quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Turismo em Mira, breves considerações

É triste apreciar quem considere que expôr algumas lacunas do turismo de Mira afugenta os turistas. Não tem noção do ridículo. Deve perceber tanto de hotelaria como eu de caça aos gambuzinos.
Sim, existem comerciantes que ajudam a que o veraneante nos visite e nunca mais volte porque o querem ganhar todo num só dia!
A Praia de Mira é muito bonita sim, mas nos 800 kms de costa há muitas outras com a mesma qualidade mas com outro tipo de oferta!
Há malta que pensa que a Praia de Mira atrai por si só! De que vale ter uma barrinha a 100 metros do mar, se não dá para ir a banhos???

Veja-se o caso da lagoa de Santo André, concelho de Santiago do Cacém, que também se encontra a poucos metros do mar.


Quem não é de Mira e me conhece, sabe o quanto tento promover a Praia de Mira (verbalmente), já sabem a minha lenga lenga de cor: "é a única com bandeira azul há 25 anos, tem pesca Arte Xávega (sem os bois claro, isso fica para Vagueira fazer demonstrações anuais), tem dois parques de campismo e uma lagoa de água doce encostada ao mar...


 Mas não chega. A Praia de Mira faz lembrar as gajas boas que pensam que são atraentes "per si", que não necessitam de seduzir, de se tornarem interessantes de ter imaginação na cama, pois os homens as irão sempre achar irresistíveis. Mas já não dá mais.


Outras praias mexeram-se, potencializaram as suas virtudes, veja-se aqui perto a Praia do Areão, da Cova Gala, da Tocha (o que era a praia da Tocha há anos atrás?), bibliotecas de Verão, Vagos Open Air, ajudam a atrair turistas.


Claro que vamos perdendo a clientela do distrito de Coimbra. É óbvio que quando se abre o Diário de Coimbra e se lê que houve assaltos na praia de Mira durante a tarde (??!!!) a carros estacionados nas imediações do parque de campismo (a GNR tem outras prioridades), com vidros partidos, fica-se sem muitos argumentos perante os amigos de fora! Onde está a o estacionamento coberto com redes de protecção ao sol que era para se fazer na zona do campo do Touring?


Enquanto isso, seca-se tudo à volta, veja-se a Praia do Seixo (sim, eu sei que é a Praia Poço da Cruz) que tem duas míseras casas de banho públicas e aquele insuficiente parque de estacionamento de terra batida.


 Junte-se também, os fenómenos a que somos alheios, como uma água sempre gelada, um areal cada vez mais estreito e umas dunas escavacadas (eu sei que se está a reforçar o cordão dunar com fundos comunitários, ao menos isso.)


A vida não é só diversão nocturna e copos, mas não é fechando bares às 2 da manhã que se atraem pessoas de férias a ficar uns dias em Mira! Agora a sério, estão mesmo a decorrer obras em Mira em pleno Verão?



2 comentários:

Anónimo disse...

Não digam mal do turismo em Mira, se não está bem, agora é que vai, vejam no site da CMM, foram mais três quadros superiores, admitidos para o quadro geral, por tempo indeterminado, um Técnico de contabilidade e gestão (para acertar as contas...), um Técnico de engenharia florestal, para cuidar da floresta e fazer uns "cantinhos" para o pessoal se divertir... e um técnico de engenharia geográfica, que deve ser para o presidente não se perder por falta de geografia...
Mas afinal as contratações não estão suspensas na função pública ? - é um tal criar postos de trabalho e logo três fêmeas...

Olive disse...

Alguém já viu a cor da água que sai das torneiras na freguesia de Mira? Barrenta e com areia. O municipio de Mira é uma anedota, Com a extinção de municipios eu achava bem que mira fosse integrada no concelho de Cantanhede. Para estarem lá cromanhons, cromos da bola, mais vale ser de cantanhede.