domingo, 7 de novembro de 2010

Seixo de Mira 2-0 São Caetano

Para não destoar de toda a gente que faz crónicas de jogos, sejam jornalistas ou não, começa-se por caracterizar a meteorologia que se fez sentir no Seixo às 15h, especificamente no Fojo. Ora, esteve uma tarde soalheira ou solarenga (não vou agora ao dicionário ver qual está mais correcto) no campo do Fojo, com uma assistência indeterminada porque esqueci-me de contar as cabeças. Mas a olho pareceu-me menos do que as 150 pessoas do jogo contra o Cadima. E houve mitras, pessoal de São Caetano que entrou pela porta do cavalo mas pagou bilhete na mesma, porque foram detectados. Como diz Carlos Cruz :"Judite, as pessoas são más!". Para a malta do Seixo o bilhete é 2€, bem menos do que uma peça de teatro, portanto.
Até moto 4 a fazer piscinas (uma ou duas, vá, nada de mais), houve.
O piso esteve fraco ao longo de todo o jogo, assim como tem estado ao longo de todo o mês, assim como talvez ao longo dos últimos 10 anos. A gente sabe que todas as autarquias querem um hospital, uma escola politécnica e um piso sintético, e sabemos que isso é próprio da parolice insustentável do novo-riquismo, mas o Seixo apenas precisava dum piso digno. Nada mais do que isso.
Factos: o Seixo jogou melhor durante todo o jogo. A vitória era o único resultado esperado depois do que aconteceu em campo. O São Caetano não é tão forte como o Cadima! Nenhum jogador da equipa visitante se destacou. Até nas duas ou três vezes que apareceram cara a cara com o golo foram limitados.
O Seixo jogou assim:
Guarda-redes (nota 7) - Não é possível pontuar mais um guarda-redes que não fez uma defesa a sério. Um ou outro susto normal nas bolas paradas. Tem postura e sabe colocar a bola a jogar com as mãos. A seguir atentamente nos próximos tempos.
Defesa direito (6) - Se o Seixo tivesse dois laterais dinâmicos, criteriosos nos passes e cruzamentos, com mais trato refinado de bola seria um autêntico avião. Assim é apenas uma equipa forte. A defender não comprometeu. A atacar, uma boa combinação na primeira parte. Para já, é suficiente para o lugar.
Defesa central (8) - Outra vez um grande jogo. Imperial, dominador, patrão. Duas roscas e alguns passes falhados é o que se pode apontar de negativo na exibição. Uma boa arrancada ainda na primeira parte a galvanizar os colegas. Já não abusa do charutão, tendo muito mais discernimento. Quando ele não chega a defesa ressente-se.
Defesa central (7) - Livrou-se miracolosamente dum cartão amarelo quando lhe foi assinalado um corte com o braço na primeira parte. Com maior ou menor grau de dificuldade, com maior trapalhice ou classe foi-se também livrando dos problemas.
Defesa esquerdo (6) - Para quem não andava rotinado nestas lides, o teste foi positivo. O exame é que talvez não tenha sido muito exigente. O Seixo não sofreu golos e ele também tem que ser responsabilizado por isso. Se for ele a opção para os próximos jogos, deveriam-no ter deixado jogar até ao fim. Com falhas e também muitas coisas acertadas valeu a pena a experiência.
Trinco (8) - Nada a apontar de negativo. E ainda levou porrada da dura. Quem leva porrada a trinco, não deve estar a jogar mal. E ganhou divididas.
Médio centro (7) - Três, quatro, cinco bons passes. Três, quatro, cinco perdas de bola que fazem perder a paciência a qualquer um. Fez o passe para o segundo golo. Um passe com muita qualidade. É capaz de fazer melhor, se apertarem com ele. Concorrência precisa-se.
Médio ofensivo (8) - Terá sofrido uma carga com o jogo já interrompido na primeira parte que custaria o cartão vermelho ao adversário. A árbitra assim não entendeu. Arrancou o segundo amarelo a outro adversário no fim. De resto, em quase tudo o que entra, é para se fazer bem. Está em muitos dos lances perigosos do Seixo.
Médio direito (8) - Ficou cara a cara com a baliza na primeira parte a passe do avançado. E esteve noutras boas jogadas. Fez muito bem em não se prender demasiadamente à linha. Jogou bem.
Médio esquerdo (7) - O jogo estava-lhe a passar ao lado, mas quando foi preciso rodar e metê-la lá dentro à entrada da área não falhou. Foi sempre bem marcado e não muito bem solicitado, mas quem por lá andou a vigiá-lo deve ter saído desgastado. Isolado, atirou ao lado porque o piso é bom e a Câmara de Mira adora o Seixo. Não se mete em fintas estéreis. Cruza e remata. Simples e contundente.
Avançado (8) - Marcou um golo, deu pelo menos outro a marcar, falhou passes, deu trabalho, envolveu-se na luta, passou por adversários como se de mota andasse. Não é perfeito, mas não jogar é desperdício.
Suplente (5) - Andou lá sempre a pôr os defesas em sentido. É daqueles jogadores que dá jeito ter no banco como dá jeito ter a titular. Num piso a sério as coisas devem-lhe sair de outra maneira.
Suplente (4) - Foi para defesa esquerdo e não comprometeu. Mostrou que também pode ser opção ali. Com treinos e jogos o meio campo também é uma forte hipótese.
Suplente (3) - Para ganhar minutos. Ainda assim poderia ter dado outros rumos à bola. É sempre importante ter opções para o meio campo.

4 comentários:

Anónimo disse...

intuident

[url=http://healthplusrx.com/emphysema]emphysema[/url] medusevakek

Anónimo disse...

mais uma vez gotei de ler, da outra faceta ao jogo. Esta bom, parabens.

Vitor Janicas

Anónimo disse...

devias por os nomes ou nº das camisolas.

seixomirense disse...

Os deles e o teu...