quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Trata pouco


Cavaquices - Diz que só vale a pena mudar a constituição se não houver dúvidas de que é para melhor. Até deu um nome ao seu refinado pensamento, chama-lhe "princípio da melhoria incontestável". Se não tívessemos um Presidente a pensar pela malta, o que seria de nós? Ou anda mudo ou abre a boca para dizer banalidades que qualquer pessoa de bom senso sabe.

Continua a cosmética - Segundo o PSD era incontestavelmente melhor se na constituição deixa-se de aparecer "despedimento por justa causa" para despedimento "por razões atendíveis". Pensando melhor, fica com mais pinta despedimento "por razões legalmente atendíveis". Já agora se me pudessem atender (aviar é na mercearia) queria um descafeínado 3/4 em chávena fria, com adoçante e pau de canela e um copo com duas pedras de gelo.

É ver quem é - Vamos lá saber. Quem está por detrás da proposta de revisão constitucional do PSD? Paulo Teixeira Pinto. O homem que já desempenhou funções em governos laranjas, tem cargos e funções em diversas instituições públicas e privadas, ex-presidente do BCP (no qual não meto um tostão), e que saíu do mesmo com 10 milhões de euros de indeminização e a receber 500 mil euros anuais até ao final da sua vida, é o homem certo para perceber o que é educação gratuita e de QUALIDADE para classes desfavorecidas e para perceber que o sistema nacional de saúde não pode ser bom apenas para os ricos.
No entanto deixo uma ressalva que pode dar alguma humanidade ao homem, aos 50 anos, sofre de doença de Parkinson.
De resto, duvido que seja o português indicado para perceber a condição humana, para perceber o que é melhor para 2 milhões de portugueses pobres, em suma, para promover uma mudança constitucional.

Sem comentários: