sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Direita e Esquerda




Em Portugal fala-se muito em política de esquerda e política de direita, mas acho que às vezes já não sabemos quem é o que. A origem dos termos remonta à Revolução Francesa, onde os membros do Terceiro Estado se sentavam à esquerda do rei enquanto os do clero e da nobreza se sentavam à direita. Os mais radicais que normalmente eram contra as decisões ficaram conhecidos como a esquerda enquanto os favoráveis às decisões eram os de direita.

Supostamente a Esquerda está mais relacionada com luta por igualdade, solidariedade e liberdade. Dá mais atenção à comunidade do que ao individuo. Tem a ver com uma maior intervenção por parte do estado na economia, pode ter a ver com estado laico, inovação em vez de conservadorismo. Podem ter ideias mais liberais como legalizar casamentos homossexuais, legalizar algumas drogas e prostituição. Nos EUA, considera-se que o Partido Democrata (do Clinton e Obama) está mais à esquerda que o Partido Republicano, por ter um carácter mais popular, defender os direitos civis das minorias e procupar-se com o aquecimento global. Em Portugal os partidos de esquerda são o PCP, BE, PS, PCTP-MRPP, PH, PEV e POUS. Países com e ideologias muito acentuadas de esquerda são Cuba, Coreia do Norte, Venezuela e a antiga URSS. (Mas quando se vai para extremismos, especialmente em ditaduras, seja de esquerda ou de direita, parece que estes extremos se tocam acabando por não se diferenciar bem qual das ideologias se trata).

A Direita é mais liberal quanto à economia e conservadora quanto aos costumes, acredita mais na economia capitalista, tem mais a ver com um estado religioso, dá mais atenção ao individualismo. Preocupa-se com os valores tradicionais, a defesa da lei e da ordem, a preservação dos direitos individuais e a restrição do poder do Estado. Defende que em qualquer sociedade há a tendência natural a surgirem elites políticas, económicas e/ou sociais. Apoia a manutenção do poder e riqueza nas mãos que tradicionalmente os tiveram, num sistema com estabilidade social e ambição e solidariedade nacionais. A Unita, o Pinochet no Chile, a ditadura espanhola do Franco, Mussolini, Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores (partido nazi), o Estado Novo de Salazar (duvido que tenha sido fascista), são ou foram partidos ou regimes de direita. Os partidos de direita em Portugal são PSD, PP, PNR e PNR.

Há que ter em conta que isto é tudo subjectivo, que as ideologias variam de país para país, de partido para partido, de pessoas para pessoas. E as ideologias não são estáticas, evoluem ao longo dos tempos. Há pessoas de direita que nalgumas matérias têm idéias mais de esquerda.

Conclusão: O PSD não sabe por onde se há-de mexer porque está encurralado pelo facto do governo do PS estar a governar mais à direita, roubando-lhes assim o lugar político que ocupavam. Por outro lado a verdadeira esquerda tem ganho espaço e o Manuel Alegre tem aproveitado. As pessoas não deveria votar em cores partidárias e ideologias que já não existem ou são manhosas ou estão diluídas, deveriam votar em sujeitos competentes e responsáveis. Volto a repetir, não sou nada, sou apenas humanista, ou seja apoiante de todas a medidas que promovam o aumento da qualidade de vida do Ser Humano.




2 comentários:

RJ disse...

Independentemente das qualidades que Alegre tem, nunca foi grande coisa como político. Mesmo agora apenas tenta ser o "gajo do contra" dentro do PS que procura ganhar uns votos à custa do descontentamento no país. Quem ganha mais com o que os outros perdem do que com as suas próprias ideias nunca pode ser um bom político/líder/PM.

Mas não esqueçamos que foi o primeiro a ser sondado para PR e foi posto depois de lado em prol de Soares. Aí o PS teve o que merecia...

O PSD fez a maior asneira do mundo em meter a Manuela Ferreira Leite na liderança, pois Pedro Passos Coelho, apesar da juventude e pouca fama, é muito parecido com Sócrates e aí constituía uma verdadeira ameaça ao PS.

Com a queda do muro de berlim há quem diga que a distinção esquerda/direita pode estar em queda, em detrimento do liberal/conservador. Agora com a machadada no capitalismo neo-liberal é provável que a esquerda regresse mais em força, mas não esquecendo que certos sectores têm de se adaptar.

Apesar da crise económica internacional o PC acaba por ser dos partidos mais conservadores deste país, mais preocupado em proteger certas corporações e grupinhos abençoados com os direitos adquiridos do que com a sustentabilidade do país e o próprio sentimento de justiça que devia haver no tratamento dado aos sectores profissionais.

seixomirense disse...

Já ouvi a teoria de que o Alegre está apertar com o Sócrates só para lhe darem o apoio por parte do PS à candidatura a Presidente da República. Pedro Passos Coelho é daqueles meninos das Jotas que a vida deles é serem políticos desde pequeninos, mas como é parecido com o Sócrates,sim tinha hipóteses.