quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ainda a questão do Rancho de Portomar na TV.

Um Portomirensista:
Vá lá... costumo passar pelo teu blog porque julgo que és um bom observador e porque muitas vezes fico a saber o que acontece no meu concelho sem eu dar conta. Mais, acho legítimo e pertinente que questiones a idoneidade de determinadas opções (ainda bem que alguns o fazem, caso contrário algum ajuizado que o fizesse, ao achar-se sozinho, podia duvidar da sua clareza de espírito). Mais, no actual estado de situação, se suspeitares de algo, não encontrares um fundamento, mas mesmo assim algo não te parecer bater certo, infelizmente arriscar-me-ia a afirmar que em mais de 50% das situações vais acertar.

Mas implicar com o facto do Rancho Folclórico de Portomar ir ao Portugal no Coração? Mesmo?! E de uma forma tão… pouco amistosa?

Antes mesmo que lances o teu semblante suspicioso sobre mim, eu esclareço-te: sim, a minha morada dir-te-ia que não sou talvez a pessoa mais isenta para debater este tema com base nas circunstâncias que lhe deram mote. Até porque provavelmente foi aquele orgulho, bairrista, ferido que me levou a comentar o teu post em primeiro lugar. 

Mas vá lá... se o Rancho do Seixo (confesso que não sei se existe) aparecesse nas Tardes da Júlia ou o Rancho da Barra de Mira/Praia do Seixo (olha aqui eu a tentar aflamar-te o teu ego seixomirensista!) aparecesse nas Manhãs da Júlia eu ficaria contente por ver gente da minha terra (ou de lá perto) lá. Pegando na tua ironia da “adjudicação directa”, achas mesmo viável abrirem um "concurso público" para ver quem vai representar o concelho num programa televisivo? Com base na ordem de seriação do Rancho no ranking nacional?! Relativizando, estamos a falar de uma oportunidade que foi concedida a este grupo mas que não é tão excepcional (novas aparições em programas hão-de surgir) que exija que seja ponderado se é um favorecimento desmedido sem consideração pelas demais partes lesadas (os outros grupos folclóricos do concelho, que com igual mérito o poderiam representar), pelo que aquando de novas oportunidades similares poderão ser esses a ser chamados. E, assim, restabelecido o equilíbrio.

Conclusão, gostei de os ver lá, mas, também gostei de ouvir o coro das avós do Lar de Idosos do Seixo de Mira. Mesmo (sem ironia).

Cumprimentos!»


Resposta, cordial, claro:
Suponho que o convite não foi directamente para o Rancho de Portomar. A questão é então, porquê o Rancho de Portomar e não outro?
Que raio, eu sei a resposta e toda a gente a sabe! Parece que há falta de coragem para a dar.

O facto de não saberes se há rancho no Seixo (o que interessa é que Portomar tem e não importa se passou à frente de outros) é elucidativo da forma como o resto do concelho pensa. Mas não és o único a pensar que o concelho acaba ali no Cabeço. É pena.

Mira tem um Lar de Idosos (eh pá, como é que eu sei? Se calhar é porque sei que o concelho de Mira não é só o Seixo) e se calhar não foi escolhido porque não tem um coro de avós! Tão simples!
Ou então é porque algum vereador está lá acamado...Às tantas...

A ideia da Praia do Seixo é apenas uma brincadeira. Mas que a Barra ganhava mais em ser da freguesia do Seixo, que não haja dúvidas.

Não tenho nada contra o Rancho de Portomar. E gostei da parte do vídeo da actuação na tv que vi. Mira estava bem representado.

Mas o Nepotismo é algo que me incomoda como um pêlo a sair do nariz. Irei combater isso toda a vida. 

Cumprimentos.

Sem comentários: