sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Mundial 2010







"Um grupo difícil, temos de trabalhar muito, as outras selecções são muito fortes, no mundial não há jogos fáceis, a Costa de Marfim é capaz de ser a melhor equipa africana, o primeiro jogo é o mais importante, poderíamos ter calhado num grupo mais acessível, etc, etc". Até já ouvi que estamos no grupo da morte.
Tenham paciência. É um tédio estar a ouvir a maior parte dos jogadores e alguns comentadores que não conseguem fugir do lugar comum "temos de trabalhar muito para o próximo jogo que este já passou".

Nos últimos tempos, tirando a malcriadice do Maradona "que la sigan chupando" (que apesar de usar vocabulário rudimentar, o compreendo em parte) e o Mourinho de há 6 anos, só o Guardiola é que rompeu com o marasmo dos discursos do futebol. Na antevisão do último Barcelona-Real Madrid disse: não iremos perder de certeza por 0-1! (aludindo ao facto de que se estivesse a perder por esse resultado tentaria tudo para chegar ao empate nem que deixasse a própria baliza sem ninguém e escancarada)!

Vamos lá ver:

Este Mundial não tem grupos da "morte". Grupo da morte foi o do mundial de 2002 em que estavam no mesmo: Suécia, Argentina, Nigéria, Inglaterra. Passou a Inglaterra e Suécia.
Portugal não joga contra o campeão do mundo nem contra o anfitrião. Querem melhor? É não ir ao mundial, queres ver?
Joga sempre ao nível do mar (há quem vá jogar em Joanesburgo, uma cidade quase tão alta como a Serra da Estrela). Será Inverno lá na altura e as temperaturas nos primeiros jogos de Portugal serão de 14 a 20 graus, nada de hostil.
A Costa de Marfim é muito boa, homens "como castelos", logo não é com Quaresmitas, Nanizitos, e Fábios Contreões que lá vamos nesse jogo. Tem que ser com homens de combate, de contacto físico. E não é a melhor equipa de África. Nem ganha a taça de África. Para o Drogba há o Ricardo Carvalho, chega?
A Coreia do Norte parece que já lá não tem marrecos. É uma selecção que oferece tanta informação como se ainda estívessemos na escuridão, secretismo e espionagem da Guerra Fria. Muito doping há-de haver naqueles robotzitos coreanos. Malandros a correr não devem ser.

A Charlize Theron continua bonita, será que quando saíu o papel da França, ela terá exclamado outra vez: "Irlanda", tal como nos ensaios?

Ps- O grupo Argentina, Grécia e Nigéria só lhe faltava a Bulgária para ser como no mundial de 94.

Ps- Todos os mundias têm bobos da corte e neste, parece que a Nova Zelândia e Honduras (não basta ter Suazo e um povo que quer esquecer os problemas de não ter presidente) desempenharão esse papel.

Ps- Não estão recomendadas saídas nocturnas pela Cidade do Cabo, a taxa de Sida na população da África do Sul é grande. Mais vale levar o António Boronha para ele ficar a fazer companhia pelos corredores a meter uns whiskeys para dentro.

Sem comentários: