segunda-feira, 11 de julho de 2011

Portugal S.A.

-Quero uma tosta mista.
-Está bem.
-Olhe, bem prensada para o queijo ficar bem derretido.
(A relação causa efeito entre prensar mais a tosta e o queijo derreter é quase tão umbilical como Passos Coelho apresentar medidas de austeridade e o rating da nossa dívida nos ficar mais favorável!)
O que interessa é a tostadeira estar quente, pá!




Continuo a achar curioso os clientes que me dão uma quantia de dinheiro para a mão e me dizem quanto é que lhes tenho que dar. Tipo, é 3.20€, dão-me a nota de 5 e 0.20€ e dizem: "Dá-me 2€". Há várias razões:
a) Os que dizem a sorrir na ingenuidade de mostrar: "Estás a ver, também sei fazer trocos como tu" (esses são despretensiosos e só querem mostrar empatia).

b) Os que pensam que um gajo é um jerico e dizem-no de forma paternalista, autoritária e pedagógica: "tenho que fazer o troco a este tolinho distraído!"
c) Os desconfiados que pensam que ninguém os engana e que o dizem tipo: "tens que me dar 2€, olha que eu estou atento, não sou um gajo qualquer" (esses entretanto já lhes foi cravada a bandarilha e nem se aperceberam!)
d) Os que têm complexo de inferioridade e têm que se afirmar a todo o momento, para elevar a auto-estima!
Resumindo, a) e d) são inofensivos, mas prefiro genuinidade da dos a)!

Os que dão 3.30€ para pagar uma despesa 1.80€ ou dão 12.20€ para pagar o consumo de 7.20€ ou 6.70€ já não dizem nada, estão noutro patamar, e ou são do comércio ou são avaliadores das pessoas!


A gajas do Tropical (sim, existe essa espécie) continuam a usar o Académico às 2 da manhã para tomar café e até para ir à casa de banho! Claro que entretanto já consumiram 10€ em "buída" ao lado!
-Podes-me ir buscar papel?
( Àquela hora tenho que receber dos clientes, levar bebidas, arrumar a esplanada e ainda tenho que ir à cave buscar papel para sua excelência?)

As gajas vinham a descer, impacientes tipo a desconfiar que eu tinha feito ouvidos de mercador, mas ainda me apanharam a subir com o rolo:
-É que ela está com o período e blá blá...
(A minha mente não assimilou mais nada, poupem-me a esses pormenores!)

Sem comentários: