sábado, 11 de dezembro de 2010

Língua portuguesa para todos. Porquê não?

«Lisboa, 02 dez (Lusa) - Garantir a equidade no acesso ao ensino superior através da obrigatoriedade de um exame nacional de português para os alunos que queiram aceder aquele grau de ensino é o objetivo de um diploma do CDS/PP que o Parlamento discute na sexta-feira.
Em declarações à agência Lusa, o deputado centrista Michael Seufert referiu que a intenção é que haja uma equidade no acesso ao ensino superior, pondo na lei uma norma que já existia antes de 2006 e que exige que todos que pretendam esse acesso sejam "obrigados a fazer o exame nacional de português de acesso ao ensino superior".
Segundo Michael Seufert, esta regra aplicar-se-ia a todos os alunos independentemente da sua proveniência, ou seja, quer fossem oriundos do ensino profissional, artístico, do programa Novas Oportunidades ou do ensino regular.
Este texto da agência Lusa foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.»

Não está mal pensado não senhor. A maior parte dos alunos que quer entrar no ensino superior tem que prestar provas no exame a português. Não sei se ainda há exame de português A e B, diferentes, no entanto todos o deviam fazer, independentemente do curso a que se candidatam.
Não haja dúvidas. Quem deseja frequentar o ensino superior deve saber o mínimo de língua portuguesa. Não pode eternamente confundir "á" com "à" e com "há". O básico não pode ser o nível secundário.

1 comentário:

michael seufert disse...

Obrigado pelas simpáticas palavras. O projecto foi chumbado, mas pode ser que no futuro venha a vingar. "á" que ser exigente ;)