quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Bombeiros


Está mesmo na moda, na zona centro, bombeiros manifestarem a sua insatisfação pela forma como são conduzidas as corporações por parte dos comandates. Depois de Mira, também nos bombeiros de Cantanhede há indícios de contestação, desta vez feitas no blog www.bombeirosparasempre.blogspot.com. Entre algumas coisas, acusam o comandante (que é major das Forças Armadas) de confundir bombeiros com militares.
Não há uma alminha que ofereça pelo Natal, a esses comandantes (e outras pessoas do mesmo género), um "Kit de unhas" para saber lidar com subordinados voluntários? Um kit que tenha o livro "como ser líder, para totós", e que tenha formação que englobe mediação de conflitos, o conceito de assertividade, humildade, de se impor sem desrepeitar, de saber estar. Já há não paciência para mandões (quero, posso e mando), com trejeitos e tiques de militar, de sobranceria e de superioridades balofas. Nem sempre o saber técnico é suficiente para comandar pessoas.

Ps: Em dois dias, duas pessoas foram mortas pelos respectivos cônjugues ou ex. Nem sempre a traição é inerente. Os problemas financeiros (encargos, falta de condições de vida, a casa por pagar) não estão directamente ligadas a estas tragédias, mas vão moendo, vão minando a relação. Sinais da crise...

3 comentários:

Anónimo disse...

Lá falar falas tu... sempre gostava de saber se as tuas capacidades de liderança de voluntários seriam melhores.... Não queres ser tu preparar esse "kit de unhas", sempre podias demonstrar essas tuas largas habilidades de lidar com as pessoas e colocar as coisas a funcionar bem dado que apontas problemas e defeitos em tudo e todos!

seixomirense disse...

Eu disse qu tinha capacidade de liderança de voluntários? Já li bem e não referi isso.
Quanto à habilidade de lidar com pessoas: em 5 anos, sob pressão (a minha vida não é só trabalhar à noite), e com a pressão de ter de facturar muito em poucas horas, em milhares de clientes, apenas 1 (ouviste, bem, apenas 1!!!!!), não quer ser atendido por mim.
Não tenho que contar mais da minha vida. Quem não sabe estar à frente das coisas, sai.
E a fonte das Barrocas?

Anónimo disse...

tá calado ó baboso
veste é o fátreino e vai pra praça malhar mines