segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Novas Oportunidades


Muitos adultos portugueses deixaram de estudar (a escola formal) porque não puderam ou porque não os deixaram. Imperativos fortíssimos reinavam. O facto de terem que trabalhar desde muito cedo impossibilitava o avanço com sucesso no sistema educativo.
Só que o mundo não tem contemplações e hoje exige-se o 9º ano e o 12º ano para tudo e mais alguma coisa. É para poder aceder a uma formação, é para progredir no emprego, é para concorrer ao mercado de trabalho, etc.

Todos nós adquirimos competências ao longo da vida no plano social, profissional, familiar, etc.
Essas competências e saberes terão que ser cruzados com o referencial de competências chave construído pela Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), Ministério da Educação e Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. Porque nem todas as competências e saberes interessam a estas 3 instituições para a posterior certificação de habilitações. Obviamente teria que haver um referencial, construído por alguém.
É importante agarrar a oportunidade que abre perspectivas de valorização pessoal, profissional, etc.

Podem-nos tirar tudo, mas o património de conhecimento que cada um possui, e que pode aumentar, é um património inalienável por esses tubarões que por aí andam. E o melhor de tudo é que cada um pode cultivar o seu... mais e mais. (cont)

Sem comentários: