segunda-feira, 8 de março de 2010

Portugalices


Bullying 1 - Concordo que não exista uma palavra no dicionário português que defina o que é Bullying, mas por causa disso somos obrigado a usar o termo quando nos estamos a referir ao fenómeno? Será que os pais de Mirandela e outras pessoas mais velhas ficam com a noção do que é?

Bullying 2 - Lá porque a literatura ligada à Educação (americana e britânica) adoptou o nome não quer dizer que os tenhamos que seguir à letra.

Bullying 3 - Estamos em Portugal e vamos chamar os bois pelos nomes. Bullying é o acto de exercer violência psicológica e/ou física sobre alguém, neste caso na escola ou no âmbito escolar. Sinteticamente é a porrada nas escolas entre alunos, só que são quase sempre os mesmos a apanhar.

Bullying 4 - Sejamos sinceros: sempre houve alguma violência nas escolas. Mas era regrada e cerceada pela autoridade que professores e funcionários detinham.

Jornal Público - Parabéns. Comemorar 20 anos é de enaltecer. Ainda para mais quando o jornal não é lucrativo (o Belmiro aguenta). A ver vamos no futuro, com a imprensa no papel em declínio. Confesso que gostaria de ser um leitor mais assíduo.

Miguel Sousa Tavares - Ainda lhe vou dar crédito. Aquela cabeça tem qualquer coisa. Mas depois de ter sido tão manso com Sócrates, não se justificava aquele ataque feroz a Gonçalo Amaral. Está bem que ele pode ter sido em última instância responsável pela porrada na mãe da Joana, mas foi à entrevista impedido de falar do livro, além de que Sousa Tavares como jornalista deveria saber que é o entrevistado a personagem principal da entrevista e não o entrevistador. A rever na próximo programa sobre Violência nas Escolas.

Sem comentários: