É um espaço onde se pede paciência às pessoas em geral e onde se pode expôr teorias sobre tudo o que está! Nada é tabu aqui nem há cá censuras, o que está é o que é. Melindrosos e redomas de vidro não são para aqui chamados. Também pode ter a ver com o Seixo de Mira.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Sair à noite
quinta-feira, 28 de maio de 2009
SNS (continuação)
Serviço Nacional de Saúde, abençoado!
sábado, 23 de maio de 2009
Lacracanhices
O mundo é mesmo hípócrita, a PSP pode ter sindicato, fazer greve e reinvindicar direitos. A GNR não pode ter sindicato mas tem uma ASP, Associação Nacional da Guarda. Basicamente têm um sindicato mas com outro nome. Chama-se hipocrisias a estas coisas. E não podem fazer greves, aliás, o acto dos militares fazerem greve, designa-se por Golpe de Estado. É isso, o País precisa duma greve (não uma greve de fome como os jogadores de Rio Maior), mas uma greve militar. Mas enquanto o dinheiro lhes cair na conta no dia estipulado, eles não se ralam.
Teorias Gexuais
Teorias Gexuais
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Marinho Pinto, um senhor.
E só para vocês verem o que é nível, vejam a maneira como o antigo Bastonário José Miguel Júdice, falou de Marinho Pinto pouco tempo depois deste ter ganho as eleições.
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Sair à noite
"Os universitários são os reis da festa, não é? Divertem-se como ninguém. Dormem de dia e alimentam-se da noite. É isto que se ouve por aí aos pontapés. Mas sabem o que vos digo? Tretas. Na realidade todas estas frases feitas foram criadas para encobrir um dos maiores mitos da humanidade. Eu como já estou licenciado, e tanto se me dá como se me deu, vou seguir o exemplo daquele senhor da máscara e revelar uns dos segredos mais bem guardados de Coimbra. Preparados?
Pois aqui vai: sair à noite é uma chatice. 9 em cada 10 saídas nocturnas são um aborrecimento. No entanto, os estudantes continuam a sair. E porquê? Porque isto de sair à noite é como começar a jogar no Euromilhões. E se os meus números saem esta semana? Ou seja: E se acontece algo interessante esta noite? E se é desta que consigo engatar uma moça? Sim, porque não falha. Se um dia tens o azar de ceder à tentação de não sair, podes começar a preparar-te para ouvir os teus amigos no dia seguinte a dizer que acabaram a noite a dançar com três erasmus nas casas de banho do NL. E tu com aquela cara de quem passou a noite a ver o programa do Malato.
Mas o Euromilhões nunca sai e o que realmente acontece todas as noites é o seguinte:
São nove da noite. Estás em casa a jogar Mafia Wars no Facebook quando recebes um sms de uns amigos que querem ir jantar às amarelas. Como não tens nada para fazer dizes que sim. Acaba o jantar e vais tomar um café ao Tropical. Mas sentas-te lá fora. Mesmo que esteja um frio de rachar. É uma questão social. O tempo passa, a conversa esgota-se e ninguém sabe muito bem o que dizer. Começas a sentir-te desconfortável. Felizmente, de vez em quando passam por ti umas pessoas que conheces de vista. Como os teus amigos não os conhecem é uma boa altura de passares a imagem de “gajo popular”.
É meia-noite. Voltas às amarelas (cantinas que estão abertas à noite) com os teus amigos para beber uns finos. Estás duas horas lá dentro, com mais do que tempo para decidir onde vais a seguir. Mas não. Esperas que aquilo feche e decides na rua. Ao frio. Depois de muita indecisão lá acabas por ir para o Bar da AAC que, como sempre, está a abarrotar.
Tentas então chegar ao balcão para pedir um fino. Só que, como sempre, esqueceste-te que às 3 da manhã o Bar da AAC tem uma capacidade de locomoção própria. Como as marés. Começas então a pensar no bem que se estava na tua cama. Eventualmente acabas por chegar ao balcão. Depois de uma quantidade de finos razoáveis começas a pensar que é esta noite que vais arranjar companhia feminina. Falas com os teus amigos e começas então a busca. Mas nunca consegues. Quando dás por ti são 8 da manhã e estás sozinho num sítio cheio de gente suada, bebida e fumada. Como tu. Gente sem sorte que tem vergonha de o admitir. Mas felizmente estás demasiado bêbado para pensar nisso.
E vais para casa."
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Exemplo de atrasados mentais
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Novas Oportunidades
O primeiro-ministro salientou que "as consequências da crise económica fazem-se sentir na elevação do desemprego", mas frisou que "não há melhor forma de responder a essa situação do que aumentar as qualificação dos portugueses".
Lembrando que neste momento estão inscritos cerca de 800 mil portugueses no programa Novas Oportunidades, o primeiro-ministro disse que em 2006 e 2007 o país certificou, no âmbito desta iniciativa, mais pessoas do que em entre 2001 e 2005. "O nosso objectivo é que todas as pessoas que não têm o 12º ano e estão a trabalhar aproveitem esta oportunidade para obterem uma formação que lhes permita ir mais além".
Ronda pela Blogoesfera (local) II
domingo, 17 de maio de 2009
Ronda pela Blogoesfera
Fc Porto-Benfica
Já que estámos em maré de falar de bola, quero dar os parabéns ao Manchester United de Critiano Ronaldo e Nani, ao Inter de Milão de Mourinho e Figo e ao Fc Porto por terem sido campeões dos respectivos países. Já que o Figo vai deixar de jogar ao mais alto nível este ano, os meus parabéns pela sua carreira, fez muito pelos jogadores de futebol, pois por ser inteligente, Luís Figo prestigiou e muito esta classe profissional. Boa sorte para o Ricardo Costa do Wolfsburgo que está prestes a ser campeão da Alemanha. Como já disse, quando era mais miúdo, era capaz de ver um Farense-Estrela da Amadora do princípio ao fim inteirinho na TV. Hoje já nem um jogo do Benfica todo consigo ver. Por várias, razões, hoje há muita diversidade de opções para ocupação de tempos livres, actividades laborais que me têm preenchido o tempo, o facto de raramente haver um grande espectáculo de futebol a sério e porque a liga portuguesa já teve outra qualidade estética. Mas a grande razão é porque já vi quase tudo o que há para ver no futebol. E máfia do futebol é uma delas. Quando era miúdo, antes de 1995 ficava admirado por o Benfica ter uma equipa ter sempre uma equipa que jogava bonito e bem, mas tinha grandes dificuldades em ultrapassar o Fc do Porto. Depois, quando em 1995 o Damásio destruíu o clube e pôs lá o Artur Jorge, pensei que o Benfica ganhava pouco porque era fraco. Mas não era só por isso.
E estes vídeos mostram que o Benfica não perdia só por demérito próprio. O futebol português acabava por ser uma mistura de interesses obscuros em que ganha quem tiver mais poder e influência nessa obscuridade. Sejamos realistas: alguém acredita mesmo no total mérito do título do Sporting em 01/02 com aquela quantidade de penalties, o título do Boavista do ano anterior com o Litos a ver cartões amarelos e aser despenalizado semanalmente, e o Benfica de Trapattoni de 2005? Bem, eu nem nos anos de Mourinho acredito. E para aqueles que dizem que se ganharam na Europa, prova a sua inocência eu digo-vos, quando uma equipa está internamente à frente, que se passeia no seu cammpeonato nacional, não se torna ela mais confiante? Até os próprios jogadores se valorizam e se tornam melhores. Se o Sporting estivesse em primeiro internamente com pontos de avanço, nunca perderia por 6 em Munique.
Gregory Coupet
sexta-feira, 15 de maio de 2009
As TEC
Como todas as coisas, as TEC acarretam vantagens e desvantagens, sendo que, quase sem sombra de dúvidas, as vantagens em muito maior número e importância que os aspectos negativos. As vantagens prendem-se com uma maior divulgação dos meios educativos, a partilha de conteúdos e intercâmbio de experiências. A possibilidade do ensino à distância e uma maior auto-formação baseada no controlo dos educandos. O derrube da barreira que é o espaço físico também é um dos aspectos positivos favorecendo assim, aqueles que não têm possibilidades de comparecer presencialmente. A troca mais eficiente e mais rápida da informação, a independência do espaço e do tempo, a expectativa de todos poderem ter a possibilidade de aceder à educação e a capacidade de armazenamento de informação são outras vertentes de qualidade. Segundo Jose Antonio Ortega Carrillo e Antonio Chacon Medina, o maior potencial das novas tecnologias da informação e comunicação deriva das capacidades de manipulação, armazenamento, e distribuição da informação uma maneira fácil,rápida e acessível para todas as pessoas. Algumas das desvantagens mais sugeridas são o facto de haver por vezes uma fragmentação da informação e esta poder não estar sintonizada com o saber e cultura dos indivíduos que frequentam uma dada formação. Se o processo de formação se cingir só às TEC e não houver uma formação de fundo envolvendo relações interpessoais do “cara a cara” corre-se o risco de se criar disfuncionalidades e dificuldades nos indivíduos no relacionamento social com o mundo exterior e com os outros. Como o formador ou o educador não está presente fisicamente a fazer o acompanhamento, o educando pode assimilar a informação de uma forma muito pessoal, desfocada e desfazada com a informação originalmente transmitida.
A presença de grande qualidade de suporte tecnológico na área em que se desenrola o processo educativo, por si só, é garantia de uma rentabilização das potencialidades das TEC? Não, se os professores não tiverem uma correcta formação em que possam dominar o uso das TEC e em que percebam as suas qualidades, se os alunos não forem devidamente motivados e se não houver garantias de que todos possam utilizar os meios e suportes tecnológicos disponíveis nunca poderá haver uma perfeita rentabilização e optimização das potencialidades e recursos que as TEC têm para oferecer com o intuito de melhorar a qualidade do processo de aprendizagem. Ou seja, muitas vezes, escolas e outros locais onde a educação é um objectivo, mesmo possuidoras de bons suportes e infra-estruturas tecnológicas não conseguem extrair e rentabilizar o que de bom as TEC podem dar, mas isso é problema que tem solução e que se está a utilizar, passando por exemplo por uma boa formação tecnológica dos professores.
Sem dúvida que as TEC têm um papel cada vez mais importante no ensino formal e nos conteúdos curriculares, e as crianças devem ser familiarizadas com esses fenómenos educativos indispensáveis hoje em dia ao pleno desenvolvimento do indivíduo. Mas discordo que as crianças tenham que ser expostas precocemente às TEC nos primeiros anos de escolaridade sem estarem bem preparadas noutras áreas. Ou seja, até ao 3º ano de escolaridade é mais importante e fulcral que a criança domine bem outras áreas como saber contar, saber escrever, saber ler, saber compreender e saber pensar e estar socialmente com os outros! Só depois destas etapas, aí sim deve ser introduzida a utilização de forma correcta e monitorizada das TEC. Se se colocar crianças precocemente a utilizar as TEC sem dominar aquelas áreas correctamente, corre-se o risco de se formar ignorantes informáticos, “experts” nas novas tecnologias mas ignorando por exemplo a utilização correcta da língua materna.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
O salário de um licenciado e o factor C
terça-feira, 12 de maio de 2009
Era isto que o povo Português pretendia com o 25 de Abril?
quarta-feira, 6 de maio de 2009
José Mourinho
Gosto do José Mourinho duma forma q.b. Admito que ele é um dos 5 melhores treinadores do mundo dos últimos 20 anos (Guus Hiddink seguramente também se encontra neste restrito lote). Só ele e Guus Hiddink poderiam tornar o Benfica num grande europeu em menos de duas épocas. Não me apercebi da qualidade dele no Benfica. Também perdeu 3-0 na Madeira contra o Marítimo, com José Mourinho no comando. Claro que a vitória contra o Sporting por 3-0 foi genial, pois com o Miguel a extremo direito conseguiu ganhar o jogo. Uma das coisas que me impressiona no Mourinho e que neste momento ele faz cada vez menos, é a capacidade de reabilitar jogadores animica e psicologicamente destroçados e a capacidade de transformar jogadores de qualidade mediana em jogadores super competitivos, veja-se o caso de Maniche, Nuno Valente, Derlei, Paulo Ferreira, Carlos Alberto, etc. Quando seguiu para a União de Leiria também me deixou com água na boca, deixou a equipa em 5ª lugar antes de ir para o Porto, onde garantiu que na época seguinte em que iria iniciá-la naquele clube: "Tenho a certeza absoluta que seremos campeões nacionais para o ano". Esta frase não me impressionou, é daquelas frases que qualquer treinador tem que dizer à chegada para agradar aos adeptos. O que me deixou realmente a admirá-lo foi quando na 1ª mão da meia final da taça uefa, depois de ter perdido em casa por 0-1 contra o Panathinaikos, diz para o treinador uruguaio Sergio Markarian: "Não faças a festa, que isto ainda não acabou..." E foi mesmo à Grécia na 2ª mão ganhar por 0-2 num dos estádios mais difícies de se ganhar na Europa. Foi essa a época em que uma equipa de José Mourinho conseguiu praticar o melhor tipo de futebol, alegre dinâmico e demolidor. Desde aí, limita-se a ganhar jogos atabalhoadamente, muitas vezes nos últimos minutos, praticando um futebol tipo matraquilhos. Quanto ao vídeo, eu a conter os palavrões nas peladinhas e o camarada José a dizer carvalhadas às descrição. Faz-me lembrar quando estamos a dormir com uma mulher, e estamos a empatar os gases para não causar má impressão e de repente, zzzzzzzz, larga ela a bomba e ainda diz que é uma coisa natural.