sexta-feira, 24 de abril de 2009

Grândola Vila Morena

Grândola Vila Morena é a canção feita e cantada por Zeca Afonso que foi escolhida pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) para ser a segunda senha de sinalização para se dar o Golpe de Estado. A canção refere-se à fraternidade entre as pessoas de Grândola, no Alentejo, e foi banida pelo Estado Novo porque dizia-se estar ligada ao Comunismo. Às zero horas e vinte minutos da madrugada de 25 de Abril de 1974, a canção era transmitida na Rádio Renascença como sinal para confirmar as operações da revolução.

Não resisto a colocar os Vampiros, como já disse, sempre actual! Eles continuam a comer-nos tudo. A classe média está acabar, fica a classe alta a comer tudo à classe baixa, e depois deixam-lhes umas migalhas.
o Povo é que quem mais ordena? Em cada rosto igualdade? Será?
Ps: Às vezes dizem de forma errada que não se derramou sangue no 25 de Abril. A revolução resultou na morte de 4 pessoas, quando elementos da polícia política (PIDE) dispararam sobre um grupo que se manifestava à porta das suas instalações na Rua António Maria Cardoso, em Lisboa. Há uma coisa que me intriga: quem é que era da PIDE afinal? Não conheço ninguém.
Ps: Que raio, o 25 de Abril também serve para se poder inaugurar a requalificação da Praça Doutor Salazar em Santa Comba Dão! Se era para não haver liberdade, mais valia não ter havido 25 de Abril.
Há quanto tempo já deveria existir a casa/museu de Salazar, requalificando a sua antiga casa em Santa Comba Dão? Seria uma mais valia para o turismo (Portugal não quer fzer disto a sua principal actividade?), e de certeza que também receberíamos visitantes estrangeiros. Exorcizem os fantasmas de Salazar, ele já morreu há muito (não vai fazer mal a ninguém), rentabilizem o património que temos.

Sem comentários: