terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Praia da Leirosa - Académica


Pelos vistos não foi só este jogo que gerou situações lamentáveis no futebol distrital de Coimbra, esta época. E eu que até pensava que no Domingo passado se tinha tratado de um caso isolado.
O futebol distrital, para além de ser uma forma de ocupação dos tempos livres que promove o bem estar e a boa saúde não se pode deixar manietar e reduzir a acontecimentos levados a cabo por meia dúzia de energúmenos.
Se pode ser um processo de catarse? Uma forma de ao fim de semana os seus praticantes e e adeptos libertarem as suas tensões e nervos acumulados durante uma semana de trabalho? Sim!
O jogador pode ser espicaçado pelo adversário e ser impelido a correr mais, a superar-se, a chegar primeiro àquela bola. O adepto pode "puxar" pelo seu jogador e porque não(?), sem implicar directamente ofensas, tentar influenciar o árbitro, pressionar o árbitro, manifestar-lhe que está em desacordo com a sua decisão. Faz parte do espectáculo, da actividade, e pode-se assistir a este tipo de acções num jogo de futebol profissonal!
Racismo é que não! Tenham paciência! Partir carros particulares também só me parece ideia de mentecaptos!
Ao que parece foi o que sucedeu aos jogadores da Secção de Futebol da Académica, que estiveram "barricados" nos balneários à espera que houvesse segurança para voltar para casa.
Conheço alguns jogadores da Académica, todos estudantes (obviamente que isso não implica bom comportamento), mas não os estou a ver a deslocarem-se à Praia da Leirosa a procura de sarilhos.
A Praia da Leirosa é uma boa terra para se ir jogar fora, para ver o mar, a paisagem, etc. Tem mau cheiro é certo, mas passado meia hora de lá estarmos, não o sentimos.
Já há 15 anos quando lá ia jogar nos juniores, havia qualquer coisa naquela população que a tornava muito peculiar e sui generis.
Há ali qualquer coisa nos seus adeptos que os tornam incompatíveis com a permanência de maneira correcta e cívica num recinto desportivo. Apesar de alguns jogadores não terem culpa (há lá jogadores com culpas até à raiz dos cabelos), é de se começar a equacionar se é seguro este clube continuar a disputar partidas do futebol distrital!

2 comentários:

Anónimo disse...

Já parece aquele capitão que se armava em mau dirigindo-se ao árbitro e depois ao chegar à beira dele desviava caminho....

Anónimo disse...

o que é que já parece?