quinta-feira, 9 de abril de 2009

Paula Bobo...ne




Nunca li os livros sobre etiquetas e boas maneiras da Paula Bobone "Socialmente correcto" e "Profissionalmente correcto" por isso não sei se os conselhos que vou dar são já repetidos ou não, mas são mais importantes que saber qual é a faca com que se come o peixe nos casamentos! Se nos enganarmos e comermos o leitão com essa faca, é só passar um guardanapo na lâmina e já está! Ou nas cantinas não se come a sopa e a sobremesa com a mesma colher? É só passar o guardanapo.
Primeiro: Quando estás a apertar a mão às pessoas nunca digas (estendendo a mão) "já agora"! Ou seja, lá porque estás a cumprimentar 5 ou 6 sujeitos conhecidos e o último a que vais apertar a mão não conheces de lado nenhum não tens que dizer "já agora". Fica feio! Parece que cumprimentar essa pessoa é um frete. É como se lhe estivesses a dizer "não era para te cumprimentar mas como parece mal, já agora..." Conclusão: aperta a mão ao homem (ou mulher), diz o teu nome e pronto! Já agora quando se trata de muitas pessoas, digam só boa tarde, não tem jeito nenhum apertar a mão 30 pessoas seguidas, ou és algum João Reigota? (sem ofensa, é só porque os presidentes de câmara têm que cumprimentar toda a gente).
Segundo: eh pá, pára lá de utilizar o grau diminutivo nos sustantivos à discrição! Tem algum jeito dizer: "A menina toma um cafezinho?", "O senhor deseja uma coca-colinha?", "Hoje levo do talho carne de porquinho!" ou " Vamos beber uma minizinha", a menos que seja um café ultra curto, um shot de coca-cola, a carne seja de leitão, e a Sagres tenha inventado uma garrafa mais pequena do que a mini? É irritante e soa a apaneleirado. Portanto "inha", só quando pedires uma francesinha, e pede com ovo, ah, e batatas.
Terceiro: entre colegas de trabalho durante o trabalho, é mesmo necessário estar sempre a dizer "se faz favor", "com licença", "desculpa lá"? Não! Estamos a trabalhar não é para andar com essas mariquices. Já viram o que era a todo o minuto o Pedreiro pedir ao Ajudante "dá-me aquele tijolo se faz favor", ou o Médico ao Enfermeiro "o bisturi se faz favor"? A menos que se esteja a pedir ao colega de trabalho que faça uma tarefa que não seja da sua área de jurisdição, esqueçam lá o se faz favor para trás e para a frente! Estamos a trabalhar, cada um tem a sua missão, não estamos a fazer favores uns ao outros! Ah, além disso atrasa o serviço!
E pronto já estamos num mundo melhor!

Ps- Não percebo, as mulheres lutam tanto pela igualdade, mas quando as vou para cumprimentar com um aperto de mão em vez da melguice dos 2 beijos, parece que levam a mal! Nunca fui beijoqueiro, e cumprimentar com 2 beijos, só a mulheres já de idade ou que já conheço bem! Ou vocês vêem a chanceler da Alemanha com beijinhos para traz e para a frente?

2 comentários:

Carla disse...

Pois por acaso a chanceler da Alemanha até é beijoqueira lol ela e o Sarkozy cumprimentam-se com 2 beijos e até houve uma polémica por causa disso lol

Carla

seixomirense disse...

Bem , eu realmente tinha idéia que já a tinha visto a beijar, mas também já a vi a apertar a mão... Em relação ao Sarkozy, se calhar tem uma atracçãozita por ele.