terça-feira, 14 de abril de 2009

Futeboladas







Redescobri que para se jogar futebol é essencial condição física. Tirando o Maradona e o Romário, todos os outros se não tiverem pelo menos tanto pulmão como os adversários, acabavam por ser banalizados. Por isso é que os tijolos do Fernando Aguiar conseguiam sobressair. Por isso é que a vulgaridade do Karyaka parecia que era de qualidade quando veio a meio da época da Rússia e o Benfica estava a iniciar a sua. Ou seja entre dois jogadores, o primeiro factor de comparação é a capacidade física, só depois vem o resto. Se um souber jogar e outro é um cepo, mas se o que sabe jogar está mal e o cepo bom fisicamente, obviamente escolho o deficiente dos pés.
Tiro o chápeu a Bruno Alves. Como defesa, a jogar pelo chão há muitos melhores que ele. Pelo ar tirando os pitons nas costas do Jorge Gonçalves e outros que tais, até tem bom cabeceamento. Como marcador de livres digo: desde Ronald Koeman, Fernando Hierro e Paulo Madeira (era cá uma classe) não se vê um defesa central no mundo de futebol a macar livres directos assim.
Tiro o chapéu também ao Nuno Piloto: é da minha idade, vi-o a jogar ao vivo, era fraquinho, agora capitão da Académica, licenciado em Bioquímica (não é doutor, não confundir), está a entregar tese de mestrado e está um senhor médio centro, mas lá está, evoluíu muito fisicamente.
Vukcevic no banco contra o Bayern: Sporting humilhado. Katsuranis no banco contra a Académica: derrota do Benfica. Katsuranis não é um génio mas naquele Benfica é o melhorzinho a defender, a passar a bola, simplesmente o melhor a jogar. Não tenho pena de treindores como Quique e Paulo Bento que põem a jogar os afilhados em vez dos melhores. São cilindrados. O José Mourinho deixa o Figo no banco? Sim, mas reparem, o Figo aqui seria titular em qualquer clube, mas lá o Mourinho já consegue arranjar melhor, além disso foi eliminado da Champions. Katsuranis no banco? É de atrasado mental! Conheço alguns assim!
Estou curiso por ver o Manchester jogar, mas desta vez com mais de 48 horas de descanço! Ou pensam que terem jogado Domingo e Terça e o Porto no Sábado e Terça, não contou na condição física na semana passada? E o íncrivel é que o Manchester não se desculpou com isso! E notou-se tão bem...
Finalmente um Jonny no futebol mundial! Jonny Evans, mas já descobri que é Jonathan Evans, defesa fraquinho do Manchester. Desde o Johnny Bosman que não aparecia um Jhonny!

1 comentário:

seixomirense disse...

Quando duas equipas têm o mesmo tempo de descanso para preparar o jogo, costuma ganhar a melhor. Tenho dito.