quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Orçamentarices


Rating - É a quantificação da capacidade e disponibilidade de uma entidade em cumprir a tempo e horas, responsabilidades e obrigações. A capacidade de pagar dívidas como manda a lei. O Rating do Estado português tem vindo a diminuir gradualmente.

Exterior - É todo cor-de-rosa o quadro que o governo nos quer pintar, mas não dá para enganar o exterior e esses sabem bem o descontrolo que aqui vai. Daí a descida do Rating. As agências de Rating não se deixam papar por lérias.

Juros - Logo, o juro daquilo que devemos ou daquilo que queremos ficar a dever, vai aumentar.

Défice - O dos EUA, Itália e Espanha é superior ao nosso (9,3), mas alguém quer comparar o potencial que esses países têm para inverter essa pedra no sapato? Os EUA por exemplo prometeram que nos próximos 5 anos irão dobrar a sua exportação. Dá para comparar mesmo?

Doidos - O Vitor Constâncio ficou surpreendido com o tamanho do défice, o Texeira dos Santos também. O Sócrates não, diz que foi de propósito para ajudar as famílias e as PME. Isto faz algum sentido?

A ironia - Sócrates diz: "Portugal não é a Grécia". Qual dos Sócrates?

IVA - Aumentar o IVA não parece ser a solução, teria um impacto negativo sobre a equidade, o IVA atinge mais os pobres do que os ricos. Congelar salários da função pública? Pode ser... E diminuir reformas superiores a 500 contos por mês?

Pornografia - Não é ver mamas ao léu, é ir ao Diário da República ver pessoas a reformarem-se todos os dias com 11 mil euros por mês. O país não pode reformar embaixadores a mais de 10 mil euros por mês. É incomportável.

Os maiores - Dentro do Orçamento, para além da administração central, local e regional há 369 institutos públicos, 537 empresas municipais, 631 fundações, 298 associações, e um sector público empresarial que alberga mais de mil empresas!! À Benfica, os maiores!

5 comentários:

Anónimo disse...

prepara-te que aquilo "que não parece ser a solução", vai ser uma realidade: o IVA vai mesmo aumentar e quem é que vai pagar?, e quem vai ser atingido?

lá para março ou abril vai ser anunciado e para maio - julho vai entrar em vigor com 22%

Anónimo disse...

somos mesmo coitadinhos. Dos nossos desconfiamos de todos, tudo é uma lástima e qualquer um de nós sabe perfeitamente como resolver as coisas. "Eles" não o fazem porque, ou não querem ou são incompetentes. ou ambas. Mas nos discursos dos outros lá fora já acreditamos! lol Perguntem aos americanos ou aos alemães se eles acreditam mesmo? Sem "os" querer defender, de uma coisa eu tenho a certeza. Nem aqui nem em qualquer país do mundo as coisas estão bem e o povo contente. Como tal, dizer que os discursos cá é tudo mentira mas que os de lá de fora são credíveis, apenas porque são maiores, na conjuntura actual, não será ter um pouco de vista curta?

seixomirense disse...

As outras economias olham-nos com muitas reservas e desconfianças... Essa é que é essa!

Se o IVA aumentar, é uma tolice...

Anónimo disse...

e também és ...ahhhhhhhhh
o qu'este sabe

Anónimo disse...

somos todos