quarta-feira, 6 de maio de 2009

José Mourinho




Gosto do José Mourinho duma forma q.b. Admito que ele é um dos 5 melhores treinadores do mundo dos últimos 20 anos (Guus Hiddink seguramente também se encontra neste restrito lote). Só ele e Guus Hiddink poderiam tornar o Benfica num grande europeu em menos de duas épocas. Não me apercebi da qualidade dele no Benfica. Também perdeu 3-0 na Madeira contra o Marítimo, com José Mourinho no comando. Claro que a vitória contra o Sporting por 3-0 foi genial, pois com o Miguel a extremo direito conseguiu ganhar o jogo. Uma das coisas que me impressiona no Mourinho e que neste momento ele faz cada vez menos, é a capacidade de reabilitar jogadores animica e psicologicamente destroçados e a capacidade de transformar jogadores de qualidade mediana em jogadores super competitivos, veja-se o caso de Maniche, Nuno Valente, Derlei, Paulo Ferreira, Carlos Alberto, etc. Quando seguiu para a União de Leiria também me deixou com água na boca, deixou a equipa em 5ª lugar antes de ir para o Porto, onde garantiu que na época seguinte em que iria iniciá-la naquele clube: "Tenho a certeza absoluta que seremos campeões nacionais para o ano". Esta frase não me impressionou, é daquelas frases que qualquer treinador tem que dizer à chegada para agradar aos adeptos. O que me deixou realmente a admirá-lo foi quando na 1ª mão da meia final da taça uefa, depois de ter perdido em casa por 0-1 contra o Panathinaikos, diz para o treinador uruguaio Sergio Markarian: "Não faças a festa, que isto ainda não acabou..." E foi mesmo à Grécia na 2ª mão ganhar por 0-2 num dos estádios mais difícies de se ganhar na Europa. Foi essa a época em que uma equipa de José Mourinho conseguiu praticar o melhor tipo de futebol, alegre dinâmico e demolidor. Desde aí, limita-se a ganhar jogos atabalhoadamente, muitas vezes nos últimos minutos, praticando um futebol tipo matraquilhos. Quanto ao vídeo, eu a conter os palavrões nas peladinhas e o camarada José a dizer carvalhadas às descrição. Faz-me lembrar quando estamos a dormir com uma mulher, e estamos a empatar os gases para não causar má impressão e de repente, zzzzzzzz, larga ela a bomba e ainda diz que é uma coisa natural.

Sem comentários: