segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Andragogia versus Pedagogia


Começa-se pela conclusão: a andragogia é tudo o que envolve práticas educativas direccionadas para os adultos. A pedagogia é a ciência que trata o processo eductivo que tem como educandos, as crianças e os jovens.

A andragogia é o que diz respeito às práticas andragógicas e pode ser definida como a "arte e ciência de ajudar os adultos a aprender" (frase de Malcolm Knowles, o americano que foi um dos maiores impulsionadores da andragogia). Esta área de estudo distingue-se da pedagogia pois a faixa etária do formando não é a mesma. Na andragogia o aprendente é considerado como tendo uma personalidade autodirigida ao contrário da personalidade dependente do educando na pedagogia.
Quando se trata de ensinar miúdos, dá-se ênfase à experiência do professor, ao manual (o livro que tem os conteúdos a serem ensinados), ao auxiliar audiovisual e à transmissão de conhecimentos técnicos.
Em contrapartida, a andragogia, ao reconhecer a experiência dos adultos (a idade, a diversidade de actividades, de empregos de papéis assumidos na sociedade), socorre-se desta experência para a própria formação.

Quanto à motivação para aprender, a pedagogia presta atenção priveligiada às pressões externas (dos pais e dos professores para que as crianças aprendam) enquanto a andragogia prevê que os factores externos (obtenção de emprego, melhoria salarial, progressão profissional) sejam derivados de motivações internas (a auto-estima, reconhecimento de outrem, auto-confiança, qualidade de vida).
(cont.)

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