quinta-feira, 11 de março de 2010

O escutismo ou escotismo


A mobilidade social inter-geracional é a capacidade de transitar em termos de rendimentos, salários e educação dos patamares dos nossos pais para outros níveis.
Portugal é o país da OCDE (estudo promovido por esta entidade) em que existe maior fosso entre os salários de filhos de pais com cursos superiores e filhos de pais com escolaridade mínima. Segundo o mesmo estudo, ser filho de licenciado significa que irá auferir um salário 20% superior do que um filho de pai com o 9º ano. Segundo a OCDE, em Portugal, o ambiente escolar não consegue contribuir para a minoração dessas diferenças. Portugal é assim dos países com menos hipóteses de mobilidade social. Crescer num ambiente socio-cultural e familiar muito desfavorecido é uma herança pesada ao qual se escapa, apenas através de características individuais. Uma das medidas sugeridas pela OCDE para combater este facto, é a aposta no pré-escolar (conheço um sítio que não possui essa infra-estrutura).
Quanto maior é a possibilidade de se aceder a um patamar superior do que aquele que se herdou, mais revela o grau de desenvolvimento dum país. Serão as desigualdades geracionalmente transmitidas, inevitáveis? NÃO. Na Alemanha, a escola representa 80% da capacidade de mudar a mobilidade social. Pior que nós, só a Inglaterra, mas eles são uma terra de "Lords" por alguma razão. A escola não faz a diferença em Portugal. E isto, quase 36 anos após o 25 de Abril, é que se pode considerar uma ignomínia.

Baden-Powell foi um respeitado militar Britânico nascido em 1857 e tal como todos os humanos (e mesmo os santos), não tem o "cadastro" imaculado. Mandou executar malta subversiva na antiga Rodésia, mas eram outros tempos e eram contingências da guerra.
Fundou o escutismo em 1907 e define-o como "uma escola de cidadania através da destreza e habilidade em assuntos matreiros". Este chefe escutista sugeria que tentassem deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram.

Ao estudo da OCDE, talvez faltou explorar até que ponto o vínculo a associações, grupos e movimentos pode incrementar a mobildade social. Será que os diversos movimentos associativos (escutismo incluído) contribuem para a não estratificação da sociedade? Contribui para a igualdade social?

Uma das leis do CNE (Corpo Nacional de Escutas) é "O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros". Mas na realidade, a sua versão original é " O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros, não importando a que país, classe ou credo o outro possa pertencer". E, segundo as palavras de Baden-Powell explica-se assim "É amigo ou irmão, não importando a que país, classe ou credo o outro possa pertencer. Como Escoteiro, você reconhece as demais pessoas como sendo, com você, filhos do mesmo Pai, e não faz caso de suas diferenças de opinião, casta, credo ou país, quaisquer que elas sejam. Você domina os próprios preconceitos e procura encontrar as boas qualidades que tenham; o defeito deles qualquer um pode criticar. Se você põe em prática esse amor pelas pessoas de outros países e ajuda a fazer surgir a paz e a boa vontade internacionais, isto será o Reino de Deus na terra. O mundo inteiro é uma fraternidade."

Ora, um escutismo que assuma um papel de coesão social, de defesa da equidade entre todos os indivíduos, que contribua para formar gente capaz de agir nos diferentes contextos de vida, de modo informado e crítico, que consciencialize os jovens para os seus direitos e deveres fundamentais, que combata a fraca mobilidade social é um um tipo de associativismo bem vindo.

Por outro lado, um escotismo elitista, sujeito a desvaneios marcados por uma bacoca militarização, que perpetua as diferenças sócio-culturais existentes, que seja apenas uma câmara de ressonância das desigualdades lá fora (quando em certos caso ainda as sublinha), que apenas segmenta ainda mais a sociedade, em que até mesmo lá dentro a mobilidade ascencional não é aberta a todos, quando é um difusor das assimetrias já existentes lá fora, quando em vez de se reger por práticas pedagógicas (com reforços negativos e positivos adequados), usa humilhações surreais e autoritarismo com trejeitos de professores ultrapasados, não é um movimento que serve à sociedade.
Cabe a todo o associativismo decidir a escolha do que pretende ser.

Ps: Grupo Explorador (Corpo Nacional de Escutas) ou Flotilha (Corpo Nacional de Escutas — Marítimos): dez aos 14 anos. São os Exploradores ou Moços, divididos em Patrulhas ou Tripulações de seis a oito jovens. Trabalha-se a aventura, através da vida ao ar livre.

19 comentários:

Anónimo disse...

Falas dum modo geral e abrangente, mas já vi onde queres chegar. E já te entendi. Grande bofetada de luva branca.
Como sempre, sem espinhas.

Anónimo disse...

Hoje com 30 e picos, abracei o movimento escutista em Mira em tenra idade, depressa saí!
De facto era só para os meninos de bem, e filhos de boas famílias... os outros eram gente de 2ª

Anónimo disse...

Assim já estamos todos a falar português.

Anónimo disse...

os abutres do post Benfica-Marselha calam-se, são espertos, não querem que a carapuça lhes sirva. É o melhor que fazem.
boa limpeza, seixomirense.

Anónimo disse...

As vezes temos que chamar os bois plos nomes meu amigo

Sou Portugues tenho que falar Portugues

Anónimo disse...

Hum....será que é outra situação como a do futebol? Não me digas que também te convidaram a sair por bom comportamento?

Anónimo disse...

Ui, já apareceu a primeira cabeça para a carapuça. mas é capaz de haver mais cabeças.

Anónimo disse...

É uma terra de convites

Anónimo disse...

Mas a carapuça lá serviu

Anónimo disse...

Não vou colocar a minha filha num Movimento em que só chega a chefe o tio deste, o irmão daquele, a mulher deste, o marido daquela. Os outros não chegam pq não têm capacidade? Não, não chegam a chefes pq não são incentivados, não são acompanhados, não são tratados como gente! Já para não abrir o bico sobre casos recentes, que se se tivessem passado com "gente de 2ª", outro galo cantaria. Em que uns são filhos de bem e outros são gente de 2ª. Obrigado, mas eu sei educar a minha filha.

Anónimo disse...

e... pinuts????

Anónimo disse...

é verdade meus caros...

podem ficar tristes, melindrados, aborrecidos ou chateados... o que é certo é que há comportamentos discriminatórios dentro do seio dos escuteiros.
Os miúdos sabem, os pais assistem e confirmam, e só não Vê quem não quer.
Os exemplos estão lá.
FACHADA é só fachada

Anónimo disse...

"Escuteiros são miúdos vestidos de parvo, liderados por um parvo vestido de miúdo!"

Jesus

Anónimo disse...

Depois de ler e reler este post, dou-te os parabéns porque é um dos teus textos mais bem conseguidos. Parece confuso, mas no fim faz todo o sentido. A questão é se os escuteiros desempenham ou não uma função de tornar ou não esta socieadde numa sociedade mais equitativa ou não. E não estás a falar num grupo de escuteiros em particular. Só enfia o barrete quem quer.
E já todos perceberam isso, primcipalmente o tagarela dum dos posts anteriores.

Anónimo disse...

...este post encaixa de tal maneira, que não havera mais nada a acrescentar!

Anónimo disse...

quem viveu este pequeno mundo, por dentro, e deu de si, sangue e suor ... percebe tudoas as letras que aqui se escrevem !!!! Longe vão os tempos .... longe vão os grandes momentos !!!!!

Anónimo disse...

As pessoas só falam daquilo que não sabem. Se lá estivessem, e se vivessem o escutismo como modo de vida saberiam a escola de formação que é. E para concluir uma opinião anterior, chega a dirigente quem tem força de vontade e faz o Curso para tal, denominado de CIP. NÃO apenas o filho deste ou daquele. Chega quem quer e mostra vontade de o ser e do fazer.!

Anónimo disse...

Existem palavras: estimulação, entraves, acompanhamento, favorecimento, igualdade de tratamento. As pessoas falam do mundo em q acham q vivem. Cada um vive no seu.

Anónimo disse...

É pena que se pense assim de quem anda a educar os filhos dos outros... onde, no fundo, quem são as crianças são os próprios pais.!