sexta-feira, 11 de junho de 2010

África do Sul - México


A reter: nenhuma destas selecções vai ser campeã do mundo. Vai ser complicado para os sul africanos conseguirem passar a fase de grupos mas como nunca nenhuma selecção anfitriã ficou pelo caminho, é provável que estes também consigam.
Como ando um bocado a leste do mundo da bola, apenas poderei dar a certeza, a seguir à primeira jornada de todos os grupos, é que há equipas e jogadores que não conheço.
Na primeira parte o México fez quase o que quis dos Bafana-bafana, mas na segunda parte a África do Sul menos tensa e menos nervosa, chegou-se à frente.
Sobre o México, o capitão Torrado percebe de bola, uma espécie de Zagorakis da Grécia, o Vela e o Dos Santos são miúdos bons de bola. O defesa do Barcelona empresta também qualidade à equipa. O Guarda-redes é fraco, e não é só por ter 37 anos, é que o suplente Guillermo Ochoa é muito melhor e que jeito daria ao Benfica. Mais à frente falarei dele. Não fazia ideia que o velho também de 37 anos Cuauhtemoc Blanco ainda andava na bola. O único jogador do mundo que utiliza as costas e o rabo para passar e dominar a bola.

A África do Sul é uma equipa de boas intenções com um guarda-redes razoável, um número 10 vistoso, e uns camaradas que fazem umas arrancadas. Dependendo do poderio do Uruguai e França, logo se verá onde chegarão.
E chega! Se não, entro já nas frases feitas, nos chavões e nos lugares comuns do futebolês.
Não vou ver os jogos todos, mas dos que vir, digo alguma coisa.

Sem comentários: