segunda-feira, 4 de maio de 2009

O melhor café do Seixo







Há 5 dias que não regurgitava um post neste blog. A queima das fitas, as aulas, o alargamento do horário de trabalho por causa da queima, impede que o administrador esteja mais atento a toda a realidade circundante deste país cada vez mais decadente. Por falar em Queima, ontem fui ao Queimódromo e ainda vi um pouco do Quim Barreiros. Ah grande Quim, por 2 mil contos, às 3 e meia da manhã ainda tocava para um público entusiasmado (nunca devia ter sido descartado pelos anormais da comissão anterior que deram 20 mil contos aos velhos James, mas recusaram dar 2 mil contos ao Quim, apesar do substituto José Malhoa não ter sido mau). Por 6 euros para estudante acho aceitável entrar no Queimódromo e foi o que fiz. Por mais que esse valor dificilmente lá ponho os pés. Sobre a sondagem do melhor café do Seixo, os resultados foram:
1º Um qualquer desde que tenha varão de inox. 25%
2º Ti dos Anjos do Reboco. 20%
3º Café Amado. 16%
Café Real. 16%
4º Café Abelha Maia. 6%
5º Saudades do Café Central. 4%
Outras opções votadas foram o café do João do Albano, Café Aveiro e a Ti Maria do Ria. Confesso que quando propus esta sondagem, não sabia que havia um café no Seixo com um varão. Não sei se é de inox ou não, mas pelo que vi está a sustentar uma viga! Já fui aos cafés todos da sondagem, Encruzilhada, Churrasqueira, Café Lareira, Pastelaria O Largo e Café Oceano (espero não ter deixado nenhum de fora) e gosto de ir a todos eles. Nunca me incompatibilizei com nenhum deles (faz-me confusão haver pessoas que arranjam quezílias com os donos e empregados dos cafés) e tento ir a todos apesar de haver uns com melhor atendimento do que outros. Como sabem, já frequentei muito o Café Aveiro, com gosto e tenho pena não ter tempo de lá ir mais vezes. Claro que por razões óbvias, o meu gosto por passar horas em cafés tem diminuído drasticamente nos últimos anos, por razões profissionais. Aliás, não percebo muito bem como se consegue passar horas numa esplanada só com um café e ou uma água e ou um fino à frente. É a mesma teoria que tenho de não conseguir estar na praia estendido mais que 2 horas seguidas. É de louvar o facto de em nenhum café ser permitido fumar (é o que me disseram) ao contrário de em Coimbra que em quase todos os cafés se fuma. Ainda conheci o café Central, fui lá poucas vezes mas lembro-me de num Sábado à noite aquilo estar bem frequentado. À Ti Maria do Ria também fui apesar de ser um café um pouco arcaico. Sobre os varões, qual é o problema de ver de vez em quando um pouco da arte do varão? Ah, continuo a achar estranho no Café Real, empregados do Seixo cobrarem na hora a pessoas conhecidas do Seixo. Ou já levaram muitas banhadas, ou há pessoas do Seixo que não são boas pagadoras ou são desconfiados. É que a lidar por vezes com 700 euros e com pessoas estranhas, consigo não cobrar na hora. Mas atenção respeito, o acto de cobrar na hora, aliás, em qualquer lado pago na hora. Caloteiro? Nem 1 milímetro de margem deixo para essa dúvida. Aproveito para voltar a realçar que o trabalho de estar à frente de um café não é fácil, não é só vender o produto e digo, há certas situações de atrasados mentais do Seixo que eu não admitia se fosse eu a atender. Manientos sobranceiros? Corto-os rentes.

Sem comentários: