terça-feira, 2 de março de 2010

Plano de actividades para o Seixo 2010


Sobre o ambiente:
Pouco ou nada a acrescentar. O fim de semana do ambiente, agora no início da Primavera, se bem trabalhado pode originar um monumental sucesso. Cabe a todos verificar na agenda as vossa (e nossa) disponibilidade.

Acção social:
Um serviço de transporte gratuito entre o Seixo e Mira para pessoas carenciadas ao nível da deslocação é uma ideia muito boa mesmo. Se ainda não está implementada, há a curiosidade de saber como vai ser posta em prática. Espera-se que o lobby Taxistas não faça muito barulho.

É interessante a candidatura ao Programa Voluntariado Jovem para a Floresta. Bem sei que não é o mesmo que aquele programa de vigiar florestas relacionado com a Protecção Civil. Esse, já se sabia a quem estava destinado ciclicamente. Se és jovem entre os 18 e 30 anos, amas a floresta, queres ganhar 12 euros por dia (o paradoxo do voluntariado), e se assinares uma declaração do género: "Eu, Fulano Beltrano Ouro Azul, declaro sob meu compromisso de honra, não existir qualquer condenação ou sanção aplicadas sobre mim por crimes contra a floresta e ou meio ambiente" (se alguma vez atiraste uma lata pela janela do carro, podes candidatar-te na mesma), pede informações e inscreve-te a partir de 2 de Junho.
Já agora, foi boa a ideia da GNR de dar a vigia em torres aos desempregados. O dinheiro que se poupa!

Saúde:
São de enaltecer as campanhas de prevenção e rastreios gratuitos e a continuação da recolha de sangue.
A possibilidade da criação de uma Unidade de Saúde Familiar seria uma excelente ideia com enormes vantagens tais como uma maior proximidade da população com os cuidados de saúde primários. No fundo uma maior resposta em termos de cuidados médicos, à população do Seixo.
No entanto, tanto Ministério da Saúde como a Ordem dos Enfermeiros aconselham a sua existência (das USF) em populações com no mínimo 4 mil habitantes. A ideia de ter autonomia para contratualizar internamente, assusta (um bocadito só).
Daremos tempo para ver o que será o fim de semana de saúde e lazer.

Cidadania:
Conselho do Seixo...Há novidades? Não é normal haver seixenses que não me saibam (a mim ou a outro qualquer) descrever do que é que tratou a primeira reunião. Logo aí se vê o grau de envolvência da população.
Existe alguma curiosidade na realização da Assembleia Magna!

Sem comentários: