terça-feira, 31 de maio de 2011

Mirices

Para que não haja equívocos de que o facto de eu achar que a Assembleia Municipal de Mira pode ter contornos burlescos, não impede que não duvide que lá se discutem assuntos com conteúdo:

"A Assembleia Municipal aprovou recentemente um novo regimento que permite clarificar e disciplinar a forma como deputados e executivo podem intervir nas sessões.
Para isso até foi criada uma comissão de trabalhos que elaborou a proposta final do regimento e que já está a ser aplicado. Mas parece que afinal ainda não foi desta que o regimento "acertou" com a vontade da maioria dos deputados. E porquê? Porque cada deputado tem 3 minutos para colocar as questões que acha pertinente ao executivo e, por sua vez, o executivo tem 6 minutos para responder às questões colocadas. Agora imagine-se que um deputado coloca 3 ou 4 questões, sendo uma ou duas delas necessitem de um esclarecimento técnico, o tempo esgota-se sem que de um lado ou do outro as coisas fiquem esclarecidas.
Na última sessão chegou-se ao ponto de a mesa ter cortado a palavra a um deputado por ter gasto os tais 3 minutos ao que este protestou porque segundo o relógio dele, que também estava a cronometrar o tempo, ainda faltavam 13 segundos para acabar os 3 minutos.
Conclusão, para quem assistiu aos trabalhos, ou a grande parte deles, reparou que se perdeu muito tempo a contar e a discutir os tempos a que cada um tinha o direito para intervir.
Chegou-se à conclusão que o melhor será a autarquia adquirir um relógio para colocar no Salão Nobre onde se realizam as assembleias.
A necessidade de um regimento para funcionamento da Assembleia Municipal era mais que evidente. Também não fazia sentido, como era dantes, os deputados gastarem às vezes mais tempo na Ordem do Dia do que na discussão dos pontos agendados. Costuma-se dizer que "nem tanto ao mar nem tanto à terra". É este equilíbrio que se pretende alcançar com estas novas regras de funcionamento deste órgão autárquico. Pode ser que ainda venha a conseguir-se."
Director da Voz de Mira em 1 de Maio de 2011.

Ainda no Domingo passado fui à Cercimira, ao pavilhão esticar as pernas numa amigável futebolada e como éramos 3 equipas, alguma tinha que ficar de fora durante pelo menos 7 minutos.
É sempre engraçado quando duas pessoas contam o tempo:
-Já acabou!
-Não, não! Só vai em 6m27s!

Cortar a palavra??!!!

Sem comentários: