jogado futebol em diversos locais, cumprimenta e é cumprimentado por dezenas e dezenas de pessoas.
Outro amigo de longa data costuma dizer quando isto acontece:
"Tu pareces o presidente da Câmara de Mira (seja ele qual for, claro), nem dás que fazer a tanto aperto de mão."
Acho que esse amigo de infância, por não ser autista, sabe reconhecer que nem todas essas pessoas são amigas, algumas são apenas conhecidos, com quem já privou em diversas situações.
Quando faço vida social em Coimbra, ou vou às compras, vou espreitar uma manifestação, vou ao teatro, vou a uma esplanada comer 3 tremoços, ou vou a uma feira qualquer, não me "consigo livrar" de ter que acenar a mão a alguém ou fazer um cumprimento cordial, sempre sem confundir amizade com popularidade.

Pelos vistos, há "jaquinzinhos" em Mira que não sabem distinguir amizades reais com amigos ou "desamigos virtuais" e, quais autistas, não sabem discernir que quando se entra num café, seja no Corticeiro de Baixo, seja na Ermida, seja nas Cabeças Verdes, e com pompa e circunstância se aperta a mão a toda a gente, seguido de palmadinhas nas costas, nem sempre significa que na vida real, essa pessoa seja aprovada e reconhecida. Não confundir a palmadinha nas costas por protocolo e cortesia, com a aceitação pura na sociedade, com 1 ou 2 desamigos no facebook.
Crescendo, vamos aprendendo estas "socialices"!

Políticas 3

PSD e PS 4 - Sou do tempo (enquanto adolescente) do desencanto ao asqueroso último governo de Cavaco Silva (1991/1995). Da covarde carga policial na Ponte 25 de Abril executada pelo inimputável Dias Loureiro, da monstruosa derrapagem do Centro Cultural de Belém, do "alcatroamento" do país e do já sabido abandono de sectores como pescas e agricultura a troco de subsídios.

PSD e PS 5 - Depois, Cavaco acaba o segundo mandato e faltam-lhe big balls para se lançar no terceiro, abandonando Fernando Nogueira à sua sorte contra Guterres e a sua sedutora música do Vangelis. Aí, ainda não votava, mas queria que o PS, ganhasse. O país estava esgotado de cavaquismo e eu não era excepção.

PSD e PS 6 - Guterres cheio de boas intenções, faz-se rodear duma corja de Armandos Varas, Sócrates, Jorge Coelhos e Vitorinos que o vão corrompendo e apodrecendo até não aguentar mais, aproveitando a deixa da derrota nas autárquicas e a triste morte da mulher, para se pôra andar.

PSD e PS 7 - Entretanto já eu votava e garantidamente não pus a cruz em Durão, Sócrates, Manuela Ferreira Leite (apesar desta, quando concorreu, se ter preocupado em não mentir na campanha e não prometer utopias).

Portanto, como um dos 3 administradores deste grupo, tendo votado em todas as eleições desde que posso, e não tendo colocado uma única cruz no PSD e PS (tirando uma ou outra eleição local), poderia dizer que não admito que se afirme que este grupo é a favor dum partido ou contra alguém. Com cerca de 1300 membros a poderem postar o que entendem acerca de Mira, logo, com a pluralidade de ideologias garantidas, apenas posso remeter essa afirmação para um atrasadorismo mental desgastado e tolhido por anos e anos de inércia de acções, quando teve a faca o queijo na mão para trabalhar e apenas consegue deixar uma imagem coma a desta fotografia.

Políticas 2

PSD e PS 2- Apesar de em eleições locais as directrizes do aparelho partidário serem relegadas apara segundo plano em detrimento das pessoas, dos lideres locais, custa-me sempre compreender como é que há gente em Mira que se revê neste governo de Passos Coelho e do seu lacaio Relvas (ou vice-versa?), assim como não acredito ser possível haver socratismo em Mira. E mesmo que fossem seguristas, onde estavam quando Sócrates ganhava eleições internas com mais de 90%?

PSD e PS 3 - Claro que não sou insensível à possível existência de uma grande figura mirense, com grandes qualidades humanas altruístas, que quer ajudar o concelho mas que para chegar ao poder, necessita do aparelho, necessita da máquina partidária, mesmo não subscrevendo nem metade de Coelhos e Sócrates/Seguros. Mas será que existe mesmo???
Ou se existe, não estará a vender a honra, quando se poderia candidatar de forma independente??

Políticas

PSD - Já aqui o disse, nunca votei em PSD nas legislativas e corto-os rentes ("céssios"), se algum dia voto em tal partido. O PSD de barões dos últimos 37 anos, não é o PSD da idosa de Bragança que cegamente vota laranja por admiração a Cavaco Silva, talvez num saudosismo de autoritarismo que cheira a mofo de outros tempos e que é revisitado sempre que tal partido não tem coragem de colocar cravos ao peito em Abril, ou sempre que verga perante a democracia do irmão Alberto João Jardim.

PSD 2 - Simpatizar por partidos não é como simpatizar por clubes de futebol. Qualquer pessoa que se afeiçoa a um clube desde a infância, ficará para sempre ligado a ele por toda a vida. É-se do Sporting porque sim, e, se ao longo da vida se muda de clube (tirando os casos de profissionais que vestiram camisolas que não as do seu clube), revela sempre algum desequilíbrio mental. Tirando as crianças, o único caso de alguém que conheço que mudou de clube, era deficiente.

PSD e PS - Portanto, ser do PSD porque sim, ou do PS porque rosa é a sua flor preferida, é de uma profundidade ideológica profunda (a ironia passa?), logo, perfeitamente natural, em pessoas pensantes, alterar a sua orientação partidária ao longo da sua vida, ou por desencanto com os lideres do partido, ou até mesmo por mudança da corrente ideológica, porque ninguém acredita que o PSD de Sá Carneiro e Mota Pinto é o mesmo PSD de Relvas e até mesmo Poiares Maduro.

Mira e afins, em Junho de 2013:

Poiares Maduro - O mirense que dois meses antes de ser ministro, sobre o programa de Sócrates na RTP disse que era algo de "Berluscuniano", na sua página no facebook, confrontado com esta situação pela Judite de Sousa, foi evasivo e diplomaticamente não se arrepende do que disse enquanto cidadão, mas enquanto membro do governo, tendo a RTP sob tutela, não re-afirmou novamente aquilo que escreveu.
O que foi dito anteriormente, tem falta de vírgulas, ou podia ter algum ponto final???

Poiares Maduro 2 - Ou seja, "sim senhor, escrevi aquilo sobre o Sócrates no facebook, não vou lá apagar nem bloquear ninguém", mas é um bocado embaraçoso continuar a referir isso, enquanto ministro.

Poiares Maduro 3 - Acreditam que ele está a ser melhor governante do que o seu antecessor, Miguel Relvas? Não era fácil!!!!

Poiares Maduro 4 - Entre várias frases com algum sentido saiu-lhe a pérola «um dos grandes problemas em Portugal é que "tudo é contestado"». E não é que ele ao dizer isto, está a contestar???

Herman José - Vem cá ao São Tomé? E o José Cid?

Vem na Voz de Mira - Os produtos da feira dos grelos são oferecidos. Ora, numa associação sem fins lucrativos, para onde vai o lucro?
Já sei o celeuma que se vai criar aqui. Faz lembrar o Seixo, na cúpula todos sabem para onde vão os peditórios, eles é que andam com o maço de dinheiro no bolso, mas se alguém que ajuda a fazer as coisas, mas que está fora da elite das decisões, pergunta alguma coisa, "aqui d'el rei!!!" Parece que ficam com medo que alguém lhes chame estelionatários!!!
Não está em causa o prestígio que a feira dá a Mira, nem a boa divulgação que se faz do concelho, pá!!!! Sabemos bem que se tem que enaltecer quem faz estas coisas por carolice.

Carapelhos - Nem um candidato ainda é conhecido??? Está difícil.

Seixo - A questão é saber se a candidatura local laranja ganha com mais de 70%.
Se sim, a candidatura à câmara pode atingir os 550 votos, ultrapassando os 451 votos que Rocha de Almeida conseguiu no Seixo há 4 anos.

Mira e afins, em Junho de 2013 (2):

Jornais locais - Abre um bar, e sai na foto uma dupla. Coincidências. Como se diz em inglês "i was in the neighborhood". Nada contra. Há é que fazê-lo em todas as aberturas de estabelecimentos comerciais. Ou então estavam só na qualidade de cidadãos anónimos que gostam dumas "mines"!

Estradas em condições - Isto de "alcatroar" estradas é sempre um empurrar de responsabilidades. É como a luta entre jurisdições entre a CIA, FBI, CBI e a polícia local americana. No caso da estrada que liga Ourentã à Póvoa da Lomba, que foi pavimentada há dias, é da jurisdição da câmara de Cantanhede. No caso da estrada da floresta a sul da Praia de Mira, é da AFN... Mas só dentro do concelho de Mira.
Algo de bom: como nunca vejo a ninguém a queixar-se da qualidade do pavimentos das "milhares" de estradas do concelho, que antes não passavam de caminhos de azinhagas, imagino que tenham qualidade. Sem ironias.

Bombeiros de Mira - Como é que é? O presidente demitiu o comandante, ou o comandante demitiu-se devido ao presidente, isso é indiferente. Txiuu, não se pode falar destas coisas, é pagar as cotas e debater na assembleia geral, pá! Metam-se na vossa vida. Chatos que só falam do que não sabem. Mas são eles próprios que lançam os comunicados na imprensa.

Poiares Maduro 5 - Ele veio como ministro, ou como filho do ex-presidente da câmara, eis a questão???? Chega a Mira, não passa cartão à câmara, não vai visitar a Pescanova, não vai beber um portito ao salão nobre, mal educado, ninguém o tratou mal. No fundo ele veio com 3 identidades: como ministro que se está marimbando para a câmara rosa, como filho da terra que vai colocar flores a um busto, e como correlegionário do PSD que vai inaugurar sede de campanhas. O chefe de gabinete dele é que é algo inábil.

Carapelhos/Corticeiro de Baixo

Se há coisa que Paulo Rangel nunca poderia dizer dos Carapelhos, é que há asfixia democrática. Numa terra em que votaram 491 pessoas há 4 anos, haver 3 listas é uma pluralidade de ideias que é obra!!!! Aquilo, um gajo faz um jantar de apoio, com mais de
150 pessoas, e o outro faz o mesmo e a terceira lista faz o mesmo, há-de haver malta que vai a pelo menos dois jantares, só para fazer lastro!!! E é de censurar? Quando era puto também comi lombo no Ria (café Lareira) e dias depois fui "morfar" ao Luso-brasileiro. "A gente tem que saber comer daqui e dali e estar de bem com todos, senão, fazem-nos a vida negra"! 3 listas??? O poleiro daquilo deve ser bem bom!!!!!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Como os políticos de Mira marcariam o golo do Chelsea ao Benfica:

Candidato pelo PS - Seria uma espécie de John Terry, durante o jogo estaria de fato e gravata (não por lesão mas, mas sim por inércia e inanição), mandava um vereador marcar o golo e no fim equipava-se para festejar, porque estando lá há tantos anos, tem estatuto para isso. Nas meias finais marcou um auto-golo e culpabilizou o governo nacional do PSD.

Candidato do PSD - Seria o brasileiro Óscar, jovem e irreverente, uma promessa, pediria ao Lampard (muito experiente) para além de lhe fazer o passe pro golo, se candidatasse a presidente da assembleia. O colega Azpilicueta fez penalty antes, mas desculpabilizou-o dizendo que não foi nem culpa do fraco espanhol, nem do governo, mas sim da Troika e do Sócrates.

Candidato pelo MAR - Seria uma espécie de David Luiz. Sendo dissidente do Benfica (do tempo em que eles estavam no poder do futebol), zangou-se com a antiga equipa, pensou em ir pro Chelsea, mas no fim foi para árbitro para se afirmar como independente, e como tal acabou por não marcar golo. Mas fez umas jornadas com palestras direccionadas para as bancadas para elucidar os cidadãos e adeptos de como se devem comportar e de como podem ser influentes no resultado final do jogo e no rumo das suas vidas.

Candidato do PCP - Ficou fora dos convocados.

Presidente da Assembleia - Vestiu um avental e foi para a cozinha fazer petiscos para a malta que estava a jogar.

Candidato do PP - Era para equipar e ir pro banco mas deixou-se enganar como o Fábio Coentrão e foi para a bancada. Disseram-lhe que não devia estar ali, porque não estava na lista, ele acreditou e amuou. Paulo Portas e o autarca do queijo Limiano ficaram de trombas, pq acreditavam que ele ainda entraria na 2ª parte.

Pergunta da semana:


Breves miralidades dum seixomirense - parte I

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Miralidades de Abril/Maio 3:

Lendas - Porquê é que autarquia do PSD de Mira quis demolir o mercado que estava em construção onde é a feira dos 23?

Feira dos 23 - Aquilo está assim tão mal? Façam-na no Sábado mais próximo do 23!!!

Ainda o comunicado da câmara/PS de Mira - "O concelho ganhou centralidade e ficou ligado a todo o lado"... Mas não foi isso que aconteceu mais ou menos a todos os concelhos do país, desde 1985??? Até o Jorge Coelho sabe disso!!
Nunca ouviram falar em modernização??? A menos que se viva numa caverna do Afeganistão, é um fenómeno que passa em todo lado. Não é magia dum edil qualquer mirense!!!!

Ainda o comunicado da câmara/PS de Mira 2 - "a Lei dos compromissos paralisou", blá blá, que foram tão maus e não nos deixam fazer obra em Mira, querem destruir Mira.
Sem rodeios. A lei dos compromissos basicamente é um tampão à despesa louca e desmesurada de várias autarquias e algumas sensatas, apanharam por tabela. Acabaram-se as rotundas, as estátuas e as festas populares para pagar daqui a 2 anos. Queres fazer? Arranja dinheiro para pagar.
Mesmo pensando que o défice da administração local só representa 5% do défice das contas públicas, um dia este regabofe tinha que acabar.

E esta, hein? - Se há uma ex-vereadora que diz (num jornal local) que há políticos em Mira, que prometem empregos, pela calada, em campanha, quem sou eu para dizer que não?

Ou não - Só que depois há quem tenha o desplante de dizer que não há caciquismo em Mira. Ora vejam lá!!!

Vagueira - Vai ter uma igreja ou capela. Já cá haviam poucas!!!

Poiares Maduro - "Por ventura cá terá amigos, blá blá." Deixemo-nos de bairrismos parolos. Em nenhum órgão de comunicação social nacional, vi a palavra Mira associada a este novo secretário de estado, ou ministro, vá. Lá o homem quer saber de Mira pra alguma coisa.

Ainda o comunicado da câmara/PS de Mira 3 - "O abastecimento de água e o saneamento foram nossa aposta".
Se foi aposta tal como eu aposto no poker on line, então é que nem um tubito para o cocó escorrer para a estrada havia. A educação também era a paixão de Guterres.

Miralidades de Abril/Maio 2:


Maçonaria - Às vezes é mais fácil pensar como uma criança de 8 anos: é bom ou é mau, pertencer à maçonaria?
É que se não for mau, qual é o interesse em mostrar que o candidato do MAR pertence a ela. Acaba por ser duma perversidade parcial e mesquinha, não divulgar também que o presidente da assembleia municipal de Mira também lá anda a abanar o avental. Ou não se pode dizer que este também pertence? Como se diria no Seixo, "é algum doutor, queres ver?". É uma questão de confirmar no blog conimbricense "osexoeacidade".

Praias e bandeiras pseudo-azuis - Já alguém foi à praia Poço da Cruz dar um giro? Medo. Mas quando for a data, lá virão os engravatados do costume hastear a bandeira azul, porque ainda há pacóvios que acreditam na cristalinidade como são tratados os critérios que dão acesso à tão desejada bandeira. Eu um dia posso-vos contar como funciona.
Ai se a Barra de Mira fosse da freguesia do Seixo. Dão guitarras a quem não tem unhas...

Centenas de milénios?
- Sim pá. É o que dizem na faculdade de letras de Coimbra. Centenas de estradas? É confirmar com a JAE. Centenas de cruzamentos para a grande área? Força Toni.

Covões
- Olha mais uma freguesia com saneamento básico. Diz que é em Cantanhede.
Vou fazer de advogado do diabo: se já vivemos tantas décadas a meter pra fossa, qual é a pressa? Mas qual é a pressa?

Candidatos autárquicos
- Será que o PCP-PEV vão ter candidato no Seixo? Sabem aqueles casamentos em que só somos amigos do noivo e em que na parte final somos forçados a entrar na coreografia "Apita o Comboio", pelo primo afastado da noiva que nunca vimos na vida??? O candidato do PCP é mais ou menos esse.

Lista do PSD no Seixo
- Isto é que vai pra aqui uma açorda. Como já o disse há uns anos, até se candidatassem
um portão pintado de laranja ganharia no Seixo. Mas o tipo pensa que ganha por mérito. Nem em Boliqueime são tão tapados.


Eleições no Seixo
- Mas não esquecer que nas últimas, o candidato do PSD "só" conseguiu 46.5% dos votos. O problema é que o "independente" que conseguiu 34% se calhar vai sair da casca e aliar-se a um partido. Não viu o que aconteceu ao Manuel Alegre?

Miralidades de Abril/Maio:

Cartazes e outdoors - Claro que é ridículo por serem expostos (no nosso concelho) de uma forma tão precoce e quando nem sequer há uma matriz de programa eleitoral para os próximos 4 anos. Mas é gente esperta e é assim que se ganham eleições... Por antecipação.
Se Vagos também já anda com cartazes no ar, então, siga para bingo.

TDT - 1 anos depois do sinal analógico ter sido apagado, ainda um gajo tem que deixar o telejornal a meio porque a tv pára. E pára religiosamente quase todos os dias no horário nobre. Era o que faltava, ter que aderir à meo por 24 meses. Afinal, o Seixo não é meo (só percebe esta quem foi à festa do Seixo em 2013).

Manilhas - Toda a gente quer a valeta à frente da sua casa bem arranjadinha, toda a gente quer as suas manilhas patrocinadas pela câmara. Nem todos podem ter, pois então, arranje-se um critério uniforme e não o critério do compadrio.

Equívoco - a notícia do Diário de Coimbra dava a entender (para quem sabe ler português), que iria ser descerrada uma placa nos Carapelhos com os nomes dos fidalgos defensores da freguesia. Ridículo seria pouco. Afinal era apenas o nome duma rua, qualquer coisa como "defensores da freguesia". Um mal entendido já esclarecido.



Pescanova - É óbvio que ninguém quer que aquilo dê para o torto. Ninguém gosta de ver pessoas a ir para o desemprego, mas sejamos objectivos... Aquilo está a descambar, são prejuízos não declarados, é dinheiro enterrado pela CGD (por nós).
Ninguém em Mira se fica a rir com isto. Claro que quando nos lembramos que se trata duma socratice, deixamos escapar um sorriso pouco nostálgico. Acreditam que ainda há quem ame o Sócrates, em Mira?
174 trabalhadores? Era este o objectivo inicial????

terça-feira, 5 de março de 2013

Vidas em Mira em Março e breves leituras "retrasadas" (jornais anteriores, vá) de Voz de Mira e Jornal Gandarez 1:


Jaquinzinhos - A ser verdade o que Damas D'Areia diz na Voz de Mira (14 de Fev), que ingleses, franceses e alemães pescam carapau para fazer farinha (tipo fidalgos) e nós pescamos porque o comemos, (com 2012 sendo um ano de abundância dele), há algo que não anda bem no ministério da Assunção Cristas...

Mar adentro - Não se trata do filme espanhol de de 2004. Realmente o mar está a ficar perto da duna ali no Norte da Praia de Mira. Vê-se pelas fotos... E o mar estava manso... E já que se fala em Assunção Cristas...

Centro de estudos do PSD de Mira 1 - Ui, aquilo é que fervilha de ideias. Parece uma garrafa de água do Vimeiro quando não é aberta devagarinho... O jornal do lado não publica nada dos homens? Andam os homens a estudar e só a Voz de Mira lhes deixa apresentar o trabalho.

Centro de estudos do PSD de Mira 2 - Fiquei a saber que em Vagos duas unidades industriais (Riablades e Plafesa) garantem perto de 1000 postos de trabalho. É obra.
Eh pá, deixem cair alguma coisita ali na zona industrial de Mira. Até fica a 500 metros do concelho de Vagos e tudo...

Escola "primária" dos Carapelhos - Uma confusão, mas já vejo se percebi a situação...

Feijoada do Entrudo - A ver se não me esqueço de apontar a receita da Voz de Mira, para fazer a minha.

Voz de Mira - À pergunta "Como avaliam a importância do movimento associativo na vida cultural, recreativa e desportiva do concelho de Mira?", qual era o objectivo da resposta? Dizer se a importância, relevância e contundência tem sido positiva, ou negativa? Se as associações têm sido bem apoiadas pela autarquia e se aproveitam bem os recursos?
É que a importância das associações já sabemos nós que é enorme por várias razões, blá blá blá.

idas em Mira em Março e breves leituras "retrasadas" (jornais anteriores, vá) de Voz de Mira e Jornal Gandarez 2:

Escola dos Carapelhos 2 - Portanto, a câmara necessita do apoio do QREN, mas não teve luz verde da DREC. No entanto têm verba para requalificar o pólo educativo. Qual pólo, o dos Carapelhos? Ou seja, podiam ter passado sem o QREN, porque até têm verba, mas não quiseram porque o governo não garante aquilo aberto durante 4 anos. E o governo garantiu que as outras escolitas do concelho que foram intervencionadas, estariam abertas mais 4 anos? Ah, devem ter tido luz verde do QREN e da DREC. Confuso? Ai e tal, quadros interactivos, internet móvel mas aquecimento da idade da pedra. Pronto, vá, isto são as novas correntes pedagógicas. Quem quer explicar o porquê da câmara pagar à junta dos Carapelhos para os meninos usarem o espaço para almoçar?? Tenho de ser eu?
Não vão estar a gastar 50/60 mil (3 vezes aquilo que pagam por ano ao advogado) em obras para aquilo fechar depois, né?

Scarface - O personagem do filme, escumalha oriunda de Cuba, fazia certos trabalhitos sujos, a soldo. E pronto, faça-se a ligação a Mira.

Está difícil - a explicação sociológica para praticamente não haver nos BVM, "voluntários" oriundos dos Carapelhos, Corticeiro de Baixo, Seixo, Cabeças Verdes e Marco Soalheiro. Alguém tem coragem de tecer a teoria ou tenho que falar com o Boaventura Sousa Santos ou até mesmo o António Barreto?

O camião novo - A Voz de Mira explica: 85% da verba do novo combatente de fogos, vem do QREN, o resto cabe à associação mas a câmara já se chegou à frente. Resta saber se depois devolvem parte desses 15%.

Avenças - Quem distribui delas de 2 mil por mês em part time, tem que usar muito Listerin para poder falar em políticas de apoio sociais. Está percebido?

Centro de estudos do PSD de Mira 3 - Apanhei estes números assustadores: há 776 mirenses inscritos nos centros de emprego, 20% da população activa. Desses, 116 inscreveram-se só em Janeiro de 2013. Para não contar com a malta que trabalha "ao negro" e que têm empregos precários. Isto é uma realidade duríssima...

Campo de tiro - Passei ali na estrada que liga Portomar à Praia de Mira (no meio da mata) e não consegui vislumbrar o futuro campo de tiro. É por ali?
Já agora, o piso está impecável, e aquela passagem por cima da vala, sem gradeamento lateral, é mundial.

Forças vivas - Adoro quando o Seixo escreve sobre forças vivas. A expressão é catita. E seção de futebol é giro. Mas pronto, o novo AO, assim o quis.

Parques infantis - São assim tão importantes e potencialmente usados? Pensava que era só para enfeitar e completar quadros de bombas de gasolinas. É que achava que só o russo Karyaka que jogou no Benfica, se importava com isso.
Cá para mim isso são modernices, a garotada quer-se é fechada em casa com uma tv ligada à cabeça.

Ofícios - Aqui não é sinónimo de profissões. São aquelas coisas que as Juntas do Seixo e Carapelhos se fartam de mandar para a câmara e que são tão respondidas e tidas em conta como o amor do muçulmano por carne de porco.

Actas - da assembleia municipal ou lá o que é? Há lá bronca, é?

Conversas com pessoas de fora

-Olha cá, não é um bocado perigoso não haver umas grades ao longo desta vala?
-Perigoso, como?
-Qualquer criança pode cair ali... Para não falar de cegos...
-Oh, anda cá ver a profundidade daquilo... Estás a ver? É baixinho...
-Está bem, mas daquele lado da margem, nem sequer tem nada. Daqui ainda tem uma fiada de 20 centímetros... Ali nada... Não ficava mal um gradeamento de 1 metro de altura.

Conversas seixenses, no centro do Seixo:

-Eh pá, porra, que cheiro é este?
-Deve ser das fossas... É o saneamento básico que tu tens...
-Ah...

Nota: não sei onde vão buscar estes guardanapos, mas não estão um bocado desactualizados? Ridiculamente infantis... Até uma pessoa de fora topa isso...
Bem, se for para festas de aniversário de crianças, tudo bem...

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Mira revista em 2012, de A a Z (já não era sem tempo que daqui a bocado já estamos em Março):

Teresa Guilherme - Excursões se fizeram para ir ver a senhora. A questão é que parece que garotas patinadoras de Mira, que queriam fazer desporto, ficaram (ou iam ficando?) sem o dito autocarro, para, até membros do executivo poderem ir a Lisboa ver o "Big Brother".
Tamanho - O da Voz de Mira, mudou em Julho, e acaba por ficar mais atractivo, mais manuseável.

Unidade Paroquial de Apoio Social da Praia de Mira - Parabéns pela abertura da cantina social.
Unanimidade - No seio do PS e PSD de Mira. Já cá se falou sobre isso. É claro que ninguém deseja por exemplo a unanimidade do actual Sporting, mas também ninguém acredita que que ela exista a 100%. Todos sabemos que quem preferiria outro candidato, ou ele próprio candidatar-se, necessita de calar-se, em prol da unidade que fortalece superiores interesses (se são os interesses dos mirenses ou não, isso já é outra história). É aquela concordância podre...

Vagas - Criaram-se 124 vagas nos Bungalows para a malta passar férias. E parece que foram todas ocupadas. Também se criaram algumas vagas de "emprego" na câmara, à la Paulo Júlio, talvez?
Vice-presidente - o nº2 do executivo abandonou o barco quando faltava 1 anos para cessar funções. Já se disse tudo o que se tinha a dizer. Há malta que fica melindrada.
Vereadora - E com isto ganhámos uma nova vereadora. E a rapaziada entra em êxtase com a igualdade de géneros.

Wolksvagem - Com os kms que alegadamente o carro do nº1 fez no ano de 2012 (sempre em serviço comunitário), talvez se recomendasse a mudança para esta marca, diz que aguenta mais kms, o motor. Ah caraças, às tantas a marca alemã começa pela letra v e não w.
Dizem que a marca japonesa Isuzo, presente nalguns motores da Opel, também garante durabilidade. Ok, as marcas francesas também não são más.

Xau xau - Peço sempre esse arroz quando vou ao chinês (hey não digam que é um luxo que aquilo bem poupado, dá para comer só por 7/8 euros, se beber só um fino, abdicar da sobremesa e café. Dá para pedir um crepe, vá). Neste caso era mesmo só para dizer adeus à AIBAP, diz que entrou em insolvência. Havia lá rapaziada que se assalariava demais...

Yoga - Se houve em Mira em 2012, ainda bem... É capaz de ser benéfico. Tive uma prof que andava nisso e a voz dela emanava tranquilidade. Doutorou-se em Educação e Formação de Adultos há pouco tempo e ainda no outro dia me cumprimentou com o seu Nissan Micra. Um desapego aos fúteis bens materiais, portanto.

Zero - Saneamento básico no Seixo. Mas se o governo garantir que vai haver pipi e cocó em força, nos próximos 4 anos, há ali um fundo guardado já há um ano (porque as obras já estão orçamentadas), e aí sim faz-se o saneamento.
Não se vai esburacar a estrada sem ter a certeza que a malta do Seixo vai continuar a fazer as suas necessidades por ali.

Ah, a foto é na zona industrial de Mira.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Mira revista em 2012, de A a Z

Eleições - Nos Bombeiros Voluntários de Mira. Ora o que me apraz dizer é que...
Porra, esqueci-me que é uma corporação mais sagrada do que as vacas na Índia. Portanto, matraca fechada.

Fábricas - Miragens...
Farmácia no Seixo - Calma...

Gandarez - O jornal. Andou sempre fortíssimo. E gosto do folhear, tal como a Voz de Mira.

História - Valeu a inauguração do museu. Agora é preciso ir lá. E ser bem recebido. Quem são os funcionários?

Inauguração - Daquela ponte sobre a vala da Cana. Fica como uma das situações mais ridículas e caricatas do ano.

JSD e JS - Contam-se pelos dedos as pessoas de valor que lá andam metidas, tanto no país, como em Mira. Os rositas até governam o concelho, sem mandato do povo.

Kafka - Aquela saída do nº2 da câmara foi quase uma história do checo...

Mira revista em 2012, de A a Z


Limpeza - Tem sido uma limpeza geral. Foi o fecho da estação dos CTT na Praia em Maio, vai ser o posto da GNR, o fecho do tribunal (sendo que este encerramento está congelado segundo Marinho Pinto, até às eleições autárquicas passarem), que é para não desfazer muito a imagem do PSD.
Confesso que no outro dia fui à estação dos CTT de Mira comprar envelopes de correio azul. Deu-me jeito, sim senhor...

Munícipes - aqueles que são sócios dos Bombeiros foram a eleições e como uma lista teve 235 e a outra 240, facilmente se compreende porque é que aquilo anda turbulento. São duas facções muito equilibradas.

Naufrágio - do barco de arte xávega da Praia de Mira em Abril. Ainda bem que não houve males maiores.

Ovelha negra? - Atenção que não é no sentido pejorativo!!! É só no sentido de que alguém assumiu o contrário dos outros. Neste caso foi o presidente da junta do Seixo que foi o único da bancada do PSD a votar a favor do orçamento da municipal.
Até hoje não se souberam bem ao certo as razões. Se foi pelo seu amor ao Seixo, agradeço.

Ponte da Vala da Cana - Já chega de mencionar tamanha parvoíce na sua inauguração, não???

Remuneração - Os jogadores do Touring abraçaram a causa do desporto AMADOR sem serem remunerados!!! Aclamemos!!!

Seguro - Foi ao Salão Nobre da câmara em Dezembro e desviaram-no da ida à PESCANOVA. Consta que energicamente terá questionado durante a pseudo ida à praia: "Qual é a pressa? Mas qual é a pressa?". António Costa é o senhor que se segue a visitar os pregados. Se ele conseguir despejar o Seguro, ou se a Pescanova ainda existir, vá...

(cont)