sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cafés e madeirices

Num café/restaurante à beira duma praia dessa bela costa portuguesa:
-Queria uma tulipa!
(Eu já tinha bebido 15 dias antes uma por 1€, atendido por um puto, mas desta vez era o boss que estava a atender)!
- Um fino? (Dirigindo-se para um copo de barrica!)
- Sim, um fino mas de 33 cl!(Tem um café e não sabe o que é uma tulipa?!)
- De 33 não, de 30cl!
(Ai é, então verte lá uma média a ver se não cabe!)
-Quanto é?
-1,50€!
(Toma lá para não te armares em esperto!)

Nem no Académico é tão cara uma tulipa! 1.30€! Eu acho que o gajo fez o preço de cor, na hora. Então vende um fino a 90 cêntimos e uma tulipa a 1.50€? Anda vá, deve ter pensado: "olha-me este esperto a pedir-me tulipas todo armado em fino, levo-te 1.50€ q te f...!"




Há coisas que não se é obrigado a saber à frente dum balcão, como Xandi (cerveja com 7up), pneu (uma paneleirice que envolve água das pedras com não sei quê q alguns espertos pedem), a diferença entre um pingo e um garoto, etc!
Agora saber o que é uma Tulipa ou por exemplo um Príncipe, faz parte dos códigos universais para quem quer estar à frente dum café!!!



Aliás, a última vez que pedi um café pingado no Seixo (já nem sei pq é que eu queria leite num café!!!!), perguntaram-me se queria pingado com brandy ou bagaço!


Num restaurante na Figueira:
-Quanto é a francesinha (estava na carta 6.75€) e dois finos?
-9.50€.
(Oi, a conta nunca pode acabar 0, mas sim em 5 cêntimos, é esta a luta do Nuno Crato. Entretanto a funcionária voltou pois teve que se ausentar. Lá trazia aquela maquineta onde fazem os pedidos para as mesas.)
-Queria pagar, então!
-São 9.75€.
(Ai mau, ainda piorou?)

‎-Quanto é cada fino?
-É... Afinal são 8.75€. Desculpe enganei-me, não queria enganá-lo de maneira nenhuma, blá, blá.
(Está bem abelha, também já me ensinaram essa desculpa para cravar a bandarilha ao cliente!)



Já me enganei em contas sem maldade absolutamente nenhuma, e pela cara do cliente, passei por "ladrãozeco", não fiquei contente, mas a minha consciência é que me deixa descansado, agora enganar-se quando cada fino custa a simplicidade de 1€, é por uma de 3 razões:
Ou muita distracção, mas muita mesmo, ou porque era ladra, ou porque é muito má a fazer contas (muito má mesmo!).



Existe mesmo uma Frente de Libertação do Arquipélago da Madeira!!! Ahaha. Eu sempre disse aos madeirenses que eles geograficamente são Africanos, logo claro que têm que ter uma FLAMA tal como a FRELIMO a FNLA ou a FLING.

8 comentários:

Anónimo disse...

Sem estar a querer ofender, gostei bastante desta grande observação que fazes de ti próprio.

"olha-me este esperto a pedir-me tulipas todo armado em fino, levo-te 1.50€ q te f...!"

Mostras que tens noção do grande asco, náusea, entejo que és para ti e para muita gente!

Um abraço!

Anónimo disse...

seixomirense, parece que este teu amigo não percebeu nada do que leu. Pelos vistos para ele, pedir um tulipa é coisa para finos.
É com cada asno!

Anónimo disse...

O amigo referia-se à esperteza do seixomirense, tentando fazer dos outros parvos e burros.


Daaaaaaa

Anónimo disse...

Chiça, e imperial posso pedir? Ou também estou a fazer os outros de parvos e de burros?
É só espertos aí no seixomirense! Tenho de ter cuidado qquando aí voltar.

seixomirense disse...

Estamos a falar de tremoços, portanto.

Anónimo disse...

Comentários, análises, Blog é tudo igual a tremoços!

Apanha juízo!

Pedro Dante disse...

Mesmo não sendo do Seixo costumo vir cá de vez em quando porque mandas umas larachas que não se resume só ao mundo seixomirense e ainda bem.
Com tanto cromo com que lidaste nos últimos anos e sempre com uma classe que a Praça em Coimbra sempre presenciou, ainda tens mentalidade para aturar algum do lumpemproletariado que parece subsistir na tua santa terrinha.
Eu diria que a frase do início do teu blog não deveria ser tenham paciência, mas sim, tens cá uma paciência.
Boa sorte no teu novo projecto, com a qualidade profissional que sempre evidenciaste, tens tudo para que corra bem.
O processo tem andado pra frente?
Abraço

seixomirense disse...

Está numa fase embrionária. Vamos a ver se chega ao menos a feto!
Abraço.