sábado, 23 de maio de 2009

Lacracanhices




A CDU juntou 85 mil pessoas em marcha de protesto em Lisboa hoje. Não sou pró-comunista, mas também não sou anti. Apesar de serem um pouco utópicos, se muitas das idéias deles fossem postas em prática, havia mais meritocracia nesta sociedade. Estou admirado, pensava que a CDU estava a envelhecer, mas parece que ainda estão para as curvas.

O mundo é mesmo hípócrita, a PSP pode ter sindicato, fazer greve e reinvindicar direitos. A GNR não pode ter sindicato mas tem uma ASP, Associação Nacional da Guarda. Basicamente têm um sindicato mas com outro nome. Chama-se hipocrisias a estas coisas. E não podem fazer greves, aliás, o acto dos militares fazerem greve, designa-se por Golpe de Estado. É isso, o País precisa duma greve (não uma greve de fome como os jogadores de Rio Maior), mas uma greve militar. Mas enquanto o dinheiro lhes cair na conta no dia estipulado, eles não se ralam.

Acho parolo quando vejo pessoas a gabarem-se de tirar cursos no ensino superior privado. Só em Portugal é que o ensino privado está tão desenvolvido. No Brasil o ensino superior público é gratuito, aqui qualquer dia, o preço do Público equipara-se ao privado, só espero que o Público não tente igualar a qualidade do privado. A Educação, nunca deveria ser uma negócio. A Educação não se deveria vender nem comprar. O ensino privado muitas vezes serve para aqueles que não tiveram o mérito de conseguir entrar no Público mas que têm dinheiro, passar à frente de quem sempre deu no duro. Isso é golpe que fere de morte a meritocracia e fomenta a idéia de que o dinheiro pode comprar tudo. Sempre me fez confusão os meninos da mamã terem explicações no secundário porque não conseguiam ter uma nota melhor do que um 13 ou um 14. Isso era fidalguia. O governo deveria assegurar explicações a alunos que tivessem notas inferiores a 11 valores, se há dinheiro para pontes, também poderia haver para isso, e resolveria-se grande parte do problema do desemprego dos professores, pois pagava-se-lhe para darem explicações. É engraçado conhecer um veterinário que tirou o curso com todo o mérito na UTAD em Vila Real (ensino Público) e que tem futuros colegas de profissão com paizinhos a pagar 100 contos por mês para o meninos serem veterinário também. Viva a meritocracia.
O Zapatero está hoje em Coimbra no Pavilhão do União de Coimbra, onde aqui há uns anos actuaram os Sistem of a Down. Que raio, prefiro ir àquele pavilhão como fã da banda do que como correligionário duns pseudo socialistas que são mais à direita que o PSD. Parece que no pavilhão faz muito calor. E quê? As pessoas que TRABALHAM também não passam calor às vezes? E aquele slogan "A Europa é Vital", isso tem alguma imaginação???? O Vital Moreira era um calmo comunista professor de Direito da Faculdade de Coimbra. Mas um dia a crise apertou e como ficou com umas dívidas e uns prédios para pagar e o salário como professor não chegava, candidatou-se a um segundo emprego na Europa. Ajudem o homem, e deêm-lhe o emprego.

Sem comentários: