segunda-feira, 27 de abril de 2009

O melhor Jogador do Seixo, agora sim.







Agora sim vou encerrar o assunto do melhor jogador de futebol (futsal ou futebol de 11) de sempre que já residiu ou reside nos limites geográficos da Freguesia do Seixo de Mira. Tudo começou com a idéia dum visitante com o nickname Moretto que deu a idéia ao administrador deste blog para se encontrar através da opinião de visitantes, o melhor jogador da bola lá da terra. Numa primeira fase os visitantes (anónimos ou não) deixaram como comentário no fim do post, a sua opinião. Chegou-se aos 30 mais votados. Depois esses cerca de 30 foram separados em grupos de 5 ou 6 e foram submetidos a sondagem em que apenas é possível um voto por IP. Mas em que é possível a mesma pessoa votar em IPs diferentes (dependendendo do número IP a que cada pessoa tem acesso). A seguir pegou-se no top 13 dos mais votados e submeteram-se a uma sondeagem final. Os resultados foam o seguintes:
1º Rui Pimentel (Rui Cides) 21% dos 76 votos
2º Arthur Pito 19%
3º Luís Lavrador (Canga) 10%
Jhonny Ribeiro 10%
5º João Rolo 9%
António Domingues (Zorro) 9%
7º Fernando Santos (Fefé) 5%
8º Orlando 3%
Artur Ribeiro 3%
10º Melão 2%
11% José Mateus (Zézito) 1%
Zé Janicas 1%
Marco Lourenço (Palmela) 1%
Entre os grandes defeitos desta votação destacam-se o facto deste blog que está integrado num espaço como a internet que não é ainda muito utilizada pelas pessoas de mais velhas idades, faz com que muitas dessas pessoas que se recordam de outros bons jogadores de outros tempos, não consigam dar a sua opinião. O facto de haver muitos anónimos a votar, ou seja não têm conta própria e individual como bloggers, dá origem quase de certeza a que a mesma pessoa possa ter votado várias vezes no mesmo jogador numa primeira fase. Pareceu também de início que as pessoas pensavam que só jogadores da actual secção de futebol da ACR Seixo, é que poderiam ser submetidos a eleição. Sobre os resultados da votação obviamente que de entre vários possíveis justos vencedores escolheu-se um com alguma justiça. Obviamente que do top 13 pelo menos 3 ou 4 nomes, ou até mais são susceptíveis de estarem muito sobrevalorizados, mas foram os votos (sérios ou não) que mandaram. Fica para outra votação mais justa. Ainda dando a minha opinião, se eu fosse treinador, para qualquer equipa escolheria o Zé Mateus e mais 10 ou mais 4, pela sua resistência, capacidade física e defensiva, pela sua inteligência táctica, liderança e capacidade de motivar. Claro que a ala futebolisticamente mais elitista do Seixo nunca concordará porque na idéia deles a inteligência de jogar sempre esteve na posse deles, mesmo quando inequivocamente surgiu a geração Montanelas que sem dúvida trouxe um novo conceito de conjugação de inteligência táctica com capacidade técnica, e digo inequivocamente porque os resultados posteriormente sempre falaram por si. A inteligência não é sempre hereditária nem depende de aspectos socio-económicos, nem tem um referencial único, logo paciência, há mais quem a tenha!

3 comentários:

Lè disse...

Tu es um dos "muito sobrevalorizados"!!!

Anónimo disse...

parabéns cides! O prémio merecido...

ti antonio domingues disse...

concordo contigo cigano. o zezito devia tar a par do rui cides na votaçao. para mim eles foram do melhor k passou no seixo. montanelas forever...