quarta-feira, 2 de junho de 2010

Brasileirada


Tento não ser preconceituoso nem xenófobo nem estereotipizador, mas tenho que admitir que regra geral não gosto de atender brasileiros (atenção, no entanto prefiro isso do que abrir um café no Seixo e aturar aqueles egos todos, nem com a minha super paciência lá ia).
Há três tipos de brasileiros que andam por Coimbra: os que estão a estudar (num programa semelhante ao de erasmus), os que estão de férias e os que trabalham.
Regra geral, muitos são chatinhos... Tão chatinhos.
Os que trabalham, acabo por não ter muito contacto com eles. Mas há uns que estacionam o carro com a traseira para a esplanada, abrem a bagageira e música maestro! Ainda se fosse música baixinha, mas não, parece que estamos no meio dum concerto dalgum artista tipo Ivete Sangalo. E é ver as pessoas à volta a passarem para outras mesas. Ainda por cima na Praça da República, onde os frequentadores têm o orgulho de gostar de música menos populista e comercial e onde muitas bandas de garagem (e não só) trocam ideias musicais.
Sobre os turistas, fica para outra altura e actualmente nem tenho convivido com eles (não estou lá ao almoço nem ao jantar, não posso estar em todo o lado ao mesmo tempo).
Os estudantes:
Normalmente estão a fazer mestrado ou doutoramento em Direito. Nomes como Ricardo Costa ou Vital Moreira são idolatrados por eles. A lei brasileira fundamenta-se muito nos grandes juristas portugueses.
No outro dia um grupo deles pediu 7 Sagres. Primeiro a cerveja estava quente. Lá fui eu abrir uma igual (que sacrifício!) e constatei que estava fria. Ignorei-os. Quando iam para pagar:
- "E aí, quanto deu?"
- "São 7.70 €!"
- "Quanto é cada uma?"
- "É 1.10€"!
Já não é a primeira vez que um grupo de brasileiros me pede a conta e depois paga cada um a sua parte. Neste caso, não importa, mas quando por exemplo 3 pessoas consomem 1 cerveja, um galão, um tango, um bifana, uma tosta, um prego no pão, um café um fino, um rissol, uma chamuça e uma coca-cola, pedem a conta toda e depois tenho que fazer a conta individual, é de atrasados mentais. Em vez de fazer 3 contas tenho que fazer 4!
Mas a melhor foi quando um deles pede para trocar uma moeda de 2€ por duas de 1€. E depois, com uma cara de quem estava a facilitar a vida a um pobre coitado, me paga com uma moeda de 1€ e uma moeda de 10 cêntimos.
Oh, alma de Deus, não teria sido mais fácil teres-me dado a tua moeda de 2€ e a moeda de 10 cêntimos que eu dava-te 1€ de troco!?
Também é normal neles quando têm meia dúzia de coisas na mesa, pedirem a conta, receberem a resposta instantaneamente (apesar da esplanada estar cheia) e ficarem com cara de quem está a ver um mago da matemática ou um bruxo!
Somos a cauda da Europa? Sim! Mas ainda não estamos no Terceiro Mundo!
A nível universitário, têm muitos trabalhos, teses e investigação traduzidas na internet em Português/Brasileiro? Sim mas muitos desses conteúdos estão traduzidos que é uma vergonha!

2 comentários:

Anónimo disse...

;) gostei deste!!!!

a portuguesa disse...

Excelente este post...