domingo, 7 de março de 2010

Voz de Mira


Ainda o GIP, Gabinete de Inserção Profissional. O próprio gabinete em si já está a inserir gente, sim, porque aquilo não funciona sozinho. A malta tem que se enfiar em algum lado. Uma colega minha tem como uma das funções do seu estágio, aprender e ajudar o funcionamento do GIP de Baião. Serve para a malta não ter que se deslocar ao Centro de Emprego de Amarante. Ao fim duns meses quando sentir que orientou 2 ou 3 cidadãos rumo à sua empregabilidade, certamente se regojizará.
Um gabinete que procurasse saber as causas de o investimento na indústria ir todo para a Polónia, Checoslováquia (como diria Tony Carreira), Eslovénia e Hungria, poderia dar mais resultados. Mas isso seria mais da responsabilidade do poder central.

Depois há uma coluna com notícias do Brasil. Num concelho em que existe emigração para Brasil Canadá, EUA, Venezuela e França, é um bocado estranho só os mirenses no Brasil terem direito a enviarem notícias. Duas delas dizem respeito a necrologia (desde já todo o meu respeito e pesar), a outra notícia dá conta sobre o grau de satisfação dos Paulistas em relação à qualidade de vida de São Paulo (?!!!!!?????), por fim trata-se de relembrar os asinantes da Voz de Mira no Brasil para renovarem o contrato.

Temos notícias sobre o sucesso da implantação da modalidade Hóquei em Patins em Mira. Há miúdas que são convocadas para a Associação de Patinagem de Coimbra. Muito bem.

Há sempre qualquer coisa do Cartório Notarial de Mira. Na única que li, depreendi que um casal (ela da Alemanha e ele de Lisboa) residentes na Praia de Mira adquiriram por usucapião um imóvel da Videira. Deram uso a algo que não era deles e muitos anos depois aquilo passa-lhes a pertencer. Podiam-me ter avisado disso há 15 anos atrás, para "usucapiar" aquilo.

Um tal de Zé Távora fala e muito bem da problemática de Cabinda e da potencial insegurança que se possa viver na altura do campeonato do mundo na África do Sul. Apenas um reparo. Cabinda não é só um enclave como também é um exclave. Um enclave de Congo e República Democrática do Congo (antigo Zaire), e um exclave de Angola.

Sem comentários: