terça-feira, 14 de abril de 2009

O IRS




O IRS é o imposto sobre o rendimento de pessoas singulares e foi implementado em Portugal em 1989. Ou seja, temos que tributar aquilo que ganhamos. Quem não trabalha, não recebe, logo não precisa de tributar. Quem trabalha tem que tributar. Há um camarada americano que não entrega o IRS lá nas terras do Tio Sam alegando que é ilegal. Aliás, já não é a primeira vez que oiço que o IRS é ilegal, não tem fundamento jurídico para existir, vai contra os nossos direitos. Mas tem sido abafado, era uma bronca enorme se o povo mexesse muito nesse assunto. Faz-me confusão nas manifestações as pessoas sujeitarem-se a ser reprimidas, ou mesmo mortas como aquele sujeito que ia a passar por uma manifestação em Londres e levou nos queixo dos polícias. Para que as manifestações? Basta toda a gente parar imediatamente de pagar impostos que qualquer estado ou governo ia abaixo ou cederia a reinvidicações. Mas ainda estou cá a pensar, quem trabalha tem que pagar e deve satisfações ao estado. Quem não trabalha recebe o rendimento social de inserção. Quem trabalha pode morrer a cair dum andaime ou afogado dum barco de pesca. Quem não trabalha tem tempo para ir às consultas médicas todas. Ora portanto eu vou preso. Sim, todos aqueles que já não aguentam a liberdade de expressão dos meus posts podem esfregar as mãos de contente. O prazo de entrega do IRS pela internet acabava amanhã, perdi a senha para aceder à minha conta, já pedi uma nova senha (ontem) mas só me vai chegar no mínimo em 5 dias úteis. Que raio, eles sabem o meu mail (ainda há dias me mandaram um mail) será que não me podiam enviar uma nova senha para o meu mail no espaço de minutos? Não venham com a conversa da segurança! Assim como só eu posso mexer na administração deste blog, só eu posso também ver o meu mail (aquilo tem uma password, sabias Fernando Teixeira dos Santos?). Em qualquer serviço da internet em que se perca a password, pede-se uma nova senha que é enviada em minutos para o nosso mail! Mas na pesada máquina do ministério das finanças não funciona assim! Ou pago multa, ou não entrego, ou como ganho quase tanto como um médico e pouco mais que um GNR vou ter que mentir e dizer que ganho 60 contos por mês. No outro dia soube que para tapar o buraco do BPN calha a cada português que tributa IRS cerca de 550 euros! Que raio, se a multa de não entregar fôr mais pequena, prefiro não entregar, não tenho que andar a tapar buracos do Dias Loureiro e Vitor Contâncio. Um é conselheiro de Estado (amigo do Cavaco), o outro anunciou que estamos numa das maiores recessões de sempre, mas medidas prévias para a evitar há 12 meses atrás é que não aconselha. Eu não quero receber nada do Estado, deixem-me trabalhar à vontade! Já não pago IVA nos produtos que compro? Oh pá, vão ver as contas daqueles que enriquecem sem declararem salários para isso! Não sabem que é suspeito alguem vender cabritos sem terem cabras?
Com que cara se contribui se mesmo pagando propinas de 200 contos, as universidades não conseguem pagar aos funcionários?
Ps: No século 21, como é possível trabalhadores ainda ficarem debaixo de placas?

2 comentários:

«a»juntado disse...

é verdade, caro Johnny, com o IRS/IRC e IVA, juntos, o cidadão paga de duas maneiras: paga por aquilo que ganha e por aquilo que gasta. Não é lá muito justo não senhor.
A dos trabalhadores ficarem debaixo de placas é que não percebi. se calhar não é para perceber mesmo.

seixomirense disse...

Ainda ontem dois trabalhadores da construção civil morreram debaixo de uma placa que se desprendeu!