terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Censurar


À sondagem que inquiria "Este blog deveria censurar os comentários?" responderam assim:
1º Não, nunca, 25 de Abril sempre! 34%
2º Não, desde que não haja insultos. 32%
3º Sim, já me estão a incomodar! 13%
4º Era o que faltava, censurar o quê? 12 %
5º Sim, temos que esconder certas verdades! 3%
Sim, tipo site da junta, só com olás 3%

O que se pode concluir? Nada de especial. Apenas aquilo que todos já sabem mas muitos subrepticiamente nos querem açambarcar reduzindo-nos esse direito ao despiciendo. É o direito à liberdade de expressão. É o poder discernir, ponderar, comentar, criticar, explorar, revelar, constatar, reflectir, perguntar de forma consciente, esclarecida, sensata e livre, sem confundir libertinagem com liberdade assumindo activamente a nossa cidadania com sentido de responsabilidade mas também com algum grau de exigência pelos agentes e sujeitos que administram e que têm o poder de tomar decisões que afectam e moldam a sociedade.

Este blog nem precisava de aferir o resultado da sondagem para continuar a ser igual a si próprio: tenham paciência, mas aqui trata de tudo o que está. E o que está é um espaço abrangente que varre vários sectores e quadrantes.
Muita gente ficou incomodada com o que se comentou aqui durante os últimos tempos? Não se preocupem que a internet não é um espaço muito visitado, têm sorte (?!) dos sucessivos ministérios da educação terem aniquilidado gerações e gerações de gente que tinha o direito a saber mais, a aprender mais, a munir-se de ferramentas para uma mais interventiva cidadania.

Censura aqui? Não, apenas se procede de vez em quando a uma desinfestação de parasitas, bactérias, bichos e atrasados mentais que de vez em quando surgem, pulululam e partem para o insulto gratuito, de forma pessoal e privada que se controlam facilmente.
Aos outros, desassombrados, sem medos, independentes e sem a pretensão de extorquir um direito adquirido graças a muitos como Salgueiro Maia, a esses, as portas estão sempre abertas.

A partir do momento em que há um indivíduo que pega no teclado e vem à net para vir aqui dizer que temos que moderar as nossas conversas e comentarios nos cafés, nos espaços públicos e na rua, é sinal de que devemos ficar alertas e apreensivos. Eles andam aí, os paladinos das conversas ocas, fúteis e estéreis...
Boas intenções não terão...

2 comentários:

a Portuguesa disse...

Quem fala assim não é gago...
Boas Festas e boas entradas.
Um beijo

seixomirense disse...

Obrigado. Boas festas também para si.