segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

ACR Seixo


Foram as eleições para os orgãos sociais da ACR neste fim-de-semana. Com certeza terá ganho a única lista candidata e muito bem. Ainda perguntei a um seixense (e sócio) se ele tinha ido votar ao que ele me responde: "para quê, só havia uma lista?", e ele que até é da secção de futebol. Não ponho em questão o facto de haver uma só lista. É sinal de que se tem trabalhado bem. Não há nada a apontar nesse aspecto. Nem há necessidade de surgir outra lista. Isto é já para evitar aquele rol de comentários estéreis que iria surgir a dizer: "Porque não fazes tu uma lista?". Quanto a esse ponto, já está tudo tratado.

Veja-se então a constituição da lista. E o que se vê? Vê-se que dos 11 membros, pelo menos 9 são familiares de alguém do executivo da Junta ou fazem mesmo parte dela. Será que em 309 sócios não haverá pessoas mais independentes, mais autónomas para chamar para a lista? Perdeu-se mais uma oportunidade de abrir verdadeiramente à sociedade o associatiavismo, de envolver todas as camadas da população, de diminuir a pseudo-elitização do sistema. Continua o círculo fechado e difícil de aceder. Qual será a password?
Mais uma vez se conclui que não se convida para a lista, gente de todos os ramos, de todas as áreas, de todos os quadrantes sociais, de todas os estratos socioeconómicos, contribuindo assim para o défice de equalitarismo do tratamento das pessoas e para a perpetuação da sectarização (mal fundada) da sociedade. Assim é fácil não conseguir mobilizar todos os conterrâneos.

Ps1: Quanto ao anónimo que perguntou pelo ordenamento da lista dos sócios da ACR, a explicação é esta: está feita pela ordem de adesão a esse associativismo. O último da lista foi o último a tornar-se sócio.

Ps2: Verificando a lista de sócios, constata-se que havia tanta gente de qualidade para chamar mas são pouco "menistros" dentro da sociedade. Não preciso de enunciar nomes de gente capaz e que está afastada destas lides.

Ps3: É por estas e por outras que se acha normal que a secção do teatro fique eternamente encarregue de fazer funcionar o restaurante na festa do Seixo.

Ps4: Qual terá sido a afluência à urnas?

Ps5: E a carta anónima, já sabem quem foi?

1 comentário:

Anónimo disse...

As adesões de sócios é incorrecto, não estão distribuídas pela antiguidade, questão que já foi colocada por diversas vezes ao Sr. Presidente... e como sempre não soube responder!

Alguém interessado....